terça-feira, 7 de julho de 2009

Guiné 63/74 - P4648: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (19): Os nossos escritores (Luís Graça)

Capa do livro do nosso camarada Abel de Jesus Carneiro Rei, Entre o Paraíso e o Inferno: de Fá a Bissá. Memórias da Guiné, 1967/68. "Esta é a história que escrevi, não a que gostava de ter escrito", declarou o autor na apresentação do seu livro em 2003. " O livro retrata uma fase da minha vida e pretende de uma forma modesta contribuir para a memória dos que fizeram a minha geração", declarou Abel Rei, emocionado.

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > O Abel Rei e a esposa, Maria Elisete, residentes no concelho da Marinha Grande... O Abel é um dos nossos últimos piras, enquanto membro da Tabanca Grande; é autor do livro Entre o Paraíso e o Inferno: de Fá a Bissá. Memórias da Guiné (cuja capa se reproduz em cima)....

O livro pode ser encomendado directamente ao Abel Rei, que mora no Beco da R. dos Poços, 1, Lameira da Embra, 2430-126 Marinha Grande / Telem 938 195 700/ Email: abel_rei@hotmail.com / Skype: abel.rei1.

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > O Abel Rei e a esposa, Maria Elisete, residentes no concelho da Marinha Grande... O Abel e a esposa: segundo as estimativas da concorrência, terá conseguido vender, no nosso convívio, mais de três dezenas do seu livro (preço: 10 balas, menos de 100 pp.).

O Abel pertenceu, no ano de 2007, à Direcção do Núcleo da Marinha Grande da Liga dos Combatentes (telefone: 244 551 140), exercendo o cargo de Tesoureiro, que teve de abandonar por motivos de saúde.

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > Manuel Traquina, "ribatejano, escritor e fadista"... Ex-Fur Mil da CCAÇ 2382, Buba, 1968/70, é também o autor de Os Tempos de Guerra - De Abrantes à Guiné.

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > O centro, o Manuel Traquina, e de pé, o António Fernando R. Marques (Cascais)...(O António, ex-Fur Mil, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71, voou comigo numa GMC, no dia 13 de Janeiro de 1971, ao fim de vinte meses de comissão, e teve direito a mais dois anos de comissão militar... no Hospital Militar Principal... Está convidado, de há muito, para fazer parte da nossa Tabanca Grande, o que irá em breve acontecer)...

À direita, António J. Pereira da Costa que veio acompanhado da sua ex, Isabel (também esteve na Guiné, em Mansoa, e já a desafiei a escrever sobre esse tempo; também não é caso único, há mais casais separados ou divorciados, que se juntam em ocasiões como esta... Quem disse que a Guiné não é talismã, uma palavra mágica ?).

O Pereira da Costa é coronel de Artilharia, na reserva, na efectividadeviço... Trocado por miúdos, isto quer dizer o seguinte: "Atingi a idade de reserva, por estatuto (57 anos). Fiz um requerimento aos meus bem-amados chefes, a pedir para continuar ao serviço (na efectividade). Enquanto eu e eles quizermos ficarei na direcção da Biblioteca do Exército. Quer se dizer: estou na reserva, mas todos os dias tenho de ir assentar tijolo e meter telha"...

Na foto, o Pereira da Costa (amigo de infància do meu amigo Tony Levezinho) segura o livro do Abel Rei...

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > O João Lourenço (Figueira da Foz) e o Fernando Franco (Amadora), dois homens do PINT (Pelotão de Intendência) 9288, Bissau e Cufar, 1973/74 ... De pé, o António Santos (Loures), homem das transmissões, que andou pelo Gabu... Em cima da mesa, o livro do António Graça de Abreu (que foi Alf Mil, no CAOP 1, Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74): Diário da Guiné: Lama, Sangue e Água Pura. Lisboa: Guerra e Paz, 2007.

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > O António Dâmaso era, se não me engano, o único ex-pára-quedista, presente no nosso convívio... Alentejano de Odemira, pertenceu ao BCP 12.. Está formalmente convidado a aderir ao nosso blogue, para o que basta proceder ao envio de uma foto do antigamente na guerra e contar uma história... Vi-o entretido a folhear um livro, profusamente ilustrado... Imagino que seja sobre os páras, mas desconheço o título e o autor... Será que alguém tomou nota ?

