segunda-feira, 25 de abril de 2022

Guiné 61/74 - P23199: Notas de leitura (1440): “A Balada do Níger e Outras Estórias de África”, por Amílcar Correia, Civilização Editora, 2007 (3) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 24 de Julho de 2019:

Queridos amigos,
Deste soberbo livro de viagens com várias peregrinações africanas, Pedro Rosa Mendes comentou que "A viagem acontece no domínio profundo das pegadas que outros deixaram - no sentido aborígene da palavra e na ração como uma pegada inscrita na memória. O conjunto é um trânsito permanente entre a atualidade, a História cultural, a biografia e a incursão pelo sonho - outros dirão, pela ficção, como registo documental". Pode ser lido como um caderno de bordo, um bloco de notas com conteúdos dispersos para diferentes reportagens, o que releva é a intensidade do olhar do viajante, começa em Tombuctu, assombrou-se com a Mauritânia, andou por territórios onde se fala português e está presentemente na África do Sul, um dos países mais desiguais do mundo, não perdeu a oportunidade de registar os comentários de portugueses que ali labutam.

Um abraço do
Mário



Ali para as bandas da Guiné e um pouco por toda a África (3)

Beja Santos

“A Balada do Níger e Outras Estórias de África”, por Amílcar Correia, Civilização Editora, 2007, é um livro de cambanças, tudo começa na mítica Tombuctu, seguiu-se a Mauritânia, o deserto do Saara é um referencial, por diversas razões: é o maior depósito de sal do continente africano, nele se cruzam as redes comerciais entre o Mediterrâneo e a África negra, há mesmo a registar a presença portuguesa na ilha de Arguim, ao largo da Mauritânia. Da Mauritânia seguiu-se para outras paragens, está-se neste momento na Ilha de Moçambique. E vem uma memória histórica:
“Vasco da Gama ancorou aqui em 1498, mas o que o navegador português encontrou naquele ponto da costa oriental de África, não foram, porém, as especiarias que tanto procurava. Foi, antes, um dinâmico estaleiro naval que os árabes fizeram crescer, e que ainda continua a ser um setor determinante na vida da ilha. Persas e árabes mantiveram, ao longo dos anos, um movimento comercial constante em toda a costa oriental, pelo que esta ilha no canal de Moçambique se tornou rapidamente na base do comércio português de especiarias proveniente do Oriente”.

Fala-se de escravatura e depois segue-se para Maputo. Amílcar Correia circula por entre os labirintos e tendas do mercado, vê os curandeiros em exercício e dá-nos uma informação:
“Xipamanine é um mercado absolutamente informal. De tal forma que não há organização não-governamental que possa aproveitar os seus preços baixos, devido à ausência de qualquer documentação ao qual se possa chamar fatura, para a compra de uma vulgar folha A4 ou de qualquer outro produto que só aqui se encontra. O que não impede, é bom de ver, que se possa comprar tudo o que se quiser. Até a roupa de comunhão que uma qualquer criança europeia vestiu numa cerimónia na década de 50, 60 ou 70!”.

E apresenta-nos um mercado tal qual: “Os clientes circulam ininterruptamente pelos corredores apertados e os locais de venda são uma espécie de beliches comprimidos: alguém a dormir ou a cozinhar no chão e a mercadoria amontoada no primeiro andar”. E adiciona um novo elemento, a violência juvenil: “Os miúdos das ruas de Maputo são temidos pela sua astúcia e insistência. E violência. Uma delinquência banal e inevitável nestas ruas da baixa, que se aproveita do movimento de pessoas e da concentração de comércio. Disputas entre crianças de rua acabam invariavelmente mal, diante da indiferença de quem passa ou do olhar dos seguranças que garantem a proteção dos estabelecimentos comerciais e respetivos clientes”.

