sábado, 28 de maio de 2011

Guiné 63/74 – P8343: Efemérides (68): Conferência “Presença Portuguesa em África” pelo TCor José Brandão Ferreira, em Lisboa, 9 de Junho de 2011


Camarigos,

Enviado pelo meu amigo TCor José Brandão Ferreira, recebi este convite e documento de "Introdução à Conferência" .

Um abraço do
Joaquim Mexia Alves
A PRESENÇA PORTUGUESA EM ÁFRICA

Introdução à conferência
A Comissão Executiva do XVIII Encontro Nacional dos Combatentes deci­diu prestar homenagem a todos os portugueses, civis e militares, que em Á­fri­ca se sacrificaram pela sustentação do Império, promovendo uma confe­rên­cia, em con­junto com a Direcção da Revista Militar e a Associação de An­tigos Auditores dos Cursos de Defesa Nacional, no dia 9 de Junho de 2011, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Para o efeito procedeu a convite a académicos eméritos para o tratamento dos temas que pareceram mais adequados aos fins em vista, e que irão pro­por­cionar a reflexão sobre os méritos do legado civilizacional deixado em Á­fri­ca pelos portugueses. Por razões evidentes da exiguidade do tempo foi da­da­ prioridade a Angola, Moçambique e Guiné, onde decorreram as últimas operações militares do Império, não esquecendo igualmente o preito de ho­me­nagem aos que defenderam a soberania naci­onal noutros territórios ultra­ma­rinos.
A Conferência terá duas partes, sendo a primeira dedicada à ocupação dos ter­ri­tó­rios na senda das Descobertas, que custaram muitas vidas de cidadãos nacionais, especialmente provocadas por doenças, assim como ao alarga­men­to progressivo do espaço em conformidade com as capacidades nacio­nais, sem prejuízo da manutenção das posições costeiras ameaçadas por for­ças estrangeiras, em particular europeias. A presença portuguesa neste espaço fez vingar os direitos históricos reivindicados por Portugal quando os apeti­tes das outras potências, muito mais poderosas, se tornaram ostensivos, prin­ci­pal­mente a partir do Congresso de Berlim de 1884/5. A reacção nacional ao Ultimato inglês veio provar que a tarefa ciclópica de construção de um Im­pério que aquela ocupação constituiu, de facto, um desígnio nacional.
Este andamento dos portugueses, funcionários, empresários, comerciantes, mi­li­ta­res e missionários, foi algumas vezes contemporâneo, noutras antece­deu, as migrações dos povos africanos. O processo da conquista deu origem a cho­ques, submissões, reconhecimento de direitos, típicos de processos se­mel­han­tes ocorridos ao longo da História em todas as partes do Mundo.
Importa-nos uma descrição objectiva das situações então ocorridas de acordo com os valores do tempo histórico, desmascarando enfoques que não visam a verdade, mas que se verificam, muitas vezes para denegrir a importância da presença portuguesa, num jogo de poder invisível.
Interessa reflectir sobre os encontros ocorridos entre os portugueses e os a­fri­ca­nos, traduzidos em negociações amigáveis, que constituíram verdadei­ros encontros civilizacionais. O legado mais importante deixado por Portu­gal foi o início da constituição de Nações nos territórios definidos à custa de vidas humanas e do reconhecimento internacional dos direitos históricos so­bre esses territórios. E é o resultado daqueles encontros e deste legado que tor­narão indestrutíveis os laços que actualmente unem Portugal a todos os paí­ses onde se fala a língua portuguesa.
A segunda parte da Conferência trata do esforço militar realizado por portu­gue­ses e africanos, civis e militares, indígenas e forças expedicionárias, nas lutas pela definição dos limites territoriais e pela consolidação da soberania, a partir dos finais do século XIX e durante a primeira década do século XX, assim como os novos problemas políticos que conduziram à Guerra do Ultramar.
José Brandão Ferreira
____________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série:

28 de Maio de 2011 >
Guiné 63/74 – P8341: Efemérides (46): XXVIII Encontro Nacional de Combatentes, 10 de Junho de 2011, em Belém/Lisboa

3 comentários:

Anónimo disse...

Um bom exemplo das tais "opiniöes" que todos,e cada um de nós,têm direito a ter,sem,de imediato,serem corrigidos por outrem......"Últimas operacöes militares do Império.Civis e militares que em África se sacrificaram pela sustentacäo do Império.A construcäo de um Império que aquela ocupacäo constituiu de facto,um desígnio nacional.O processo de conquista deu origem a choques,submissöes,típicos processos semelhantes ocorridos ao longo da História em todas as partes do mundo".....A minha pergunta ao meu Camarada e Amigo:Se me enviassem um convite para uma conferência anti-imperialista,anti-colonial,com linguagem semelhante, mas com outras perspectivas,qual seriam os resultados? Um grande abraco.

Joaquim Mexia Alves disse...

Meu caro amigo José Belo

Se a pergunta me é dirigida, eu respondo-te com toda a amizade.

Uso uma frase que nada quer dizer mas serve perfeitamente: «cada um é como cada qual»!

Não sei a que resultados te referes, mas a Tabanca Grande tem do anterior bastantes noticias e convites para encontros e actividades, como dizes, anti-imperialistas e anti-coloniais.

Tiveram com certeza comentários com este poste poderá ter.

Agora "correcções"?

E quem é que tem, ou foi revestido de autoridade, (seja ela qual for), para corrigir alguém por aqui?

Esta é uma "noticia".

Vai quem quer, quem não quer não vai.

Lá, no local, no sitio próprio poderá com certeza "esgrimir" as suas considerações.

Um grande abraço

Anónimo disse...

Caríssimo Joaquim. Creio,certamente como tu, que todos ficamos a ganhar quando o direito "À Opiniäo" é respeitado sem inferências correctivas, sejam estas em "notícias","comentários",ou "postes".Estamos portanto de acordo,e,...ainda bem! Como quanto aos "Impérios", tudo isso será já pré-história,e,felizmente, a vida continua com paz e solidariedade com os novos países africanos. Um grande abraco.