Guiné > Região de Tombali > Gadamael - Porto > s/d [1973? ] > Tabanca, reordenada pelas NT.
Foto: Autores desconhecido. Álbum fotográfico Guiledje Virtual. Gentileza de: © Pepito/ AD - Acção para o Desenvolvimento (Bissau) (2007).
1. O nosso leitor e camarada José Sales deixou-nos o seguinte comentário, no poste P2801 (*):
Não querendo ser contrariador, esta minha observação é apenas construtiva. Esta foto [, acima,] nem me parece de Gadamael, mas se o é , será posterior a 1973: eu estive em Gadamael desde a primeira semana de Fevereiro de 73 até 24 de Junho do mesmo ano e não existia tabancas de chapa de zinco, era tudo colmo.
Como digo, poderá ser depois desta data. Aqui deixo as minhas desculpas. (**)
José Sales,
CCAÇ 4743/72 (***)
2. Comentário do editor:
Agradece-se a atenção e o interesse do nosso leitor e camarada José Sales. Pede-se aos camaradas que passaram por Gadamael para contribuirem,com os seus esclarecimentos, para a correta legendagem da foto, fornecida em 2007 pelo nosso amigo Pepito, e que desde sempre referenciamos como sendo de Gadamael. Sobre o reordenamento de Gadamael (talvez o primeiro do CTIG), vd. aqui poste do nosso camarada, o cor art António J. Pereira da Costa, com data de 2 de julho de 2008:
(...) " Em Maio/Junho de 1968, o Gen Spínola [, então ainda brigadeiro, ] determinou o abandono dos quartéis de Sangonhá e Cacoca. Houve que transportar, para Gadamael e Cacine, a população que ali residia e que, em Cacine, ficou instalada na antiga Missão do Sono que agora já não existia, visto que a doença estava erradicada.
"Foram feitas mais de 30 colunas em pouco mais de 15 dias. À chegada foi necessário construir as casas com o auxílio do pessoal da CART 1692. Pela sequência das fotos é possível ver que se podem construir casas a partir do telhado. A qualidade das fotos não
será a melhor, mas este poderá ter sido o primeiro Reordenamento da Guiné" (...).
3. Comentários (posteriores) dos leitores a este poste:
(i) Vasco Pires (ex-comandante do 23º Pel Art, Gadamael, 1970/72, a quem saudamos e convidamos a integrar a nossa Tabanca Grande)
Prezados, com as devidas ressalvas de mais de quarenta anos de distância, não posso afirmar se essas fotos são de Gadamael Porto. O que posso afirmar, é que quando cheguei em Gadamael, penso que em finais de 1970, para assumir o comando do 23°Pelart, os espaldões já estavam prontos, bem como as casas do reordenamento (com teto de zinco), que foram ocupadas pelo pesoal da artilharia, inclusive a primeira casa, junto à cerca do quartel,foi ocupada por mim e pelos valorosos e esforçados Furriéis. Cordiais saudações.
Domingo, Fevereiro 05, 2012 7:45:00 PM
(ii) C. Martins (ex- comandante do Pel Art, Gadamael, 1973/74):
Por diversas vezes apareceram estas fotos , nomeadamente a 1.ª, como sendo de Gadamael.
É-me completamente estranha a 1ª. A 2.ª pode ser, mas terá sido quando houve a retracção de Cacoca e Sangonhá. A 3.ª também pode ser, mas no meu tempo,onde se observa o suposto reordenamento era a pista. O obus que se vê NÃO É O 8,8 MAS SIM O 14.
O camarada Vasco Pires diz que no seu tempo os espaldões já estavam construídos, logo a 3.ª foto só pode ser anterior a 1970.
Se as fotos são de Gadamael terão sido feitas em 1970 ou anteriormente. No meu tempo nada disto existia.
Um artilheiro de Gadamael, C.Martins.
Segunda-feira, Fevereiro 06, 2012 1:05:00 AM
Notas do editor:
(*) Vd. poste de 30 de abril de 2008 > Guiné 63/74 - P2801: Fotos e relatos de Gadamael, Maio / Julho de 1973, precisam-se (Nuno Rubim)
______________
(**) Vd. último poste da série > 10 de setembro de 2011 > Guine 63/74 - P8761: Fotos a procura de... uma legenda (15): Bambadinca e o seu famoso bagabaga catedral... Álbum do Benjamim Durães
(***) Esteve em Gadamael (e depois foi para Tite) a CCAÇ 4743/72 (BII 17; partida para o TO da Guiné a 27/12/1972; regresso a 31/8/1974). Teve 3 capitães.
(***) Esteve em Gadamael (e depois foi para Tite) a CCAÇ 4743/72 (BII 17; partida para o TO da Guiné a 27/12/1972; regresso a 31/8/1974). Teve 3 capitães.
4 comentários:
Prezados,com as devidas ressalvas de mais de quarenta anos de distância, não posso afirmar se essas fotos são de Gadamael Porto. O que posso afirmar, é que quando cheguei em Gadamael, penso que em finais de 1970, para assumir o comando do 23°Pelart, os espaldões já estavam prontos, bem como as casas do reordenamento (com teto de zinco), que foram ocupadas pelo pesoal da artilharia,
inclusive a primeira casa junto à cerca do quartel,foi ocupada por mim e pelos valorosos e esforçados Furriéis.Cordiais saudações
Por diversas vezes apareceram estas fotos nomeadamente a 1.ª como sendo de gadamael.
É-me completamente estranha a 1.ª.
A 2.ª pode ser mas terá sido quando houve a retracção de cacoca e sangonhá.
A 3.ª também pode ser, mas no meu tempo,onde se observa o suposto reordenamento era a pista.
O obus que se vê NÃO É O 8,8 MAS SIM O 14
O camarada Vasco Pires diz que no seu tempo os espaldões já estavam construídos, logo a 3.ª foto só pode ser anterior a 1970.
Se as fotos são de gadamael terão sido feitas em 1970 ou anteriormente.
No meu tempo nada disto existia.
Um artilheiro de gadamael
C.Martins
... as duas primeiras ilustrações do v/postal supra, são reprodução digitalizada, de "Guerra Colonial - Angola, Guiné, Moçambique" (1ªed. DN, Lisboa Set97), cujas respectivas legendas, são ('ipsis verbis') como segue:
- «aldeamento de Beafadas em Gadamael-Porto, organizado no âmbito da política de reordenamento do general Spínola»;
- «Tabanca de Tandas e Sossos em Gadamael-Porto, excluídos da política de reordenamento».
(créditos fotográficos - Arquivo José Félix de Morais)
Prezado Luis Graça,Fico muito grato, pela cordial acolhida, bem como pelo convite.Sou um desses milhões da multicentenária diáspora Lusitana,em 1972 saí de Portugal, e por aí ando até esta data. Há talvez um ano, tive o primeiro contacto com o blog; quero te parabenizar como a toda a equipe pelo extraordinário trabalho, bem como pelo alto nível da edição do blog, em assuntos tão polémicos e carregados de emoção, com décadadas de distância.Cordiais saudações
Enviar um comentário