domingo, 20 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5511: Votos de Feliz Natal 2009 e Bom Novo Ano 2010 (15): Duas mensagens da tertúlia - III (Editores)





1. Recebemos mais duas mensagens de Natal, uma enviada pelo nosso Camarada Álvaro Basto, ex-Fur Mil Enf da CART 3492/BART 3873, com um cartão de Boas Festas personalizado, com data de 20 de Dezembro de 2009:



2. A segunda mensagem sem qualquer identificação, cujo envio atribuo ao “soldado desconhecido”, da autoria de João Coelho dos Santos , só é publicada dada a sua rara e única beleza filosófica:

Natal de quem?....

Envio o que considero ser o meu mais belo Poema de Natal, para circular pelo mundo lusófono, tal como no ano passado.

Agora é mais conhecido com o título: "ENTÃO E EU, TODO O MUNDO ME ESQUECEU?"

Que seja lido e interpretado em todos os lares cristãos. E que se não esqueçam de referir o autor!
Soldado desconhecido

NATAL DE QUEM?

Mulheres atarefadas
Tratam do bacalhau,
Do peru, das rabanadas
-- Não esqueças o colorau,
O azeite e o bolo-rei!
- Está bem, eu sei!
- E as garrafas de vinho?
- Já vão a caminho!
- Oh mãe, estou pr'a ver
Que prendas vou ter.
Que prendas terei?
- Não sei, não sei...
Num qualquer lado,
Esquecido, abandonado,
O Deus-Menino
Murmura baixinho:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?
Senta-se a família
À volta da mesa.
Não há sinal da cruz,
Nem oração ou reza.
Tilintam copos e talheres.
Crianças, homens e mulheres
Em eufórico ambiente.
Lá fora tão frio,
Cá dentro tão quente!
Algures esquecido,
Ouve-se Jesus dorido:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?
Rasgam-se embrulhos,
Admiram-se as prendas,
Aumentam os barulhos
Com mais oferendas.
Amontoam-se sacos e papeis
Sem regras nem leis.
E Cristo Menino
A fazer beicinho:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?
O sono está a chegar.
Tantos restos por mesa e chão!
Cada um vai transportar
Bem-estar no coração.
A noite vai terminar
E o Menino, quase a chorar:
- Então e Eu,
Toda a gente Me esqueceu?
Foi a festa do Meu Natal
E, do princípio ao fim,
Quem se lembrou de Mim?
Não tive tecto nem afecto!
Em tudo, tudo, eu medito
E pergunto no fechar da luz:
- Foi este o Natal de Jesus?!!!

(João Coelho dos Santos in Lágrima do Mar - 1996)
___________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:


2 comentários:

Anónimo disse...

Fizeste muito bem, Magalhães Ribeiro, em publicar o poema apesar desta pequena questão formal. É que dá mesmo muito que pensar. Onde está, de facto, o Menino Jesus no Natal? Quem lhe liga?
Um abraço,
Carlos Cordeiro

Julio Vilar pereira Pinto disse...

Que lindo poema, parabens a quem o escreveu e parbens aos editores por porem tão lindo poema no blogue. É que depois de o ler dá mesmo que pensar.
Bom Natal a todos.
1 abraço.