Assunto - Este blogue é uma lição de vida
Agradeço-lhe desde já a oportunidade de aparecer no vosso blogue, fiquei feliz da vida. Fiquei muito honrado, com o convite para contar uma hist´´oria acerca da minha missão na ex-Jugoslávia. Não me leve a mal, mas não quero desviar o tema central deste blogue.
A minha missão foi levada a cabo noutros moldes, embora parecida em certos aspectos (sofrimento das populações arrastadas pela guerra, e muitas situações de sofrimento humano). O meu batalhão de pára-quedistas foi o primeiro a entrar no território, após o fim "oficial" da guerra, fizemos o que foi preciso fazer e penso que cumprimos a nossa missão.
Mas peço-lhe, a si e aos seus cúmplices bloguistas, que me deixe fazer umas incursões, no vossa tabanca, visto que, tirando o nosso cabo Victor Tavares, os nossos páras, não são dados à escrita. Isto claro, com a sua supervisão, é sempre complicado escrever sobre uma situação que não se viveu. E com a sua autorização, e claro, dos páras velhinhos. Um grande abraço
Pedro Castanheira
Anexo - Letra da marcha da CCP 122 / BCP12, 1972/74
Marcha da companhia de paraquedistas nº122 (gloriosa, BCP 12-Guiné, 1972-74) (**)
Refrão
Gloriosa! Gloriosa!
Por toda a parte se reparte a tua fama!
Do Morés à Coboiana,
Do Unal até ao Sara,
A tua glória é clara,
Gloriosa! Gloriosa!
Eis da Companhia «Os Rapinantes»
Soberbos, corajosos, triunfantes!
Aves viris de voos altaneiros,
Senhores da guerra mais que o próprio Marte,
Gritando a toda a gente, em toda a parte,
Nós somos, não duvidem, os primeiros!
«Os Tigres», como diz o próprio nome,
Da carne de inimigos têm fome!
Por tal razão, escutem o aviso:
Por inimigos não os tenha aquele
Que muito ame a sua própria pele,
Pois quem lhes foge é porque tem juízo.
Unidos, marciais, disciplinados,
«Os Rangers» são por todos apontados
Como leais à causa e combatentes,
Sem rival cà nas terras da Guiné,
Onde há perigo eles são, por sua fé,
Os primeiros de todos os presentes.
Sofre o inimigo os maiores danos,
Se encontra pela frente «Os Americanos»
Tudo combatem à sua passagem!
São como bombas ou teleguiados,
Computadores para guerra programados,
Tendo por lema a força e a coragem.
(marcha escrita por 1º srgt pára-quedista, Vasco Abílio Ferreira da Silva Gama, falecido em 1974)
2. Comentário de L.G.:
È verdade, faltam-nos depoimentos, na primeira pessoa do singular, dos nossos pára-quedistas do BCP 12. A única verdadeira excepção é o Victor Tavares, que foi o primrio a ingressar na nossa Tabanca Grande, por mão do seu vizinho e amigo Paulo Santiago. De qualquer modo, Pedro Castanheiro, obrigado pelo envio da letra da marcha da CCP 122. Tens ideia de que quando e onde foi escrita ? Está à vontade para nos visitar e, semre que oportuno, nos trazeres mais informações sobre o BCP 12. Bom Natal para ti. 400 abraços da Tabanca Grande.
________________
Notas de L.G.
(*) Vd. poste de 18 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5491: O Nosso Livro de Visitas (76): Um blogue que é uma lição de vida (Pedro Castanheira, 39 anos, ex-pára-quedista, que serviu na antiga Jugoslávia)
(**) A CCP 122 / BCP 12 pertenceu o nosso camarada Manuel Peredo, que hoje vive no estrangeiro:27 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3095: Tabanca Grande (81): Manuel Peredo, Fur Mil Pára-quedista, CCP122/BCP 12 (Guiné, 1972/74)
12 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2933: Com os páras da CCP 122/BCP 12 no inferno de Gadamael (Carmo Vicente) (3): Manuel Peredo, ex-Fur Mil Pára, hoje emigrante,
5 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2917: Com os páras da CCP 122/BCP 12 no inferno de Gadamael (Carmo Vicente) (2): Quase meia centena de mortos... Para quê e porquê ?
4 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2915: Com os páras da CCP 122/ BCP 12, no inferno de Gadamael (Carmo Vicente) (1): Aquilo parecia um filme do Vietname
Vd. ainda:
20 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2969: Com os páras da CCP 122 / BCP 12, no inferno de Gadamael (Carmo Vicente) (6): O grande comandante Araújo e Sá (Manuel Rebocho)
17 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2953: Com os páras da CCP 122/ BCP 12, no inferno de Gadamael (Carmo Vicente) (5): Fomos capazes do melhor e do pior (Virgínio Briote)
16 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2950: Com os páras da CCP 122 / BCP 12, no inferno de Gadamael (Carmo Vicente) (4): Opiniões (Carlos Silva / Nuno Almeida)
4 comentários:
Olá Pedro!
O Victor Tavares não é o único pára a fazer parte do blogue,embora não sejamos muitos.
É certo que eu participo pouco,não por falta de vontade,mas a minha veia poética é fraca.O coronel Fernando Saraiva,que foi teu comandante na Jugoslávia,faz parte dos amigos que tive nos páras.
Fizemos parte do mesmo curso de pára-quedismo como cabos milicianos e só depois é que ele foi frequentar o curso de oficiais.Depois encontrámo-nos novamente na Guiné.EU era da 122 e ele da 121,salvo erro.Era muito simpático e óptimo camarada.Nunca mais o voltei a ver;só depois pela televisão,quando foi comandar as tropas portuguesas para a antiga Jugoslávia.Fiquei surpreendido,
pois nunca pensei que ele fosse seguir a carreira militar.
Fico admirado que um jovem como tu se interesse pelo nosso blogue.Era bem que os nossos governantes nos dessem também um bocadinho de atenção,acho que seria justo e merecido.
Boas Festas!
Ola ,nosso para peredo,fico muito contente,por ter noticias suas,já tinha lido a seu respeito aqui no blogue,sim tem razão o cor.Saraiva é 5 estrelas como militar e como pessoa também,ele pertencia á CCP123,comandada pelo cap. Cordeiro e mais tarde pelo ten.Bernardes,quem eu conheci também foi o cor.francisco santos que penso que era da sua companhia CCP122,grande abraço e tudo de bom em 2010
O Pedro está muito bem informado,até parece que andou na Guiné.Realmente o Francisco Santos também é do meu tempo.Frequentámos o mesmo curso de pára-quedismo e na Guiné pertencíamos os dois à 122.Não sabia que ele tinha seguido a carreira militar.EU vim para a França logo que deixei a tropa e não tive mais notícias de antigos colegas.Foi através do blogue que vim a conhecer pormenores da vida de antigos colegas.Gostaria imenso de rever alguns,mas não sei se isso será possível.
Um abraço.
Sr.Peredo,a altura indicada para rever todos estes camaradas, será no dia de unidade, a 23 de Maio ou no almoço da sua companhia, posso lhe tentar saber o dia,e o senhor vem até Lisboa e mata saudades da rapaziada do seu tempo, eles estão sempre no dia de unidade, o cor.Francisco Santos foi até pouco tempo comandante da policia, agora penso que esta reformado, eu sei muita coisa da guiné, porque tenho o livro do BCP12 e sou tambem amigo dum elemento da CCP123, chamado Ramalho Cambim que esteve na Guiné 72/74 . UM GRANDE ABRAÇO.
Enviar um comentário