terça-feira, 26 de abril de 2022

Guiné 61/74 - P23203: O nosso livro de visitas (215): Martin Evison, inglês, em nome da ONGD Action Guinea BIssau, uma "charity" do Reino Unido, criada em 2020, que atua em Catió e Cufar








Guiné-Bissau > Região de Tombali > Catió >  Algunas fotos do trabalho da "Action Guinea-Bissau", no setor de Catió


Fotos (e legenda): © Martin Evison (2022). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Fomos há dias  "presenteados" com imagens da antiga pista de Cufar, do tempo da guerra colonial, pelo nosso leitor Martin Evison (*). Trocámos mensagens, e ele em 22 do corrente escreveu-nos o seguinte, em português, em resposta a algumas perguntas que lhe fizemos :

Não sou guineense,  sou inglês e estava visitando Guiné a convite de uma instituição de caridade inglesa - "Action Guinea Bissau" - que ajuda a restaurar poços de água, retretes públicas e edifícios escolares, e patrocina estudantes, de direito o medicina, por exemplo.

Estou a aprender português, mas os meu progressos são lentos. Interesso-me pela história portuguesa 
[em África], de que nós, em Inglaterra, não conhecemos o suficiente.

Por isso, tirei as fotos da antiga pista e da torre, de Cufar, hoje abandonadas. Encontrei, no seu blogue,  fotos de 1969/71.  de um  Nordatlas  na pista  e da torre de controle.

Tudo bem, você pode  pôr o meu nome  como autor das fotos. Seria possível, entretanto,  incluir algumas fotos do trabalho da instituição de caridade em Catió e Cufar (eu anexo três), e um link para projetos anteriores - se você achar que é apropriado? (...)

 [ Revisão / fixação de texto: LG]


2. Comentário do editor LG:

Segundo a sua página oficial na Net, a Action Guinea-Bissau (AGB) é "uma instituição de caridade do Reino Unido", um organização não-lucrativa (ou o equivalente às nossas ONGD) que "trabalha para resolver questões relacionadas com igualdade de género, desemprego e meio ambiente na Guiné-Bissau".

Está "a trabalhar com pessoas de confiança em Bissau para ajudar em 4 áreas":

(i) empréstimos de microcrédito, até cerca de £ 200 cada,  para selecionar pessoas que queiram iniciar ou expandir um pequeno negócio;

(ii) fundo de emergência para problemas de saúde /  destruições provocadadas pelas alterarções climática

(iii) ajuda para satisfação de necessidades básicas, como abrir poços, casas de banho, painéis solares;

(iv) apoio a projetos de educação


_____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 22 de abril de 2022 > Guiné 61/74 - P23189: Memória dos lugares (440): A antiga pista de Cufar...e uma torre de vigia do tempo da CART 2477 (1969/71) (Martin Evison, Action Guinea-Bissau, Catió e Cufar)

(**) Último poste da série > 5 de outubro de 2021 > Guiné 61/74 - P22601: O nosso livro de visitas (214): Luís Sequeira, filho do nosso camarada Manuel Dias Sequeira, ex-1.º Cabo do Pel Mort 979 (Buba, 1964/66), falecido em 2008

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

Sim senhor, bela presença inglesa na Guiné.

Valdemar Queiroz