domingo, 20 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5506: Votos de Feliz Natal 2009 e Bom Novo Ano 2010 (14): A herança do soldado Alcobia (Jorge Cabral)

1. Mensagem do nosso camarada Jorge Cabral, com data de 18 do corrente:

Amigos!

Hoje não vai “estória cabraliana”. Nem estória. Ao percorrer os trilhos deste mato lisboeta, não consigo virar a cabeça para o lado ou desviar o olhar…

Que tenham Natal! Abraços Grandes , Jorge Cabral


Assunto - A Herança do Soldado Alcobia

Há mais de trinta anos que conheci o senhor Alcobia. Carregador numa Empresa de Mudanças, sita no Largo do Mitelo, ao lado da Escola onde eu ensinava, quase todas as manhãs me ajudava a arrumar o carro. Entretanto deixei aquela Escola, mas vim a reencontrar o Senhor Alcobia, aqui aos Anjos, pernoitando na rua, agora um sem-abrigo. De vez em quando conversava com ele, até que há uns meses, lhe descobri no braço a tatuagem “Amor de Mãe, Guiné, 1970-1972”. O Senhor Alcobia, o Soldado Alcobia, um de nós... afinal.

Ontem procurei-o. Ele morreu, informou-me um Moldavo, já bêbado às nove da manhã, entregando-me um saco, a herança do Senhor Alcobia. No saco, pouca roupa, três garrafas, duas latas de conserva e embrulhados em plástico, cinco aerogramas ilegíveis…

À noite, dei aula. O Art.º 1.º da Constituição. “Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana... e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária”.

Ah! É verdade! Para a semana é Natal!

Jorge Cabral

10 comentários:

Joaquim Mexia Alves disse...

meu amigo Jorge Cabral

A ternura e verdade dos teus votos tocaram-me!

Tanto para fazer pelos que nada têm, e tanta preocupação política com coisas que apenas dividem em vez de unir!

O Bispo Emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, disse um dia que nenhum governo se pode arrogar de ser poder enquanto houver gente com fome e sem casa.

Santo Natal para ti e para os teus.

Abraço camarigo e natalício

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro Jorge Cabral

É triste e comovente a Estória do Sold. Alcobia.

Infelizmente existem mais sold. Alcobias sem abrigo pela cidade de Lisboa, camaradas nossos que um dia lutaram ao nosso lado em terras da Guiné, Angola e Moçambique, muitos com tatuagens das suas unidades, ano e dedicatórias que hão-de perpetuar até á sua morte.

Homens martirizados pelas vicitudes da vida, doentes abandonados, incompreendidos por uma Sociedade e Governantes, insenciveis aos valores humanos.

Felizmente existem algumas instituições que procuram minimizar as carencias destes infortunados da sorte e tentam proporcionar algum conforto moral e material, principalmente nesta quadra de Natal.

Aqui gostaria de deixar uma palavra de louvor á acção desenvolvida pela instituição VIDA E PAZ, como a todos os que se dispuseram ajudar os mais carentes.

Um abraço e BOM NATAL.

Mário Pinto

Anónimo disse...

Caro Jorge Cabral.

Uma triste notícia num texto excelente a lembrar-nos, que o Natal também é isto.

É uma homenagem que prestas a um dos “nossos”, e neste caso concreto, só me resta dar-te os parabéns, até por nos recordar a distância, que vai da consagrada dignidade constitucional, aos que morrem no mais absoluto abandono, nas ruas do nosso País.

Votos de Feliz Natal

Manuel Marinho

Hélder Valério disse...

Caro Jorge

Conhecendo-te das tuas 'histórias cabralianas' mas também das vezes em que já tivemos oportunidade de conversar um pouco, reconheço quanto te deve ter marcado o episódio que nos deste conhecimento e que a mim também me angustiou, não pela inevitabilidade da morte (com quem todos temos encontro marcado) mas pelas circunstâncias que a antecederam.
De facto, é isso que reza na Constituição da República Portuguesa... mas das palavras aos actos vai cá uma diferença....
Um grande abraço solidários, meu amigo.
Hélder S.

Anónimo disse...

Caro Jorge Cabral,

Como sempre a forma como sintetizas as coisas é louvável, pena que seja para nos mostrares o verdadeiro Mundo em que vivemos.

Indelizmnete nem todos vão ter Natal e, de acordo com astuas palavras, Natal devia ser todos os dias, à luz da constituição.

Para que serve então esse amontoado de leis se não é cumprido? Qual a parte individual de cada um de nós nesse incumprimento?

Que tenhas também Natal...
Um abraço
BS

MANUEL MAIA disse...

