domingo, 27 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6646: In Memoriam (45): Luís Zagallo (1940-2010), actor e encenador, ex-Alf Mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, 1965/67)



Guiné > Zona Leste > Enxalé > CCAÇ 1439 > Setembro  de 1966 >  Na messe: 1 - Cap Mil Pires, Cmdt da Companhia [CCAÇ 1439]; 2 - Alf Mil Sousa; 3 - Alf Mil Luís Zagallo; 4 - Médico do Batalhão; 5 - Eu [, Alf Mil Henrique Matos, Cmdt Pel cAÇ nAT 52]; 6 - Alf Mil Marchand, Cmdt do Pel Caç Nat 54; 7 - Fur Mil Antunes, falecido em combate; 8 e 9 - Fur Mil Monteiro e Altino, do meu Pelotão.

Foto: Fur Mil Viegas, do Pel Caç Nat 54. Cortesia e legenda do Henrique Matos (*)




1. Estive ontem com o Henrique Matos e o Jorge Rosales, em Monte Real, no V Encontro Nacional do nosso blogue... Estava longe de imaginar que, vinte e quatro horas depois, iria ouvir a notícia da morte de mais um camarada da Guiné, e que quem andámos à procura, em tempos: Luís Zagallo (**), ex-Alf Mil da CCAÇ 1439 (1965/67), que tanto o Jorge como o Henrique conheceram, no Enxalé...

A notícia que ouvi ao fim da tarde de hoje que que o actor e encenador Luís Zagallo falecera hoje, aos 69 anos, na Casa do Artista, em Lisboa. Em Março de 2009, sofrera um AVC.

O nosso antigo camarada (que não fazia parte deste blogue nem provavelmente tinha conhecimento da nossa Tabanca Grande)  integrou vários elencos no teatro, televisão e cinema. Participou ainda em telenovelas como "A Banqueira do Povo" (1993), "Olhos de Água" (2001), "Morangos com Açúcar" (2003) ou "Floribella" (2006).

O funeral é 3ª feira, partindo da Basílica da Estrela, onde o corpo estará em câmara ardente, amanhã, a partir das 17h.


Segundo escreveu há tempos o Beja Santos (*), "o Luís Zagallo era o herói dos povos do Cuor e do Enxalé" (**), sendo um nome e temido respeitado pelos soldados do Pel Caç Nat 52 (de que o nosso camarada Henrique Matos Francisco foi o primeiro comandante, entre 1966 e 1968)... 

O Beja Santos ajudou o João Crisóstomo a procurar a encontrar o seu amigo e camarada Luís Zagallo, "de nome completo Luís Manuel de Mello Carneiro Zagallo de Matos".... Nascido em Cacilhas, Almada, era "uma cara familiar para o público português, no teatro, no cinema e na televisão. Estudou bailado em Paris, teve os seus primeiros pequenos papéis na Comédie Française. Fez parte do Teatro Universitário e mais tarde da Companhia de Amélia Rey Colaço, no Teatro Nacional D. Maria II. Em 1964, partiu (...) para a Guiné, foi condecorado com uma cruz de guerra e diversos louvores"...  


 À família, colegas e amigos do meio teatral e televisivo, e sobretudo aos nossos camaradas da CCAÇ 1439  e outras subunidades que o conheceram no Enxalé, apresentamos as nossas condolências, em nome de toda a Tabanca Grande. (***)
____________


Notas de L.G.:

1 comentário:

Anónimo disse...

Camaradas
Mais um de nós que embarcou para a "Grande Viagem",aquela viagem que não tem retorno.
Mais um camarada que infelizmente perdeu a luta com a "Senhora da Foice".
À família enlutada, apresento as minhas sinceras condolências.
Luís Borrega