terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Guiné 63/74 - P3552: Blogues da Nossa Blogosfera (9): CART 3494, Xime e Mansambo (Dez 1971 / Abr 1974), criado pelo Sousa de Castro

1. Nasceu mais um bloguinho, CART 3494 Guiné, dedicado à CART 3494 (Xime e Mansambo, Dezembro de 1971 / Abril de 1974), criado e mantido pelo nosso camarada Sousa de Castro, um histórico do nosso blogue, o nº 2 da nossa tertúlia, hoje, Tabanca Grande. A criação deste blogue remonta a Maio de 2008.

Esta unidade pertenceu ao BART 3873 (Bambadinca, 1971/74). O Sousa de Castro queixa-se de estar muito só, nesta actividade bloguística.

Pela consulta do seu perfil, no Bloger.com, sabemos que o Antonio Manuel Sousa de Castro é menino para 57 anos, pertence ao Signo astrológico do Sagitário e ao Ano do Zodíaco do Tigre... É Técnico Fabril no ENVC - Estaleiro Naval de Viana do Castelo, e mora em Vila Fria, Viana do Castelo, Portugal (não, ainda não pertence a Espanha).

Na Guiné foi um homem das transmissões (1º cabo radiotelegrafista), tendo passado pelo Xime e depois por Mansambo (CART 3494 Jan 72/Abr 74).... De entre os seus passatempos favoritos, menciona o Cicloturismo.

Em sua homenagem, e com os nossos parabéns pela sua iniciativa e perseverança, tomamos a liberdade de reproduzir aqui um poste, publicado ontem:

Blogue CART 3494 Guiné, de Sousa de Castro > Um periquito da CCAÇ 12

(1) Mensagem do António Duarte:

Caro Sousa de Castro:

Fui seu companheiro na Guiné.

Fui furriel da CART 3493, tendo estado em Mansambo. Antes da companhia seguir para o sul (suponho Cobumba), fui para a CCAÇ 12 (*) onde acabei por passar a rendição individual e regressar [à Metrópole] em Janeiro de 1974 enquanto que o BART 3873 regressou só em Abril.

Quero dar-lhe os parabéns por ser um activista das nossas recordações, quer através do blogue do Luís Graça, quer noutras paragens na Net. Afigura-se-me que nos faz bem.

Da sua companhia [CART 3494] tenho encontrado o ex-furriel Luciano, que trabalha em seguros, na CGD. Recordo também com muita saudade o Bento, que esteve comigo na especialidade em Vendas Novas. Faleceu em 22 de Abril de 1972.

Um abraço, de camarada para camarada,

António Duarte

(2) Resposta do Sousa de Castro ao Duarte:

Antes demais existe uma regra no blogue-fora-nada (Luis Graça & Camaradas da Guiné) que é tratarmo-nos por tu: afinal somos todos mais ou menos da mesma idade, portanto estás à vontade para blogar.

Como deves calcular, eu pertenci à CART 3494 do Xime que, depois da CART 3493 transitar para Cobumba, foi ocupar a vossa zona - Mansambo.

O Luís Graça que é o grande obreiro da muita documentação publicada no blogue, também pertenceu à CCAÇ 12 [Bambadinca, 1969/71].

Quanto ao ex-Furriel Luciano creio que estás a falar do Luciano José Marcelino de Jesus, certo? Faz o convite a ele, por mim, para entrar no blogue e tu também... Sou o único da CART 3494 [Xime e Mansambo, 1972/74] que tem estado mais ou menos activo. Precisamos que contem as vossas estórias passadas no teatro de operações na Guiné. Como disseste, isto faz-nos bem. Temos muitas fotos da época publicadas no blogue.

Fui 1º cabo radiotelegrafista e moro em Vila Fria - Viana do Castelo. Manda para o Luis Graça uma pequena estória e uma foto da época e outra actual, para a tertúlia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Força amigos!
Quero saber coisas de Cobumba, pois eu estive lá quando Cobumba estava controlada pelo PAIGC. De lá vieram a Pami Na Dondo A Guerrilheira e o Malan Cassamá.
Vejam no Blogue.
Aguardo notícias.

Um abraço do tamanho do Cumbijã

Mário Fitas