1. Mensagem da nossa amiga Cátia Félix (*), com data de 6 de Abril de 2009:
Caros Amigos
Obrigado pelo post de boas vindas e, especialmente pela intenção.
Deixei um comentário de agradecimento e, achei por bem enviar-vos também por email, já que me apadrinharam na vossa "casa".
Aqui fica e, depois poderão lê-lo no blog (desculpem ser tão extenso):
Caros Amigos
Desde já o meu muito obrigado pelas boas vindas e por todo o carinho manifestado.
Sinto um enorme ORGULHO em fazer parte desta grande família.
Sei que com vocês só tenho a aprender e, com as vossas histórias retirar uma grande lição de vida.
Quem é que hoje em dia, no nosso país, se sujeitava a deixar o aconchego do lar, tendo apenas como companhia a nefasta missão de defender a pátria idolatrada?
Que ORGULHO eu tenho de todos vocês que combateram entre bombas e ogivas, canhões e trincheiras, de corpo cansado, à deriva, com suor, sangue, lágrimas e solidão... Eu consigo reconhecer o vosso verdadeiro valor...
Os "grandes" não o reconhecem? Pois não... Porque apenas têm a frieza de inventarem guerras e as imporem aos seus soldados. Os "valentões" que governavam e gorvernam apenas têm ideias fertéis para inventarem, agora coragem para combater é outra história...
O amigo Carlos Vinhal disse: "a história alguém a há-de escrever. A nós cabe deixar os relatos e os testemunhos para estudo futuro."
Para mim a história são todos vocês. Vocês sim fizeram história e, é essa história que eu vou com certeza contar aos meus filhos, porque da minha parte a vossa história não morrerá no tempo. Farei o meu papel de "Cavaleira desta ordem" como disse o amigo António Matos.
Não vivi no tempo da Guerra Colonial, nem passei pelas angústias que as famílias passaram... Talvez não me aperceba mesmo o quão profunda é a palavra CAMARADA e o sentimento que ela transporta, mas provavelmente será UNIÃO, AMIZADE, LEALDADE... sentimentos que eu quero carregar e passar, porque sem isso a minha vida não teria sentido.
Amigos, em tudo que puder ajudar, apesar da minha tenra idade, estarei aqui...
Obrigado pelos beijinhos, pelo abraço com uma palmada nas costas (acredita que o consegui sentir)... Obrigado por existirem.
Disfrutarei com todos vocês, homens e mulheres de armas, esta viagem que é a vida, pois apenas tenho uma oportunidade e tenho de tirar o maior proveito.
Beijinhos da nova amiga
Cátia Félix
P.S. Desculpem a hora tardia, mas a noite é e sempre será a minha companheira.
2. Comentário de CV:
Face ao exemplo da nossa amiga Cátia só me apetece dizer que afinal não estamos mortos e não nos matarão assim com duas penadas.
__________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 5 de Abril > Guiné 63/74 - P4140: Tabanca Grande (130): Cátia Félix, jovem estudante de Ciências Farmacêuticas, solidária e interessada pela Guerra Colonial
Vd. primeiro poste da série de 4 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4139: Comentários que merecem ser Postes (1) As vacinas da tropa ou as doses cavalares (António Matos)
Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Quero dizer ser uma Honra ter a
Cátia entre nós.Como diz o Vinhal,
não estamos mortos e não nos matarão assim com duas penadas.
Ontem,ao telefone,com o Santos
Oliveira,que não tem andado muito
bem de saúde,falámos da Cátia e da
Cidália,dizendo-lhe que a nossa
jovem amiga já fazia parte do blogue,o qual ele não tem visitado pela razão exposta acima.Disse-me o
Fernando"que bom termos essa jovem
no Luís Graça e Camaradas"
Não estamos sózinhos,esta jovem que
nada teve a ver com a Guerra,dá a
cara por nós.Que lição são os mail's da Cátia,e citando"
disfrutarei com todos vocês,homens
e mulheres de armas,esta viagem que
é a vida,pois apenas tenho uma
oportunidade e tenho de tirar o
maior proveito"
Bem Hajas Camarada Cátia
Enviar um comentário