domingo, 27 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6647: In Memoriam (46): Carta ao Victor: Ainda não consegui a tal foto, mas continuarei a tentar e quero que saibas, querido amigo, que no momento de disparar estarei a pensar em ti (Jorge Portojo)


Porto > Prédio do nº 4 da Rua de S. Miguel, forrada com azulejos do séc. XVII que saíram do Convento de S. Bento.

1. Texto e foto do nosso camarada Jorge Teixeira, mais conhecido, na blogosfera como Portojo


Data: 25 de Junho de 2010 23:29
Assunto: Carta ao Victor


Carta ao Victor 

Querido amigo e camarada

Encontraste-me ao fim de 36 anos porque viste um escrito meu e a foto de uma menina que ambos conhecemos em África, lá no fundo da Guiné, em Catió, filha dos nossos saudosos amigos Barrinhos.

A partir dessa altura, conversámos muito e acabámos por nos rever pessoalmente em Maio de 2007. De muita coisa falámos, procurámos gentes, que gentes procuravam. Conseguimos pistas, trocámos contactos, enfim, andámos por aí.

Quando comecei a ter tempo para descobrir a fundo o meu Porto, foste dos primeiros a ver as minhas fotos, que elogiaste. Disse-te que havia coisas que não conseguia, por mais que tentasse, fazer bem. Uma delas era a foto da casa nº 4 da Rua de S. Miguel, forrada com azulejos do séc. XVII que saíram do Convento de S. Bento. Disseste-me que um dia haveria de o conseguir.

Esta casa bem fotografada tornou-se como uma espécie de obsessão. De dia ou de noite, nunca consegui fazer obra asseada. E mandava-te as fotos para veres. Dizias sempre:
- Tem calma, um dia consegues.

Em 14 de Maio, dia da visita do Papa à minha cidade, fui para a Vitória fazer as "Fernandinas" e obriguei-me a ir fotografar a casa. Pensei para mim: 
- É hoje,  Victor. 

Mas não tive coragem para te enviar as fotos. Dias antes tinhas escrito aos teus amigos para seleccionarem os emails que te enviassem. Falámos sobre isso e eu retraí-me.

Ainda não consegui a tal foto. Mas continuarei a tentar e quero que saibas, querido amigo, que no momento de disparar estarei a pensar em ti.

Até qualquer dia, Victor.(**)

Jorge / Portojo

______________

Notas de L.G.:



2 comentários:

Anónimo disse...

Camarada e amigo: É um texto comovente, muito bonito, que vou publicar, hoje ou amanhã. Um abraço. Tenho pena de não te poder ver em Monte Real). Fica bem. Luís [Graça]

Anónimo disse...

Camaradas
Já recebi na minha caixa de correio electrónico, por envio do seu autor Jorge Teixeira (Portojo), esta carta ao Vitor e emocionei-me deveras.
"Nada é mais importante do que a amizade, nem a fama, nem o dinheiro, nem a morte".
Esta carta é um Hino à Amizade !
Um abraço fraterno ao Portojo.

Luís Borrega