quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5525: Parabéns a você (58): Albano Costa, o Foto Gui...fões, Gui...daje (Luís Graça)



Guiné-Bissau > Saltinho > Rio Corubal > Uma cena quase bíblica... Mulheres e crianças tomando banho nos rápidos do Saltinho... Poucos de nós tiveram o privilégio de, em tempo de guerra, contemplar uma cena idílica como esta... Na época o Rio Corubal  era um dos sítios onde o tuga não se atrevia a tomar banho, com excepção do Saltinho... É dos rios míticos que, quais fantasmas, nos povoam a memória... Obrigado, Albano!



Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bamnbadinca > Rio Geba > Novembro de 2000 > Esta criança muito provavelmente não andava na escola que não tinha... mas tinha a liberdade de pescar no rio

Fotos: © Albano Costa (2006). Direitos reservados




1. Foto Guifões, Foto Guidaje... Quem é quem ? O nosso Albano Costa, um dos membros da primeira hora do nosso blogue... Faz hoje anos mas só os comemora em Janeiro... Razão da anomalia ? O trabalho, a freima, a Foto Guifões... É um trabalhador compulsivo...

De facto, o Albano não tem mãos a medir nesta quadra natalícia... É um negócio que vem do tempo do pai do Albano, e que se mantém de pé, apesar da crise... É um homem positivo que, conrtrariamente a muitos colegas de profissão, sabe ver uma janela de oportunidades onde outros vêem um muro de obstáculos...

O Albano é um filho de Guifões, Matosinhos, muito estimado entre os seus conterrâneos.  E conhecido de todo o mundo. Já lhe telefonei ao princípio da tarde, a dar-lhe o meu caloroso abraço de parabéns (*). E a justificar o atraso pela publicação deste poste (que vao sair à noite)... Acontece que estive todo o dia na aldeia, Candoz, Marco de Canaveses. E regressei agora, à Madalena, onde estou alojado do hotel do meus cunhados,  Nitas & Gusto, sito na Rua Dom Afonso Henriques, nº 30...

Falámos ao telefone, perguntei pelo Hugo, seu filho, que o acompanhou na viagem à Guiné, em Novembro de 2000, e que já lá voltou outra vez, em 2005, desta vez sem o pai. O Hugo é igualmente membro da nossa Tabanca Grande.


O Albano fala da Guiné com grande emoção. E do seu povo amável, que nos trata, a nós, antigos combatentes da guerra colonial, como amigos e irmãos. Ele já era fotógrafo (profissional) quando fez a sua comissão de serviço, como 1º cabo, operacional, na CCAÇ 4150 (Guidaje, Bigene, Binta, 1973/74). Ao telefone, disse-me que conhecia e se lembrava bem do Braima  Djaura, ex-Sold Cond Auto da CCAÇ 19 (1972/74) (**).

A sua paixão pela fotografia fez com que ele fosse,  no início do nosso blogue, um dos nossos camaradas com mais documentação sobre a Guiné, de ontem e de hoje, juntamente com o Humberto Reis.

Em Novembro de 2000, quebradas as últimas resistências psicológicas, o Albano voltou à Guiné, agora como simples turista, revisitando sítios por onde estivera vinte e seis anos antes (a região do Cacheu) e conhecendo muitos outros de que só ouvira falar (incluindo a zona leste)...


Nessa viagem de 15 dias, com um grupo de camaradas, ele não só fez um excelente vídeo de seis horas (realização, montagem e insorização do Hugo Costa, seu filho) como tirou muitas e óptimas fotografias, que fazem hoje parte de grossos álbuns e que eu já tive o privilégio de ver, em Guifões, Matosinhos, no seu estabelecimento comercial, logo no Natal de 2005... Conheci-o pessoalmente nessa altura e logo ficámos amigos. 

 Muitas das suas fotos, bem como as do Hugo, tem sido publicadas no nosso blogue, com destaque para as de Guidaje.   Reproduzo acima duas suas fotos, de que gosto muito, e que curiosamente foram tiradas da zona por onde andei, em 1969/71...

Meu caro Albano: é um poste apressado, feito em cima do joelho, antes do jantar, mas feito com o coração e a boa vontade deste amigo e camarada, momentaneamente teu vizinho nesta quadra natalícia. Sei que ainda entras oficialmente no clube dos SEXAS, mas a gente cá te espera... DEá um abraço ai teu filho Hugo (há um outro que eu nãio conheço), um beijinho à tua esposa, um chircoração para a tua mãezinha que vive contigo... E para ti, o melhor que se posso desejar é saúde, paz e bons negócios ppara o ano de 2010... Espero poder dar-te um abraço, ao vivo. um dia destes.
.
___________________________

Notas de L.G.:

(*) Vd. último poste desta série > 20 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5505: Parabéns a você (57): José Casimiro Carvalho (ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCAV 8350 (Editores)

(**) Vd. poste de 22 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5520: Os nossos camaradas guineenses (24): Vi matar o meu camarada Lamine Sanha (Braima Djaura)

16 comentários:

Carlos Vinhal disse...

