sexta-feira, 27 de maio de 2011

Guiné 63/74 - P8337: Bibliografia (36): 25 de Maio de 2011, lançamento do livro Amílcar Cabral (1924-1973) - Vida e Morte de um Revolucionário Africano, de Julião Soares Sousa, na Biblioteca Municipal D. Dinis - Odivelas (José Martins)


1. Mensagem de José Marcelino Martins* (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), com data de 23 de Novembro de 2010, para a qual pedimos a atenção dos camaradas:

Boa noite, Camaradas
Consegui estar no lançamento do livro do Julião Soares Sousa. Aqui vai algo ao correr do teclado.

Um abraço
José Martins


PRESS RELEASE EDITORIAL

Sobre o livro:

Amílcar Cabral é um dos políticos africanos com maior renome internacional. Pertence à primeira geração de nacionalistas e, como tal, o seu nome ombreia com o de outros nacionalistas que, de uma forma ou de outra, ganharam notoriedade. Para além de político e dinamizador de massas, prerrogativas expectáveis em tais líderes políticos. Cabral posicionou-se ainda, e nessa qualidade tem sido lembrado, como um dos grandes intelectuais da África Subsariana. Estes e muitos outros aspectos relacionados com a história de vida, com o pensamento e com a acção política de Amílcar Cabral são exaustivamente tratados por Julião Soares Sousa ao longo desta obra. Para além dos conhecimentos que são apresentados ao leitor com a devida profundidade teórica e analítica, reputo ainda de particular importância o cuidado dispensado aos aspectos metodológicos. Trata-se de uma obra que (…) contribui decididamente para o aprofundamento do conhecimento sobre o nacionalismo africano nos espaços de colonização portuguesa e, numa acepção mais alargada, para o desenvolvimento dos Estudos Africanos em Portugal,
(in Prefácio de José Carlos Venâncio)

Título: "Amílcar Cabral"
Autor: Julião Soares Sousa
Nova Vega – Edição e Distribuição de Publicações, Lda.
Rua do Poder Local, n.º 2 - sobre loja A
1675-156 PONTINHA - Odivelas
Tel. 217 781 028 # Tel./Fax 217 786 295
E.mail: info@novavega.mail.pt
Horário de atendimento: 9:00 às 13:00 h e das 14:00 às 18:30 h.
Custo € 31,80 (IVA incluído)


O livro "Amílcar Cabral"

Biblioteca Municipal D. Dinis – Concelho de Odivelas

Como estava previsto, muita gente, onde predominavam os Guineenses, juntaram-se, numa das salas da biblioteca, para assistir ao lançamento do livro “AMÍLCAR CABRAL (1924-1973) – Vida e Morte de um Revolucionário Africano”, tese de doutoramento de Julião Soares Sousa, prefaciado por José Vasconcelos Venâncio, editado por Nova Vega.

O autor em amena conversa, antes do início da sessão.

Inicio da sessão - Na mesa, da esquerda para a direita: Francisco Fragoso, que fez a evocação da obra poética de Amílcar Cabral; Mário Máximo, vereador da Cultura, da Câmara Municipal de Odivelas; o nosso amigo Julião, autor da obra; João Carlos Alvim, representante da editora Nova Vega.

Aspecto da audiência.

A presença sempre agradável da nossa amiga Teresa Almeida.

Outro aspecto da sala.

A mesa já com a presença do apresentador da obra José Luís Hopffer Almada.

Houve a apresentação de um CD com imagens, declamação e canto, sobre poemas de Amílcar Cabral.

No dizer do apresentador, o livro será/é uma agradável surpresa, pela positiva, para quem aprecia a obra de Amílcar Cabral, não só nos aspecto politico, mas também no aspecto pessoal.

O encontro terminou com uma apresentação musical e vocal, ao vivo, por Guineenses.

Fotos e texto
José Marcelino Martins
Guiné 1968/70
____________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 11 de Maio de 2011 > Guiné 63/74 - P8260: Em busca de... (160): Procuro Camaradas do BART 6522/72 - S. Domingos -, 1973/74 (Cláudia Colaço/José Marcelino Martins)

1 comentário:

Luís Graça disse...

Com muita pena minha, não pude estar na sessão de lançamento do livro. Congratulo-me pela publicação da obra, que resulta de uma tese de doutoramento em História Contemporânea, discutida em provas públicas na Universidade de Coimbra.

O Julião, nosso amigo guineense, merece o nosso carinho e apreço. Obrigado ao Zé Martins que nos representou, e bem, a todos. Luis Graça