sábado, 28 de maio de 2011

Guiné 63/74 - P8340: As mulheres que, afinal, foram à guerra (14): Mais de um terço de uma amostra (de conveniência) dos nossos leitores tenciona ver o filme de Marta Pessoa, em breve no circuito comercial



Sondagem nº 3/2011, realizada entre 19 e 26 do corrente, sobre a intenção de ir ver (ou rever) o filme de Marta Pessoa. a estrear no cinema comercial, em Lisboa, Porto e Aveiro no dia 16 do próximo mês... Apesar do nº limitado de respondentes (n=54), e de se tratar sempre de um amostra de conveniência, constamos o seguinte: 


(i) um em cada quatro ainda "não sabe" se vai ver o filme, até porque há problemas de acessibilidade; 


(ii) 37% não vai ver ou não tenciona ver; 


(iii) outros 37% vão ver (ou tencionam ver). 


Compete-nos desejar bons augúrios para a estreia do filme, quer à realizadora (Marta Pessoa) quer à produtora (Real Ficção). E lembrar aos nossos leitores que é um produto made in Portugal, com técnicos portugueses, e com as "nossas" mulheres...




Quem vai à guerra, filme documentário da realizadora Marta Pessoa (Portugal, 2011) estreia no cinema comercial a 16 de Junho, em Lisboa (Cinema City Classic Alvalade), Porto (Zon Lusomundo Mar Shoping) e Aveiro (Zon Lusomundo Fórum Aveiro)... 


Vinte e uma mulheres, das viúvas às madrinhas de guerra, das ex-enfermeiras pára-quedistas às acompanhantes e ainda às vítimas, enquanto esposas, da Perturbação Pós-Stress Traumático (PPST) dos maridos,  falam da sua "experiência" ou "vivência" da guerra colonial, em diferentes TO (Angola, Guiné e Moçambique... e Portugal). 


Marta Pessoa é a também a realizadora de Lisboa Domiciliária, documentário já editado em DVD. (Vd. aqui entrevista da TVI com a realizadora, em Setembro de 2010).


Ler também aqui a entrevista que a realizadora deu à Agência Lusa, em 13 de Maio último.


Trailer do filme (genérico):


http://www.youtube.com/watch?v=sgECshCJbeE

_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 27 de Maio de 2011 > Guiné 63/74 - P8333: As mulheres que, afinal, foram à guerra (13): O papel da CASA - Comissão de Assistência ao Soldado Açoriano, com sede em Lisboa e delegações nos Açores (Carlos Cordeiro)

3 comentários:

Anónimo disse...

Meus Caros

Eu e a Gina não vamos rever o filme,porque é o dia de aniversário do meu filho.

Por isso eu respondi que decididamente não ia rever.

António Marques

Anónimo disse...

Caro Luís Graça,
Mais uma vez agradeço todo o entusiasmo com que tem aqui feito a divulgação do filme.
Gostaria de salientar apenas, a propósito do comentário relativo à sondagem que fez, que o filme estreia dia 16 de Junho e mantém-se em exibições regulares durante algum tempo. Este tempo será tanto maior, quanto maior for o número de espectadores... Por esta razão, deixo aqui o meu apelo para que os interessados em ver o filme tentem fazê-lo logo nas primeiras duas semanas de exibição, para que o número de espectadores dessas semanas vença a competição feroz que existe e permita ao filme ir ficando por mais semanas.
Um abraço,
Marta Pessoa

maria disse...

Vi o filme na ante-estreia na Culurgest e vou rever qunado estiver no circuito comercial.
Não deixem de ver.Para além de ser "as nossas mulheres, a nossa realizadora, feito em portgal" é a nossa História.