domingo, 27 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5548: Álbum fotográfico de João Graça (2): O Fatango ou macaco fidalgo (Procolobus badius) do Parque Nacional do Cantanhez


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Parque Nacional de Cantanhez > Iemberém > 9 Dezembro de 2009 > 15h50 > Macaco fidalgo vermelho (ou fatango, em crioulo). Nome científico: Procolobus  badius.

O Parque Nacional do Cantanhez, inaugurado em 19 de Março de 2008, tem um superfície de mais de 100 mil  hectares / 1000 km2 (superior ao nosso Parque Nacional da Peneda-Gerês, que tem 70 mil). No Parque vivem cerca de 40 mil pessoas. As suas potencialidades para o desenvolvimento integrado e sustentado da Guiné-Bissau estão estudadas, nomeadamente do ponto de vista do ecoturismo.

A falta de investigação científica sobre a rica e diversificada fauna do Cantanhez não tem permitido definir e sobretudo aplicar uma eficaz política,  integrada e transfronteiriça,   de conservação e protecção. Prevê-se que no final do 1º trimestre de 2010 já esteve disponível, em livro, o Guia dos Mamíferos do Cantanhez, segundo informação da ONG AD - Acção para o Desenvolvimento, com sede em Bissau.

A AD tem tido um papel pioneiro na criação e dinamização de EVA - Escolas de Verificação Ambiental (Elemento de contacto: Engª Agr e doutoranda em Educação, a nossa amiga Isabel Levy Ribeiro, portuguesa, esposa do Eng Agr Carlos Schwarz Silva, Pepito). (LG)

Fotos: © João Graça (2009). Direitos reservados. (*)

O fatango, macaco fidalgo vermelho, western red colobus (em inglês). Espécie: Procolobus badius. É uma espécie ameaçada,  fundamentalmemte devido à caça e à desflorestação.

São Mamíferos da ordem dos Primatas, ordem que compreende  o homem, os macacos e os prossímios.  Os primatas são: (i) especialmente arborícolas e omnívoros, (ii) dotados de cérebro grande e diferenciado, (iii) olhos bem desenvolvidos e voltados para a frente, permitindo a visão binocular, e (iv) membros com cinco dedos, o primeiro geralmente oponível aos demais.
 
O Procolobus badius é originário de África. Distribui-se pela África Ocidental (Senegal, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Serra Leoa, Libéria...). Habita as florestas húmidas ou florestas-galeria. Na Guiné-Bissau, é uma das várias espécies de primatas existentes no Parque Nacional do Cantanhez (que inclui o dari, o chimpanzé).
 
Vive em grupos de 5 a 100 indivíduos. Cada grupo possui um território de cerca de 35 hectares. Alimenta-se de frutos, folhas, raízes e flores. Mede, em comprimento, entre 47 e 69 cm. A cauda mede entre 50 e 80 cm.  Pesa cerca de 8 quilos. É uma espécie ameaçada, EM PERIGO (EN, Endangered, isto é, considerada como estando a sofrer um risco muito elevado de extinção na natureza), segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) das espécies ameaçadas (versão 3.1, de 2001).
 
Vd. sítios na Net >

The IUCB Red List of Threatened Species >  Procolobus badius (em inglês)
Primate Factsheets > Red Colubus (em inglês)
Animal Diversity Web (em inglês)
ARKive (em inglês) (com excelentes vídeos)
Damisela (em espanhol)
GORP (em inglês)


[Dados recolhidos por L.G.]

______________

Nota de L.G.:

(*) Vd. poste anterior > 24 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5531: Álbum fotográfico de João Graça (1): Médico em Iemberém por cinco dias

2 comentários:

Torcato Mendonca disse...

Carissimo Luis Graça
como és um homem que prima pelo rigor parece-me que - um milhão de hectares - é demasiado.Porquê?
- a Guiné (maré cheia) tem 36.125Km2,continental e insular. O Ordenamento Administrativo tem oito regiões e uma delas, Tombali com 10,3% do território(3.736,5Km2), onde creio estar inserido o Parque do Cantanhez. Logo há hectares a
mais...?. Posso estar errado.
- Números retirados, rápidamente de um Estudo Ecoturismo na Região de Tombali de 2007 - Projecto U'Anan (I.M.Vale Flor; AD e assinado pela Drª B.Rocha Brito. Não devia fazer esta citação mas, se o faço é somente por achar um milhão de h3ectares área demasiada e, porque não aproveitar-se para a divulgação de estudos e concretizações sobre o Turismo e não só na Guiné.
Um abraço do TM

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Mensagem enviada ao Pepito (c/c Torcato:

Pepito O Torcato é topógrafo... Tem razão... Fui induzido em erro ela tua/vossa brochura... O Parque Nacional do Cantanhez tem 1067 km2 (segundo a AD...). 1 km2 = 100 hectares... Logo, temos 106 700 hectares, e não 1 milhão... É isso ? Um abraço. Luís


http://www.adbissau.org/adbissau/noticias/2009.12.09.2.pdf

http://www.imvf.org/fotos/editor2/Estudo%20Ecoturismo.pdf

Obrigado, Torcato.Vou corrigir... Um abração. Luís

PS - O nosso Parque Nacional da Peneda-Gerês tem... 70 mil hectares/700 km2 e cobre parte de três distritos e cinco concelhos, no norte do País..