E a viagem prossegue no Soweto, o repórter apresenta-nos quem lhe faz companhia, o padre António Nunes, nascido em Câmara de Lobos e imigrante na África do Sul desde os nove anos de idade, foi o primeiro e único português a ser ordenado padre pela diocese católica de Joanesburgo. Segue-se um interessante comentário do autor: “Ser padre católico e homem branco numa cidade como Soweto é uma dupla tormenta. Na township, os pecados não se redimem. O padre confessa, simplesmente, três arrependidos por mês. Os casamentos católicos são mais uma festa a acrescentar ao calendário de festejos tradicionais africanos. A pia batismal é utilizada para abençoar crianças filhas de mães solteiras muito jovens e muitas vezes já portadoras de SIDA (é negra a maioria dos 70 mil bebés que anualmente nascem já infetados pelo vírus) (…) A pobreza extrema é comum à esmagadora maioria dos habitantes deste subúrbio a quinze quilómetros de Joanesburgo. Mesmo assim, as famílias não hesitam em endividar-se quando morre um dos seus. A tradição obriga a quase dois anos de ritual fúnebre, que começa com uma grande festa para familiares e vizinhos, que continua um mês depois com outra festa para a limpeza das pás do enterro, de modo a que o infortunado seja vítima da sorte, e que termina mais tarde com os melhoramentos da sepultura. Este longo processo de despedida – uma profunda devoção ao antepassado – contribui para acentuar a pobreza da população”. E segue-se uma constatação: “A África do Sul democrática não melhorou as condições de vida desta gente. Os negros do Soweto continuaram a ser negros e continuaram no Soweto. Os cerca de dois a quatro milhões de pessoas que habitam a South West Township terão esperado mais da exemplar transição sul-africana”.

Fala-se da criminalidade que tomou conta de Joanesburgo e alguém observa que o desemprego, a corrupção e o crime são os cancros da sociedade sul-africana. É bem esclarecedora a conversa do repórter com Dinis Adrião, especialista em marketing policial. “O centro da cidade de Joanesburgo, afiança Dinis Adrião, registou uma descida da criminalidade nos últimos anos, devido à instalação de centenas de câmaras de vídeo que vigiam o crime nas principais ruas da baixa. Outrora florescente, o cogumelo de arranha-céus do centro da cidade foi conquistado por imigrantes indígenas e bandos armados, que o projeto Business against crime, uma parceria entre os comerciantes e a polícia, tentou devolver a Joanesburgo. As câmaras foram instaladas num complexo de arranha-céus emblemáticos na cidade: o Carlton, cujo edifício principal, um hotel de luxo, foi fechado por causa da insegurança. Passear nestas ruas durante a noite ou nos fins de semana ainda é um ato absolutamente oligofrénico e tão cedo não deixará de o ser. Desarmar a população na posse de armamento ilegal e reduzir o número de agentes que todos os anos morrem em serviço são as prioridades de uma força que quer passar a fazer policiamento com um caráter mais preventivo. Mas não só. A polícia de Joanesburgo pretende incentivar a vigilância da vizinhança, de modo a que um sinal estranho seja de imediato comunicado aos agentes e aos vizinhos. A ideia é a de que os agentes em áreas residenciais desenvolvam a memória do carteiro e saibam como se chamam os residentes e quais os seus hábitos e horários, para que não sejam surpreendidos por assaltantes mais dissimulados”.

Não vale a pena superlativar mais a delinquência em Joanesburgo. É um dos pontos altos de “A Balada do Níger”, esta circunavegação na região da África Austral. Há preocupações históricas e evidentemente aparecem portugueses no palco, vejamos este comentário:
“O início da ambição europeia de transformar o continente numa possessão sua poderá situar-se na Cidade do Cabo, com o estabelecimento de uma primeira colónia holandesa. Até aí, a presença europeia era sobretudo portuguesa, ao longo da costa, e limitada a uma presença militar que garantisse segurança e logística a caminho da Ásia.
A Companhia Holandesa das Índias Orientais decidiu radicar-se na extremidade do continente, após um grupo de náufragos ter construído um forte, em 1647, para assim se proteger dos ataques nativos. Uma expedição enviada pela Companhia Holandesa construiu uma igreja calvinista, organizou uma plantação de vegetais e de vinhas e uma quinta para a produção animal. E eis a Cidade do Cabo, em 1652, com base de aprovisionamento das embarcações que iam e vinham da Índia”
.

Assim apareceram os bóeres, chegará o tempo de um conflito mortífero com os ingleses. A viagem prosseguirá pelo Quénia e Tanzânia, Amílcar Correia dar-nos-á um olhar esplêndido sobre estas regiões em que se põe termo a esta bela reportagem intitulada “A Balada do Níger”.

(continua)

Joanesburgo
____________

Nota do editor

Último poste da série de 22 DE ABRIL DE 2022 > Guiné 61/74 - P23188: Notas de leitura (1439): “A Balada do Níger e Outras Estórias de África”, por Amílcar Correia, Civilização Editora, 2007 (2) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: