Guiné-Bissau > AD - Acção para o Desenvolvimento > Foto da semana > 30 de Novembro de 2008
"Este ano os orizicultores da Guiné-Bissau estão felizes. A campanha agrícola foi boa, mesmo nas zonas mais problemáticas como a região norte junto à fronteira com o Senegal onde as precipitações anuais são das mais fracas.
"Em Djufunco os campos de arroz apresentam-se com este aspecto encorajador, sobretudo se nos lembrarmos que no ano passado a colheita chegou a ser nula na maior parte do chão felupe.
"Adivinham-se já grandes manifestações culturais durante a próxima época seca, especialmente os famosos torneios de lutu, uma espécie de luta greco-romana, onde diversas tabancas rivalizam desportivamente através de competições de rara beleza e significado, que se vão alternando em várias localidades".
Foto e legenda: Cortesia de © AD - Acção para o Desenvolvimento (2008)
1. Há dias o Pepito pediu-me as moradas de três camaradas nossos. Presumi que fosse para ele lhes mandar, pessoalmente, as prendas do Pai Natal da Guiné... Pedi-lhes, a esses três camaradas, que fizessem essa gentileza, directamente, através do mail da AD... Estávamos num desses dias de frio de rachar, a lembrar o pior frio da Guiné, nas noites de Dezembro (para mim, emboscado à noite, pior que o calor e a humidade do dia)... E ao Pepito, perguntou-lhe em post-scriptum: "Meu querido amigo e irmão, andas muito triste e calado... Ou é já do stresse natalício ?"...
Já agora refiro que, há umas semanas atrás, o Pepito veio a Portugal, numa viagem relâmpago, fazer uma operação às cataratas, operação essa que correu bem, felizmente. Sei que ele me telefonou para o nº de telemóvel antigo... Acabei por não estar com ele. LG.
2. Aqui está a resposta dele, que transcrevo, censurada, e que tem a data de 3 de Dezembro:
Luís:
Obrigado pelo apoio. Ando é sem tempo para me coçar. Tem havido boas notícias (mesmo se contarmos com as inventonas...), lá por baixo:
(i) ontem passaram para Cantanhez no corredor de Balana 3 elefantes (o casal e o filhote);
(ii) a atribuição à AD do terreno do quartel de Guiledje avança bem;
(iii) já por lá anda a equipa para o levantamento de minas e obuses;
(iv) vamos começar na próxima semana a distribuição dos cerca de 50 cartões com roupas e prendas dadas pelo Zé Carioca e Diamantino.
Um abração amigo
pepito
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário