quinta-feira, 9 de abril de 2009

Guiné 63/74 - P4161: O mundo é pequeno e a nossa Tabanca... é grande (5): Canto lírico na Tabanca de Matosinhos (Luís Graça)

Vídeo: Um momento lírico no final do último almoço da Tabanca de Matosinhos, dia 8 de Abril de 2009: da direita para a esquerda, o Ferreira Neto, o Carlos Costa, o A. Marques Lopes, o Silvério Lobo, o Domingos Maçarico e o Abílio Machado.

Vídeo e legenda: © Luís Graça (2009). Direitos reservados

Matosinhos > Restaurante Milho Rei > 8 de Abril de 2009 > O almoço das 4ªas feiras, que reune à volta da mesa a malta da Tabanca de Matosinhos, é já um verdadeiro acontecimento social (*)... E há sempre gente nova, das várias frentes da guerra do ultramar (ou guerra colonial, se quisermos ser mais politicamente correctos...), a chegar, periquitos, maçaricos, checas...

Além do Domingos Maçarico (apelido de família), que veio de Mira, trazido pela mão do seu antigo camarada de armas, o A. Marques Lopes, (e meu parente, a quem eu pude dar finalmente um grande Alfa Bravo...), também esteve presente, pela primeira vez, o meu querido amigo e camarada de Bambadinca (1970/71), o Abílio Machado (o Bilocas, de Riba D'Ave, que está desejoso de poder abraçar outros grandes amigos desse tempo, o Tony Levezinho e o Humberto Reis, vamos lá a ver se é desta vez que a gente se encontra, os quatro, em Castro Daire, no dia 30 de Maio de 2009)... Foi um gesto bonito, e solidário, o do Abílio Machado, que acabava de chegar de Manchester, aonde foi em voo charter para acompanhar o Dragão...

Também conheci, entre outros camaradas, o Carlos Costa, antigo soldado na Índia: estava lá, num dos territórios (Goa, Damão ou Dio) aquando da invasão das tropas indianas... Esteve 6 meses prisioneiros... É um homem cheio de bom humor e, para surpresa geral, um cantor lírico de primeira água... Faz parte, tal como o nosso querido amigo e camarada David Guimarães, do grupo de fados de Coimbra, Do Choupal Até à Lapa.
Aqui fica uma amostra, no vídeo que reproduzimos, de mais um dos momentos da camaradagem e de boa disposição que animam estas quartas-feiras da Tabanca de Matosinhos... O Abílio Machado também aparece no vídeo, a fazer o gosto à voz, no lado esquerdo (ao lado Marques Lopes e do Carlos Costa). Recorde-se que ele é um dos fundadores e animadores do grupo musical Toque de Caixa.

Correndo o risco de esquecer muitos outros, tive também prazer de conhecer pessoalmente outros camaradas nossos (membros da Tabanca Grande), que são presença habitual na Tabanca de Matosinhos: o Jorge Teixeira, o António Carvalho (e o irmão), o Jorge Félix...

Ao Jorge Picado, de Ílhavo, que veio expressamente de comboio, e nos trouxe, para mim e para o Carlos Vinhal, umas caixinhas de deliciosos ovos moles de Aveiro, daqui vai um Abraço Bravo especial.
Amanhã irei transpor o Marão a caminho de Macedo de Cavaleiros, aonde vou cantar os parabéns a uma amiga especial, transmontana, do Porto, a Teresa Salselas, agora no quilometro 60 da viagem da sua vida.

_________

Nota de L.G.:

(*) Vd. último poste desta série > 9 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4159: O mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande (4): Mais fotos do ronco da Tabanca de Matosinhos (Luís Graça)

1 comentário:

Colaço disse...

Parabéns renascido nuevo Pavarotty.