quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5531: Álbum fotográfico de João Graça (1): Médico em Iemberém por cinco dias







Guiné-Bissau > Região de Tombali > Parque Nacional do Cantanhez > Iemberém > Dezembro de 2009 > O Dr. João Graça ofereceu cinco dias (de 6 a 10 de Dezembro de 2009) das suas férias de quinze dias (de 5 a 19 do corrente), para trabalhar como médico no Centro de Saúde Materno-Infantil de Iemberém. Já o convidei a ingressar no nosso blogue e a publicar alguns apontamentos do seu diário de viagem (**)...

Para já, publicam-se algumas das muitas fotos que tirou nesta jornada, para ele inesquecível... Para além de Bissau e do Cantanhez, esteve nos Bijagós, na zona leste (Banbadinca, Bafatá e Gabu) e na região do Cacheu (São Domingos) ... Com votos de paz e melhor saúde para os meninos de Iemberém e para as sua mães, extensivos a todos os meninos da Guiné-Bissau, às suas mães, aos seus pais e aos dirigentes do seu país.

Espantosa, a primeira foto de cima, em que o menino de Iemberém como que nos interpela, a todos, não só os pais-fundadores e os homens grandes da Guiné-Bissau mas também todos nós, portugueses, europeus e cidadãos do mundo... "Que lugar há para mim neste mundo que devia ser meu e teu, o nosso mundo, o único lugar que temos para nascer, crescer, viver e morrer com saúde, em liberdade, com dignidade, em paz ?"

Fotos: © João Graça (2009). Direitos reservados

_______________

Notas de L.G.:

(*) Vd. poste de 20 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5510: Notícias dos nossos amigos da AD - Bissau (10): Almoço de despedida do João Graça... e celebração dos 37 anos de casados do casal Silva (Pepito e Isabel)

(**) O João , e por extensão, o pai do João, convida todos os amigos e camaradas da Guiné a passar a festa de Fim de Ano, no Santiago Alquimista, na Costa do Castelo, em Lisboa...Às 22h00 do último dia do ano, haverá concerto com o seu grupo musical, os Melech Mechaya. Reservas e informações: 707 234 234 / reveillon2010@criasons.com. Preço: 20 a 25 € com direito uma taça de champanhe.

Membros do grupo: João Graça: violino; Miguel Veríssimo: clarinete; André Santos: guitarra; João Sovina: contra-baixo; Francisco Caiado: percussão. Género: Party Klezmer

8 comentários:

Anónimo disse...

O pai do Luis, andou pelos trópicos, o Luis ficou com parte da vida colada aos trópicos atravez da guerra e deste blog, o filho do Luis já conhece Bambadinca...

Explicar a guerra do ultramar vai ser sempre muito complicado.

Boas festas,

Antº Rosinha

Anónimo disse...

O pai do Luis, andou pelos trópicos, o Luis ficou com parte da vida colada aos trópicos atravez da guerra e deste blog, o filho do Luis já conhece Bambadinca...

Explicar a guerra do ultramar vai ser sempre muito complicado.

Boas festas,

Antº Rosinha

Torcato Mendonca disse...

São lindas as crianças e aquele Povo é merecedor do que fez.
Não interessa se por cinco dias ou cinco anos...a solidariedade não se mede. Um abraço e um obrigado do T.

Anónimo disse...

Dr. João Graça, como diz o Camarada Torcato, solidariedade não se mede.
Pratica-se!
Ser solidário é fazer e não "palrar".
Obrigado pelo seu exemplo; mas como se diz por cá, quem sai aos seus não degenera.
Obrigado também aos Teixeiras, aos Pintos, aos Moreiras, às Associações Humanitárias que tanto prezam e cuidam das Memórias e das Gentes dessa Guné.
Um abraço para todos

Vasco A.R. da Gama

MANUEL MAIA disse...

CARO LUIS,

NÃO É POR ACASO QUE O MÉDICO E MÚSICO,JOÃO GRAÇA,E´TEU FILHO.

É QUE ESTA COISA DE SER SOLIDÁRIO,
NÃO PODE DEIXAR DE SER GENÉTICA.

PARABÉNS PELO FILHO QUE TENS E UM ENORME BEM HAJA AO DR.JOÃO GRAÇA.

ABRAÇO
MANUEL MAIA

Hélder Valério disse...

Caro João Graça

Estas fotos deixam-nos na expectativa de conhecer os teus sentimentos, o que fizeram despertar esses sorrisos, esses olhares, suplicantes, curiosos, intrigados, assustados.
Será que também já foste tocado pelo irâ?
Oa meus parabéns pela coragem da tua iniciativa.
Um abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Boa noite Dr.João
Sou mais um dos devedores do teu PAI na blogueterapia do nosso blogue.O teu exemplo é tocante e para uma "rapaz" do Serviço de Saúde, como é o meu caso, traz-me montes de recordações.Um dia que te encontre vais ter que me aturar.Tenho dois anos de psicosocial que é das coisas que mais me marcaram na vida.

A fotografia do teu menino, do nosso menino, e as palavras do teu Pai são um libelo terrível para todos nós ex-combatentes".
«Que lugar há para mim neste mundo que devia ser meu e teu, o nosso mundo, o único lugar que temos para nascer, crescer, viver e morrer com saúde, em liberdade, com dignidade, em paz ?
Que podemós fazer?
Julgo que temos em ti, Dr.João, uma testa de ponte para fazer alguma coisa que se veja por esses meninos!
A semente está lançada.
Jovem Dr.João conta com velhotes.
Para já ,e fazendo minhas as palavras do HV,os meus parabéns , os nossos parabens pela coragem da tua iniciativa.
Um abraço do JERO,
"Médico de 2ª.linha" e Furriel Mil.Enfermeiro da CCaç. 675/1964-66.

Joaquim Mexia Alves disse...

Um abraço ao João Graça, pelo trabalho e exemplo que dá a tantos que não saiem do seu comodismo!

(se calhar eu sou um deles!)

Trato-o assim com esta familiaridade, (não o conheço), mas sendo filho de uma grande amigo é "a modos que", um pouco meu filho também.

Ao Luís Graça, um abraço e o contentamento pelo seu João.

Abraço camarigo para todos.