Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Guiné 63/74 - P5165: Agenda Cultural (36): A sair, em breve, o livro da História de Portugal em Sextilhas, do nosso camarada Manuel Maia
1. Editora Erres e Esses, Lda. Newsletter, Outubro de 2009. Novidades Editoriais
Esta newsletter (completa com as imagens) encontra-se disponível neste sítio.
O editor Adelino Fernandes tem o prazer de anunciar a publicação, para breve, de duas novas obras, da Erres e Esses Lda:
- HISTÓRIA DE PORTUGAL EM SEXTILHAS
por Manuel de Oliveira Maia ("Uma visita à História de Portugal admiravelmente relatada em verso") (*)
- e A CIDADE E AS SERRAS,
o bem conhecido romance de Eça de Queirós ("Com a ortographia da epocha")
2. Comentário de L.G.:
O nosso bogue associa-se a (e congratula-se com) esta iniciativa. Um dos nossos propósitos é também descobrir e revelar talentos literários, de entre os amigos e camaradas da Guiné. Eu próprio escrevi um pequeno prefácio para o livro, que irei aqui reproduzir em breve, como formna (modesta) de fazer a sua promoção. Mas os nossos parabéns vão em primeiro para o autor, Manuel Maia, o nosso talentoso e inspirado bardo do Cantanhez, e que vê realizar-se um sonho de vários anos... E em segundo lugar, para o Vasco da Gama - esse valente capitão miliciano que foi Tigre do Cumbijã, esse homem e figueirense, solidário e sensível, onde bate um grande coração...
Foi o nosso Vasco quem arranjou para o livro um editor, seu conhecido, e é ele, com o apoio de outros nossos camaradas e amigos, gente boa e discreta, que tem envidado os melhores esforços para que tenhamos, com o lançamento da obra do Manuel Maia, um verdadeiro êxito editorial.
O livro deve sair antes do Natal e a um apreço acessível às depauperadas bolsas dos amigos e camaradas da Guiné. Um livro, de cento e poucas páginas, para ser lido, obrigatoriamente, por qualquer tuga que se preze, dos 9 aos 99, e onde quer que esteja, do Canadá à Austrália, do Porto a Bissau (**)...É para a gente ler e reler, e oferecer aos nossos filhos e netos. Diremos em breve como e onde o adquirir.
_________
Notas de L.G.:
(*) Vd. poste de 29 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4755: Blogpoesia (55): História de Portugal em Sextilhas (Manuel Maia) (IX Parte): Do início da República à Grande Guerra (1910/17)
O livro agora editado, História de Portugal em Sextilhas, é uma versão revista e aumentada, completa das estrofes que começaram a ser publicadas no nosso blogue, contando os feitos dos nossos antepassados, dos primórdios da nacionalidade até ao 25 de Abril de 1974 (cobrindo portanto a nossa história milenar, as quatro dinastias monárquicas, a I República e o Estado Novo)... São mais de 400 estrofes, de primeira água literária aliada ao rigor historiográfico...
Em breve serão dadas mais informações detalhadas sobre a obra e como a adquirir... Há já dezenas de pedidos de reserva, por parte dos membros da nossa Tabanca Grande.
(**) Vd. último poste da série Agenda Cultural: 23 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5145: Agenda Cultural (35): Anos 70 Atravessar Fronteiras, exposição no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian (Beja Santos)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Manuel Maia
Um grande abraço e os meus PARABENS,posso agora dar-tos.
Pelo que eu li aqui no blogue,acho uma optima ideia a publicação.
Para mim,já ficas a saber gostava de conseguir um.
Já agora,dirigindo-me ao Luis Graça,ao Vasco da Gama e a outros intervenientes Tertulianos,julgo que as "andanças" para esta publicação devia ser contadas em " O segredo"!
Luis Faria
Parabéns a todos os que se dedicaram a este trabalho.
Penso que tenho garantida a reserva para o meu pedido efectuado em 25 de Setembro e confirmado pelo amigo Carlos Vinhal.
Filomena
Camaradas amigos,
Desculpem-me meter na conversa. As reservas para aquisição de um ou mais exemplares da obra, são consubstanciadas por pedido ao Helder, ao Vasco, ao Dinis, ou aos editores do blogue.
A primeira edição, especial para a Tabanca Grande, vai ter um número limitado de exemplares, em função dos pedidos registados, conforme foi anunciado anteriormente.
Esse prazo está a terminar, pois dentro de muito poucos dias, vai ser ordenada a impressão. Quem tiver interesse, não perca tempo.
Abraços fraternos
JD
Enviar um comentário