1. Estamos a publicar o comentário que o nosso camarada Antonio Matos deixou no poste Guiné 63/74 - P3558: As Boas-Festas da Nossa Tabanca Grande (1): Está na hora (Santos Oliveira) (*), pela sua abordagem ao carácter mercantil da festividade, em detrimento do antigo conceito de época em que todos os Homens se sentiam mais próximos, mais solidários e quando até era possível uma pausa na guerra.
Assim disse António Matos:
Cada vez mais se desvirtua o espírito de Natal, quer transformando-o num verdadeiro poço de consumismo desmedido, quer mesmo pela antecipação das compras as quais, pasme-se, são feitas de mãos dadas com as crianças para que sejam elas mesmas a escolher as respectivas "surpresas"!
Longe vão os tempos em que, já depois, e ainda assim, desenganados pelo Pai Natal, nos reuníamos naquele misto de fraternidade familiar, e suspense pelas dádivas no sapatinho que miraculosamente apareciam aquando do regresso da missa do galo….
É o sinal dos tempos no seu pior onde, após o desembrulhar de toda aquela quinquilharia, ficamos perplexos ao questioná-las no confronto com as desigualdades…
É o sinal dos tempos ao mandarmos um email substituto do telefonema pessoal, caloroso, amigo, cúmplice, solidário…
É o sinal dos tempos esta competitividade que não permite que sejamos considerados reactivos à iniciativa dos outros e queiramos demonstrar a nossa pró-actividade em tomar a dianteira…
É por tudo isso que aqui estou, desde já, a desejar-vos as Boas Festas Natalícias!
Aproveito para estender os votos a 2009 no sentido de que esse ano possa vir a ser diferente do que se lhe augura!
Abraços do,
António Matos
_________________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 3 de Dezembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3558: As Boas Festas da Nossa Tabanca Grande (1): Está na Hora (Santos Oliveira)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Aceito e retribuo os votos de Boas-Festas, quer ao Santos Oliveira, quer ao António Matos, como aproveito,para os tornar extensivos ao Pessoal da Tabanca Grande. E acrescento a amizade, que deriva da qualidade de tertulianos, unidos pelos laços de solidariedade da nossa passagem pela Guiné. O resto não importa, embora seja passivel de troca de pontos de vista. São sinais do tempo que passa. Façam o favor de viver felizes!
José Dinis
Enviar um comentário