CARO JORGE CABRAL,


HOJE NÃO RIO COM O TEU HUMOR SIBILINO,ANTES CHORO DE DESESPERO,DE RAIVA,ENOJADO COM ESSA GENTE QUE FAZ CONSTITUIÇÕES SABENDO À PARTIDA QUE OS UNICOS ARTIGOS PARA CUMPRIR SÃO OS QUE LHES DIZEM DIRECTAMENTE RESPEITO
PARA DAÍ TIRAREM DIVIDENDOS,SACAREM INFINITAS PREBENDAS,E COM A CARA MAIS SEM VERGONHA QUE SE POSSA IMAGINAR, AFIRMAM QUE ESTÁ TUDO CONTEMPLADO NA LEI...

TÃO ENOJADO ESTOU QUE DOU HINOS DE LOUVOR AO ITALIANO QUE SOVOU BERLUSCONI,AOS BUISSAS QUE TARDAM A SURGIR NESTE PAÍS A QUE PERTENÇO,
APETECENDO-ME PEDIR O ESTATUTO DE APÁTRIDA E PROCURAR NUM RECÔNDITO LUGAR DO CANTANHEZ,ESPAÇO PARA ACABAR OS MEUS DIAS EM PAZ.

ÀS VEZES APETECE-ME,QUAL LAVRADOR ATAREFADO,SEMEAR TIROS,PLANTAR BOMBAS,NAS SEARAS DO PODER,MAS SOU PACÍFICO EM DEMASIA OU SERÁ QUE IMPENITENTE E COBARDE,ACOMODADO AFINAL NESTA VIDINHA DE NADA,
VAZIA DE TUDO ONDE O ACARNEIRAMENTO É O "MODUS VIVENDI"
COLECTIVO?

SERÁ QUE VAMOS CONTINUAR NESTA MODORRA A ASSISTIR A ESTES DESMANDOS SEM AO MENOS DAR UM GRITO DE REVOLTA,UM GRITO DE IPIRANGA QUE NOS RESGATE DAS GRILHETAS QUE ESTA MENORIDADE FEITA PODER,ESTA "PLÊIADE" DE TRAIDORES E VENDE-PÁTRIAS,DE DESERTORES E REFRACTÁRIOS,DE PULHAS E LADRÕES,DE ESCUMALHA ENFIM,
QUE DIARIAMENTE NOS INSULTA A INTELIGÊNCIA E CONTINUA A OLHAR PARA O LADO SEM VISLUMBRAR OS SOLDADOS ALCOBIA QUE TODOS OS DIAS VEMOS À ESQUINA DO DESESPERO,DEBRUÇADOS NA MORTE QUE CARREGAM NOS ESGARES DE SOFRIMENTO,
NOS RICTOS SINISTROS DE LEDO ENGANO EM QUE SE ESCONDEM,GARRAFA NA MÃO,CAIXA DE CARTÃO E VELHO COBERTOR?

É PRECISO,É URGENTE PÔR COBRO A ISTO.

ABRAÇO

MANUEL MAIA

Torcato Mendonca disse...

Entramoos conscientemente nesta contradição de vida.Suportamos a revolta...lutamos á nossa maneira contra a hipocrisia secular...e, infelizmente não degolamos senhores ditos poderosos...ou aceites e santificados representantes de deuses pais de filhos maiores...não de "irmãos Abílios" e dizemos ...É A VIDA... deles será o Reino dos céus... e num ou dois dia num ano rimos felizes como petizes e alegramo-nos com o NATAL...um, dois dias??? e nos outros...nos outros ...tantos abilios...e tanta hipocrisia...AB Jorge a ti e a todos os que sentem e aos que sofrem, principalmente em silencio Torcato

Torcato Mendonca disse...

Entramoos conscientemente nesta contradição de vida.Suportamos a revolta...lutamos á nossa maneira contra a hipocrisia secular...e, infelizmente não degolamos senhores ditos poderosos...ou aceites e santificados representantes de deuses pais de filhos maiores...não de "irmãos Abílios" e dizemos ...É A VIDA... deles será o Reino dos céus... e num ou dois dia num ano rimos felizes como petizes e alegramo-nos com o NATAL...um, dois dias??? e nos outros...nos outros ...tantos abilios...e tanta hipocrisia...AB Jorge a ti e a todos os que sentem e aos que sofrem, principalmente em silencio Torcato

Anónimo disse...

O Alcobia já cumpriu com o que a vida lhe ofereceu.
A tatuagem, "Amor de Mãe, Guiné ..." vai desaparecer.
Da "morte" do ALCOBIA ficaram esta excelentes notas(JMA,MGR,MM,HV,T, e Manual Maia) que espero sejam lidas e entendidas .
No Natal, vou lembrar-me do ALCOBIA, que não conheci.
Abraço Cabral.
Jorge Félix

Anónimo disse...

Jorge, toma nota:

Na próxima revisão contitucional ( que está bem próxima) vamos propor que ao Artigo 1º. da CONTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA seja acrescentado um nº. 2, com a seguinte redacção:
« 1 - ............................
2 - Para os efeitos do número anterior deverá considerar-se todo e cada dia de cada ano como DIA DE NATAL.»

E não serão necessárias músicas celestiais e luzes que aumentam as receiras da EDP...


Alberto Branquinho