Blogue coletivo, criado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra colonial/guerra do ultramar (e da Guiné, em particular). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que são, tratam-se por tu, e gostam de dizer: "O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande". Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Guiné 63/74 - P5527: Votos de feliz Natal 2009 e Bom Ano Novo 2010 (18): Patrício Ribeiro, pai dos tugas em Bissau... (Luís Graça)
1. Mensagem do Patrício Ribeiro, o "pai dos tugas da Guiné", e nosso mui estimado tabanqueiro:
Assunto - As árvores no Natal...
As cabaceiras com os seus frutos, dos quais se fazem uns sumos muito apreciados na Guiné.
Patricio Ribeiro
IMPAR Lda
Av. Domingos Ramos 43D
C.P. 489 - Bissau ,
Tel / Fax 00 245 3214385, 6623168, 7202645,
Guiné Bissau
Tel / Fax 00 351 218966014
Lisboa
http://www.imparbissau.com/
«mailto:«impar_bissau@hotma
2. Comentário de L.G.:
Patrício, deixa-me desejar-te, a ti, ao teu filho e à tua esposa, os melhores votos desta quadra festiva... Que o ano novo que aí vem (NOVO, será mesmo ?), seja o melhor possível, para ti, família, negócios, guinéus e Guiné-Bissau... Que seja bom para todos nós, cidadãos do mundo!
Aproveito a oportunidade, Patrício, para te agradecer pessoalmente (que me permitam, os meus amigos e camaradas da Guiné, o uso e abuso deste priviégio...) a forma amiga, paternal, cúmplice, com que recebeste, em Bissau, o Dr. João Graça, meu filho... Sei que foste com ele, pelo menos duas vezes a um dos bares da Bissau Velha, onde ele tocou...Não há dinheiro que pague estes pequenos grandes gestos que distinguem os seres superiores...Creio que o João reconheceu isso mesmo, ao tratar-te, à despedida, no aeroporto por Pai Patrício. Quando cá voltares (sei que vais à faca, um dias destes...), temos que nos juntar á volta da nossa mesa... Do Porto com um chicoração, Luís Graça
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Patricio, sabemos que há a cabaceira e "havia" o imbondeiro.
Nunca consegui, com tantas semelhanças entre um e outro, ver onde está a diferença.
Consegues tu, descrever a diferença?
Bom Natal, para ti e família, assim como para toda a tertúlia.
Antº Rosinha
Rosinha:
Diz o mosso glossário (coluna do lado esquerdo do blogue):
Cabaceira - Árvore e fruto do embondeiro (não confundir com poilão).
Poilão - Designação comum a algumas árvores da família das bombacáceas. Ceiba Pentandra.
Mas o Patrício, embora nascido em Águeda, é um africanista, dos 7 costados... Uma vida inteira passada em África (Angola e Guiné-Bissau). Melhor do qu ninguém pode satisfazer a tua curiosidade sobre as eventuais diferenças entre a cabaceira (guineense) e o embondeiro (angolano)...
Um abração do Luís, com votos de boas festas.
Caro Patrício
Em primeiro lugar agradeço os teus votos de Boas Festas.
É sempre bom receber notícias dessa terra e saber que, apesar das vissicitudes, consegues singrar. Parabéns também para ti.
Agora, uma pequena pergunta, partindo do princípio que irás ver:
como é que se faz essa tal bebida com as sementes?
Um abraço
Hélder S.
Enviar um comentário