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > Um novel escritor, o Coutinho e Lima (embora com 3 comissões de Guiné) autografando o seu livro A Retirada de Guileje, com dedicatória a um outro escritor, Alberto Branquinho, autor de Cambança: Guiné, morte e vida em maré baixa (Lisboa: SeteCaminhos, 2005; 2ª ed, 2009). Em termos militares, o Alberto é contudo um periquito, comparado com o nosso Cor Art Ref, que desta vez não trouxe a sua simpatiquíssima esposa, Isabel.

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > A Retirada de Guileje, 22 de Maio de 1973: a verdade dos factos, vai já em 2º edição. O autor é o membro da nossa Tabanca Grande Alexandre Coutinho e Lima. O livro, editado em 2008, pela DG, Linda-A-Velha, não está disponíveil nas livrarias. Contactos do autor: Rua Tomás Figueiredo, n.º 2 – 2.º Esq.1500-599 Lisboa / Telefone: 217 608 243 / Telemóvel: 917 931 226 / Email: icoutinholima@gmail.com


Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > Um dos próximos livros, de temática memorialística, a saír, no mercado livreiro, será o do n0sso querido amigo Amadu Bailo Djaló, ex-Alf Comando Graduado, do Batalhão de Comandos Africanos... Não sei se ainda este ano, de qualquer modo contando com a preciosa e decisiva ajuda do Virgínio Briote, há meses emprestado pelo nosso blogue ao Amadu Djaló e à Associação de Comandos, que apoia ou patrociona a edição das memórias do Djaló... (Os dois aqui na foto, em atitude introspectiva). Fiquei, entretanto, a saber que o nosso Amadu, membro da nossa Tabanca Grande, também faz parte da Direcção Nacional da Associação de Comandos, embora com o estatuto de vogal suplente. É, além disso, o sócio nº 3110.

O Amadu Djaló e o Virgínio Briote concederam-me a honra de ler o manuscrito, em primeira mão (ou melhor, de submeter, à minha apreciação e revisão, o manuscrito). O livro ainda não tem título definitivo. Mas sabe-se que o 1º volume abarcará um período da história da Guiné-Bissau, relevante para os guineenses e para nós (1958-1974).

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > O Rui Ferreira, ao ao centro, entre o Carlos Vinhal e a Dina... O autor de Rumo a Fulacunda (2ª edição, Viseu, Palimage, 2003) tem em preparação um segundo livro que se chamará Geba, se bem percebi...

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > O Joaquim Mexia Alves em agradável conversa com o José Brás... Este último foi Fur Mil da CCAÇ 1622, Aldeia Formosa e Mejo, 1966/68... É autor de um premiado romance, de 1986, Vindimas no Capim (Lisboa, Europa-América). Pertenceu aos quadros da TAP. Mora em Montemor-O-Novo.

Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria > IV Encontro Nacional do nosso blogue > 20 de Junho de 2009 > Na primeira fila, o Abel Rei; na segunda fila, de pé, da esquerda para a direita, o Rui Ferreira, o António Graça de Abreu e o Fernando Oliveira... O António teve a genteliza de me oferecer o seu último livro: Poemas de Hans Shan, tradução, prefácio e notas de António Graça de Abreu. Edição bilingue. Macau, China: COD, 2009.

Dedicatória: "Ao Luís Graça, homem das coisas da Guiné, companheiro e camarada no interiorizar e fluir pelos atalhos da vida, a admiração, a amizade do António Graça de Abreu. Leiria, Junho de 2009".

Haveremos de falar, noutra ocasião, deste extraordinário poeta clássico, chinês, que terá vivido no Séc. VIII, Han Shan [Montanha Fria] e do laborioso, paciente e digno trabalho de tradução do nosso querido António, que é já hoje uma referência em matéria de tradução poética chinês-português... Deixem-me apenas reproduzir aqui um dos 156 poemas do livro (p. 53):

7. Uma vez, homem dos livros e espadas,
dias vezes com protectores e amigos.
Fui letrado a leste,não obtive mercês,
fui soldado a oeste, ninguém reconheceu meu valor.
Estudei as letras,a arte da guerra,
sim, as coisas da guerra, as coisas das letras.
Envelheci, hoje sou um velho,
para quê falar do resto dos meus dias!...



Fotos (e legendas): © Luís Graça (2009). Direitos reservados

_________________

Nota de L.G.:

Vd. último poste da série > 5 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4642: IV Encontro Nacional do Nosso Blogue (18): Manuel Traquina, ribatejano, escritor... e fadista (Luís Graça)

Sem comentários: