sábado, 30 de abril de 2022

Guiné 61/74 - P23215: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (21): Notícias de Mansabá

 


Guiné-Bissau > Região do Oio > 28 de abril de 2022 > "Estrada que liga Mansabá e Bafata, por onde muitos passaram,  muito bonita e reparada... É  a melhor estrada para se chegar a Bafatá".


Guiné-Bissau > Região do Oio > Mansabá > 28 de abril de 2022 > Praça Central (1)


Guiné-Bissau > Região do Oio > Mansabá > 28 de abril de 2022 > Praça Central (2)



Guiné-Bissau > Região do Oio > Mansabá > 28 de abril de 2022 > Praça Central (3)


Guiné-Bissau > Região do Oio > Mansabá > 28 de abril de 2022 > Praça Central (3): duas pachorrentas aves, um jagudí, talvez juvenil   e uma peralta, um flamingo pequeno. (Convida-se o leitor a identificar as aves, de acordo com o Guia das  Aves Comuns da Guiné-Bissau, aqui disponível em pdf. )... Mas, vendo melhor, parecem ser peças escultóricas, decorativs, em madeira, barrou ou folha de Flandres: o flamingo, por exemplo, já tem cabeça!... (LG)


Guiné-Bissau > Região do Oio > Mansabá > 28 de abril de 2022 > "Centro de saúde: viemos reparar o abastecimento de água"


Guiné-Bissau > Região do Oio > Mansabá > 28 de abril de 2022 >  "A festa da água na tabanca de Cussarabá"

Fotos (e legendas): © Patrício Ribeiro (2022). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Fotos, legendadas, que o nosso colaborador permanente (para as questões do ambiente, economia e geografia da Guiné-Bissau), Patrício Ribeiro, nos mandou há dois dias.  

Tem estado em Bafatá, e a sua empresa, a Impar Lda, está a fazer trabalhos de manutenção no interior da Guiné-Bissau. Desta vez publicamos fotos de Mansabá,

De acordo com a página oficial da empresa, com sede em Bissau, a Impar Lda presta serviçoa na área da energia solar, água, comunicacão e geradores

(...) "Desde 1991 que trabalhamos na Guiné Bissau no fornecimento de serviços essenciais de energia, água e comunicações. Instalamos sistemas de abastecimento de energia solar em todo o país incluindo ilhas. Temos centenas de instalações de bombas solares de água. Vendemos e damos manutenção a geradores a diesel e instalamos rádios base VHF e HF em toda a Guiné, instalamos também GPS marítimos e Radares." (...) 

Ver aqui a fotogaleria com alguns dos muitos projetos realizados.

O nosso Patrício Ribeiro, "retornado de Angola", crescido no Huambo (antiga Nova Lisboa), está na Guiné-Bissau desde 1984. O antigo fuzileiro integra, por sua sua vez, a nossa Tabanca Grande, desde 2006. 
___________

Nota do editor:

Último poste da série > 27 de abril de 2022 > Guiné 61/74 - P23205: Bom dia desde Bissau (Patrício Ribeiro) (20): De Bolama até Bissau, de canoa, na véspera do 25 de Abril... que aqui ninguém sabe o que é ou o que foi...

6 comentários:

Valdemar Silva disse...

Belas fotos, Patrício Ribeiro.
A primeira foto, a estrada Mansabá-Bafatá, que nunca por lá passei, diria que está exatamente na mesma como outras por onde muitos de nós passamos há mais de 50 anos.
As fotos da Praça central de Mansabá, que não conheci, é muito interessante, agora com a bandeira da Guiné independente e vez de um memorial foram colocados umas estatuetas de aves.
Estes fotos têm muito interesse para quem esteve em Mansabá poder recordar/comparar com imagens de outros tempos.
Agora, com a publicação destas fotos, apetece pedir ao Patrício Ribeiro o favor de nos ir enviando mais doutras localidades para recordarmos tempos passados.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz
(Contuboel, Nova Lamego, Piche, Canquelifá, Paunca)

António J. P. Costa disse...

Olá Camaradas

Estive lá, mas não consigo identificar o local onde as fotos foram feitas.
Pela estrada para Bafatá andei e parece-me que melhorou bastante. Julgo que se pode circular por ela e ir vendo "a cada volta da roda" a beleza de uma picada da Guiné.
Quanto ao centro da Praça... estamos conversados. A ideia até foi boa, mas depois apareceram os vândalos e deram cabo das esculturas. Lá, como cá.
Como estarão hoje os edifícios do tempo "dos centenários"?

Um Ab.
António J. P. Costa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, tenho fotos, "fresquinhas", de Bafatá para publicar... E de Nova Vizela, imagina!... Terra, do nosso tempo, de que eu nunca tinha ouvido falar... Nova Sintra, Nova Lamego, sim..., mas Nova Vizela, não... Espera pela surpresa!... Hoje é dia do trabalhador, mas não do editor... Tem um bom feriado. Luis

Valdemar Silva disse...

Ok, Luís venham elas.
Nas fotos do Patrício podemos confrontar a casa bem conservada vista na Praça central (2) com a mesma casa que aparece na fotografia do Ernesto Duarte, no P12287.
É exatamente para estas comparações que gostamos ver fotografias antigas, que é o meu passa tempo preferido nestes dias sempre retido em casa.
Tenho uma fotografia de um fontenário da minha terra, com mais de setenta anos, que ainda há poucos anos mantinha a mesma toneira avariada.

Bom feriado e Viva do 1º. de Maio

Saúde da boa
Valdemar Queiroz

ps O teclado do meu pc está a ficar velho e começa a "travar" as letras f, h, x que pode dar a ideia de pontapés na gramática.

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

A estrada Mansabá-Bafatá, assim como no Sul, Cacine-Campeane, entre outros, eram troços que os guerrilheiros tinham proibido a circulação com abatizes e minas desde o inicio da guerra (1964/66) pelo que poucos militares do periodo pisterior o conhecem de facto. Mas o seu aspecto, ladeada de Bissilões, faz lembrar as picadas da Guiné em geral. Foi reaberta em 1974, retomando a ligação da zona Leste para Bissau até a abertura da estrada asfaltada Jugudul-Bambadinca, construida ainda durante a guerra.

Quanto a Nova-Vizela, embora não tenha conhecido in-loco, há uma placa em betão com este topónimo na estrada que liga Bissorã à Mansoa, do lado direito, em pleno Chão Balanta.

Abraço,

Cherno Baldé

Anónimo disse...

PS: Queria dizer Cameconde-Campeane, para aqueles que conhecem.

Cherno AB