terça-feira, 3 de maio de 2022

Guiné 61/74 - P23225: O Spínola que eu conheci (35): um militar de caracter reservado, com quem me cruzei várias vezes em Bissau no desmepenho das minhas funções na Rep ACAP - Repartição de Assuntos Civis e Ação Psicológica (Ernestino Caniço)

                                 
Foto nº 1 > Spínola condecorando um alferes 'comando' africano... Em segundo plano, eu sou o portador da bandeja que contem a condecoração 



Foto nº 2 > O General Spínola cumprimentando um  desportista numa cerimónia de condecorações. Ao lado, o Coronel Pedro Cardoso cumprimentando um jovem da Mocidade Portuguesa


Foto nº 3 > O general Spínola cumprimentando a população 



Foto nº 4 > Manifestação de população muçulmana de apoio ao general Spínola


Foto (e legenda): © Ernestino Caniço (2022) . Todos os direitos reservados (Edição e legendag complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné)




1. Mensagem de  Ernestino Caniço, (i) ex-Alf Mil Cav, cmdt do Pel Rec Daimler 2208, MansabáMansoa; Rep ACAP - Repartição de Assuntos Civis e Ação Psicológica, Bissau, fev 1970/dez 1971; (ii( médico, a viver em Tomar; (iii) membro da Tabanca Grande desde 21/5/2011; (iv) tem 50 referências no nosso blogue.


Data . terça feira, 3 de maio de 2022, 17h37
Assunto - Força Africana


Caros amigos

Votos de ótima saúde.

Face ao tema epígrafado envio-vos 2 fotografias:

(i) General Spínola condecorando um oficial africano;

(ii) General Spínola e cor Pedro Cardoso  condecorando deportistas e elementos da Mocidade Portuguesa

O interesse das fotos fica ao vosso critério.

Um abraço,

Ernestino Caniço

PS - O editor LG junta mais duas fotos (Poste P15272, de 20/5/2015) (*) que mostram o gosto do general Spínola pelo contacto com a população, apesar do seu "caracter reservado".


2. Em mensagem, anterior, de 18/10/2015, 18:21, publicada no poste P15272 (*), o Ernestino Caniço já tinha escrito o seguinte apontamento sobre o gen António Spínola (**):

Caros amigos

Rebuscando na memória remota algo sobre o tema "com-chefes da Guiné", encontrei algumas lembranças e fotos.

Só conheci o General Spínola, cruzando-me com ele algumas vezes, pois não foi infrequente o meu acesso ao Palácio do Governo. Isto porque, enquanto alferes da Repartição de Ação Psicológica (ACAP) e em funções na Secção de Operações Psicológicas, me dirigia ao Palácio nas minhas atividades correntes.

Um outro motivo pelo qual frequentei o Palácio, foi a minha participação num grupo de trabalho sobre o problema demográfico de Bissau, que integrava dois economistas, sendo um representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o outro não me recordo, e eu próprio em representação da área militar.

O caráter reservado do sr. General não me permitiu ilacionar qualquer opinião consubstanciada.

Anexo algumas fotos sobre a temática.

Um abraço,
Ernesto Caniço

_____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 20 de outubro de  2015 > Guiné 63/74 - P15272: Inquérito "on line" (11): Sobre o tema Com-Chefes da Guiné, encontrei algumas lembranças e fotos do General Spínola (Ernestino Caniço)

(**) Último poste da série > 24 de outubro de 2019 > Guiné 61/74 - P20273: O Spínola que eu conheci (34): um testemunho, de um ex-combatente, Ângelo Ribau Teixeira (Angola, 1962/64), que mostra não ter sido inspiração de circunstância o conceito de “Por uma Guiné Melhor” que o meu saudoso Comandante-Chefe materializou na Guiné anos mais tarde (1968) (Morais da Silva, cor art ref, cmdt da CCAÇ 2796, Gadamael, 1970/72)

5 comentários:

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

Salvo erro e sujeito a confirmaçao (talvez o Ernestino Caniço possa ajudar), na imagem da foto vemos o Gen. Spinola ao lado do conhecido sabio de Quebo (Aldeia Formosa), Cherno Rachide Jalo, homem carismatico e um fino diplomata guineense que conciliava a amizade do Governador e ComChefe da Guiné com boas relaçoes da parte ou de uma parte da guerrilha (como se dizia, a boca pequena, na altura). Morreu pouco tempo depois desta foto, antes da independencia como seria da sua vontade, segundo o testemunho de familiares e proximos.

Cherno Baldé

Anónimo disse...

Caro Cherno

Não posso ajudar na confirmação do diplomata guineense. Não o conheci pessoalmente.
A foto é de arquivo.
Votos de ótima saúde.
Um abraço,
Ernestino Caniço

Anónimo disse...

Virginio António Briote (no Facebook da Tabanca Grande, 4 de maio de 2022, 17h45):

Se a memória não me falha é o Sisseco (na foto nº 1) que fez o curso de Cmds em Jul/Ago de 1965 e fez parte de Gr'Vampiros'.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Cherno. Sobre o Cherno Rachide temos 22 referências, e várias fotos... Procura aqui:

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/Cherno%20Rachide

Anónimo disse...

Caros amigos Luis e Virginio,

Obrigado pelas informaçoes, de facto o Cherno Rachide devia ser um pouco mais velho do que o Sisseco (apelido correcto devia ser Sissoco/Sissoko), nome Bambara/Bamana com origens no antigo império do Mali, hoje dispersos por varios paises da sub-regiao.

Cherno Baldé