Caro Albano
Renovo os meus votos de longa vida, acompanhado de perto pela tua esposa Eduarda e dos teus dois filhos.

Um abraço especial do teu camarada e amigo Vinhal

Anónimo disse...

A primeira foto é mesmo de uma beleza extraordinária. Mais do que o profissional, nela está, sem dúvida, um grande artista.
Um abraço de parabéns e longa vida.
Carlos Cordeiro

Colaço disse...

Felicidades muitos anos de vida com muita saúde.
Um abraço Colaço.

José Marcelino Martins disse...

Para o reporter do pós-guerra um grande abraço de parabens.
Tu é que sabes. Ao comemorar os anos no "ano seguinte" até dá direito a maisbrinquedos, alem dos do Natal.
Fraterno abraço e Bom Natal

José Martins

Cesar Dias disse...

Caro Albano

QUE TENHAS PASSADO UM DIA FELIZ, E QUE PELA FRENTE POSSAS COMEMORAR O TEU ANIVERSÁRIO COM SAÚDE, MESMO QUE SEJA EM JANEIRO, SÃO OS MEUS VOTOS.
UM ABRAÇO E BOAS FESTAS
César

MANUEL MAIA disse...

CARO ALBANO,


UM GRANDE ABRAÇO DE PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO,QUE ESPERO COMEMORES, COM A FAMÍLIA, EM PLENO GOZO DE SAÚDE E ALEGRIA,E UM OUTRO ABRAÇO DE PARABÉNS PELA QUALIDADE QUE EMPRESTASTE ÀS FOTOGRAFIAS DO TÃO CANTADO IDÍLICO SALTINHO,QUE NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE CONHECER.


ABRAÇO
MANUEL MAIA

Anónimo disse...

Que saudade tenho dessas paisagens. Que ricos banhos dei nessas àguas revoltas e nas cascatas que se formavam.
Em-fim um PARAÍSO.
E é com as lágrimas nos olhos que me identifico.
Sou o Joâo Fresta Carvalho, Fur.Mil.Eng.68/70. Renconstrui o Aquartelamento do SALTINHO com a CCAÇ2406 durante 14 meses.
Percurso:Beng.447,N.Lamêgo,Bafatá,Banbadinca,Saltinho e novamente Beng.447.
Brevemente darei notícias.

mario gualter rodrigues pinto disse...

Caro camarada


Um abraço de Parabens e um Feliz Aniversário, com muita Saúde.


BOM NATAL

Mário Pinto

Hélder Valério disse...

Caro amigo Albano Costa

Julgo que já não nos vemos desde o lançamento do 1º livro do Beja Santos. Gostei muito defalar contigo.
Mas hoje trata-se de te saudar e desejar que o teu aniversário possa ser sempre comemorado.
Um abraço
Hélder S.

Joaquim Mexia Alves disse...

caro Albano Costa

Um forte e camarigo abraço de parabéns e Boas Festas!

Amilcar Ventura, Furri.Milº. 1ª Compª. BCAV 8323 disse...

NÃO FAZ MAL DAR A DOBRAR.
PARABÉNS A VOCÊ
NESTA DATA QUERIDA
MUITAS FELICIDADES
MUITOS ANOS DE VIDA
HOJE É DIA DE FESTA
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO ALBANO COSTA
UMA SALVA DE PALMAS.
AMIGO ALBANO E QUE DAQUI A UM ANO EU TE ESTEJA CANTANDO NOVAMENTE MAIS UM TEU ANIVERSÁRIO.

UM ABRAÇO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TI E TUA FAMÍLIA.

Unknown disse...

Caro Albano
Um abraço bem apertado e votos de feliz anus.

Anónimo disse...

Caro Albano

Muitos parabens, muita saúde e muitos anos de vida.

Um Natal com muita paz e alegria.

Um grande abraço

Artur Conceição

Luís Dias disse...

Caro Albano Costa

Muitos parabéns e que se prolongue por muitos e muitos anos, na companhia dos teus entes queridos e amigos. Um dia muito bem passado, felicidades e Boas Festas.
Um abraço
Luís Dias

manuelmaia disse...

CARO ALBANO COSTA,

UM ABRAÇO DE PARABÉNS.
PASSA UM BOM DIA DE ANIVERSÁRIO,PRENHE DE SAÚDE,NA COMPANHIA DOS QUE TE SÃO QUERIDO.
MAnuelmaia

agnagb disse...

Gostei das fotos

Gostaria de ter acesso a fotos com boa resolução sobre a minha terra antes de nascer.

Augusto Ferreira

augustoferreira@mail.com