quinta-feira, 1 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6665: Parabéns a você (128): Mensagens para a Tertúlia (José Firmino / Manuel Maia)

1. Mensagem de José Firmino (ex-Soldado Atirador da CCAÇ 2585/BCAÇ 2884, Jolmete, 1969/71) com data de 30 de Junho de 2010:
Caro Camarada Carlos Vinhal, para conhecimento da Tertúlia

Caros amigos camaradas,
Uma das melhores prendas da vida são a família, os amigos e tudo de bom que nos rodeia.

Ao festejar mais um aniversário, de muitos que ainda espero ter pela frente, me senti como nunca pois tive de facto tantos votos de parabéns: Por me sentir com tanta vontade de viver quero partilhar com todos vós a minha grande satisfação e deixar a toda Tertúlia o meu reconhecimento por toda amizade manisfestada.

São para mim estes pequenos grandes gestos que fazem de todos nós Homens que pensam e com um coração bondoso.

Reconhecidamente grato.
Firmino.

**********


2. Mensagem de Manuel Maia (ex-Fur Mil da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4610, Bissum Naga, Cafal Balanta e Cafine, 1972/74), com data de 30 de Junho de 2010:
Camaradas,
Foi com o coração apertado que decidi escrever esta meia dúzia de palavras de agradecimento, que não conseguiria pronunciar, embargada que tenho a voz pela carga emocional que a vossa amizade evidenciada através dos telefonemas, mails e comentários ao trabalho do Carlos e a suprema arte do casal Pessoa, me causou...

É gratificante saber que temos amigos que nos momentos importantes das nossas vidas dizem presente, e nos fazem acreditar que o mundo é afinal uma coisa extraordinariamente bela e importante, e que a vida é bem mais interessante quando sentimos o calor dessa amizade, como hoje experimentei.

Cruzei o limiar da porta dos sexagenários, e ainda me revejo de calções, pião e faniqueira no bolso, à pasta às costas, a caminho da escola primária que o "bolorento regime" erigira e que este efabulado sistema do "ensino para todos" vai encerrar...
Parece que foi ontem.

Das duas primeiras décadas passei uma boa parte na escola, depois no início da terceira, virei aprendiz de guerrilheiro, nas restantes tenho vivido a luta pela vida, nesta guerra constante duma sociedade altamente competitiva onde os atropelos aos valores são uma constante na procura incessante que o homem faz para a acumulação de bens...
Uma sociedade onde o dinheiro é a mola propulsora e unico objectivo de vida que me não é particularmente interessante.

É portanto, para mim, altamente gratificante aperceber-me de que pelo menos entre nós, guinéus, há valores que se não perderam, e estão aí perpetuados no tempo, "vivinhos da silva", como todos vocês nas mais díspares formas que a tecnologia hoje propicia, fizeram questão de evidenciar.

Bem hajam todos pelo prazer que me fizeram sentir enquanto ser humano que descobriu que afinal nem tudo está perdido nesta selva para onde os (ir)responsáveis políticos nos atiraram sem sequer nos facultarem mapas ou quaisquer azimutes para nos desembaraçarmos do pântano...

Mas os guinéus estão habituados às bolanhas e ao tarrafo, e saberão, com maior ou menor dificuldade, vencer as dificuldades que se nos deparam.

Obrigado
Um abraço do tamanho do Cumbidjã (do nosso cumbidjã Mário Fitas...) para todos.
Manuel Maia
__________

Notas de CV:

Vd. postes de:

29 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6651: Parabéns a você (125): José Rodrigues Firmino, ex-Soldado da CCAÇ 2585/BCAÇ 2884 (Os Editores)
e
30 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6660: Parabéns a você (127): Manuel Maia, ex-Fur Mil da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4610 (Os Editores)

Sem comentários: