terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Guiné 63/74 - P1413: Catarina Ribeiro Schwarz e Carlos Schwarz (Pepito): É importante que saibam que não estão sós! (Luís Graça & Camaradas da Guiné)

Guiné-Bissau > Bissau > AD-Acção para o Desenvolvimento > Janeiro de 2007 > Foto da semana > "Integrado na comemoração do seu XVº Aniversário, a AD acaba de lançar uma colecção de 9 bilhetes postais incluindo fotografias doadas pelo fotografo profissional Ernst Schade, das quais uma delas é esta que retrata as mulheres pescadoras do rio Cadique, na região de Cantanhez, sul da Guiné-Bissau.

A pesca de bolanha é uma actividade determinante para a segurança alimentar das famílias desta zona que com ela asseguram, ao longo do ano, uma parte importante dos recursos proteicos da sua alimentação.

Foto: © Ernst Schade / AD - Acção para o Desenvolvimento (2007) (com a devida vénia...).


Mensagem que enviei hoje ao Pepito(Carlos Schwarz) e à sua filha, Catarina Ribeiro, em meu nome e da nossa tertúlia:

Meu/nosso querido amigo e irmão Pepito:

Soube, pelo Nuno Rubim, que o final do ano de 2006 e o início do 2007 não foram portadores de bons augúrios para ti, a tua família, o povo da tua terra… Soube, por ele (e já li na Net a notícia da Lusa, e comentários em dois ou três blogues), que a tua filha Catarina Ribeiro Schwarz da Silva foi vítima de agressão por parte de uns energúmenos que representavam (!) o Estado guineense, no passado mês de Dezembro, à saída de Quinhamel (1).

Lamento-o profundamente, por ela e por ti que, como pai, estás a sofrer muito com isso... Sei que a situação foi denunciada publicamente aí na Guiné, pela Liga dos Direitos Humanos. Mas, no nosso blogue, também queremos manifestar-te, a ti e a ela, a nossa solidariedade, a nossa preocupação...

Os últimos acontecimentos no Bairro Militar, na sequência do cobarde ataque, à porta de casa, de que resultou a morte do antigo Chefe do Estado Maior da Armada e antigo guerrilheiro Laminé Sanhá, são motivo, entre nós, de preocupação pela tua segurança, e pela continuidade dos teus projectos, e até pelo futuro da Guiné como país livre e independente.

Inquieta-nos profundamente o que está a passar no teu país, neste últimos dias, nestas últimas semanas, nestes últimos meses, nestes últimos anos...

Diz-nos o que podemos fazer por ti. Dá-me também o mail da tua filha (que, pelo currículo, verifico ter estudado no ISCTE, na minha escola, tendo tirado psicologia social e das organizações) (1). Gostaria de dar-lhe uma palavrinha de conforto.

A nossa ideia é, em 2007, termos uma maior intervenção cívica, enquanto grupo e tertúlia, em relação ao que se passa no teu país... Nenhum de nós, que combateu na Guiné e faz questão de ser amigo do povo da Guiné, está disposto a ver, de braços cruzados, o desvanecer de tantos sonhos e esperanças. Somos uma geração de combatentes e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que os nossos amigos e irmãos da Guiné-Bissau tenham orgulho no seu país e nas autoridades que os representam, continuem a ter esperança no futuro, continuem a fazer parte da humanidade... Que os amigos e os irmãos são mesmo para as ocasiões!

Recebe um grande abraço do Luís Graça e demais camaradas e amigos da Guiné, que te admiram (aqueles que já tiveram o privilégio de te conhecer pessoalmente ou que já ouviram falar de ti e da tua obra, à frente da AD - Acção para o Desenvolvimento). É importante que tu saibas que não estás só, mesmo a milhares de quilómetros de distância. Força para ti, para a Catarina, para a tua família, para os teus colaboradores. Força para todos os homens e mulheres da Guiné que acreditam nos valores da democracia, da liberdade, dos direitos humanos, da paz, da sã convivência entre os povos.

Eles (os inimigos do teu povo, os inimigos da Guiné) não passarão!

Luís Graça & Camaradas da Guiné

____________

Nota de L.G.:

(1) Vd. os seguintes sítios e blogues na Net:

Africanidades, blogue do Jorge Rosmaninho > 11.12.06 > Liga Direitos Humanos Condena Agressão de Militares a Portuguesa

Guiné-Bissau: LGDH acusa soldados de uso de força excessiva >

Próxima Estação > 12 de Dezembro de 2006 > Estou com um ódio de morte

Guia dos Recursos Humanos das ONG da Guiné-Bissau, de Braima Dabo e Catarina Ribeiro

Sem comentários: