segunda-feira, 9 de julho de 2012

Guiné 63/74 - P10133: (De) caras (12): Foi com um arrepio que voltei ao Xime e a Mansambo, ao ver o vídeo sobre o quotidiano da Cart 2339 (António Vaz, ex-cap mil, CART 1746, Bissorã e Xime, 1967/69)

1. Mensagem do nosso camarada e amigo António Vaz, ex- cap mil da CART 1746 (Bissorã e Xime, 1967/69), com data de ontem, com um comentário sobre o vídeo, excecional, de 50 minutos (, editado em duas partes), que publicámos sobre a vida e a obra dos Viriatos, o pessoal da CART 2339 (Fá Mandinga e Mansambo), vídeo esse  que terá passado despercebido a muitos dos nossos camaradas que conheceram a região, e/ou que foram contemporâneos dos acontecimentos:


Data: 8 de Julho de 2012 17:59

Assunto: Imagens da Cart 2339

Camaradas da Cart 2339:

Foi com um arrepio que vi as imagens do vosso e nosso quotidiano no sector L1 da Guiné onde andei com a CArt 1746 do Xime. Operações de desmatação fizemos duas ou três,  sendo uma delas a Cabeça Rapada; fui a Mansambo mais que uma vez, comandei a 2339,  se não me engano 2 vezes,  por impedimento do vosso Capitão (Soares ?) e recordo que vocês eram Malta Porreira.

Revi e revivi as picadas, a intensa chuva, os tornadinhos, as bajudas, tudo.

Um grande agradecimento e um enorme elogio pelo que me foi dado ver e pelo cuidado posto na edição das imagens que não foi de certeza tarefa fácil.

Não há nada como a TROPA MACACA que nós fomos.

Abração do António Vaz
___________________

2 comentários:

Luís Graça disse...

Ah!, grande capitão. "Arrepio", é o termo apropriado para quem, como tu e eu, vimos os dois vídeos, não com os olhos nostálgicos da juventude perdida, mas como conhecedores dos tempos e dos lugares que a câmara super 8 do Henrique Cardoso tão bem soube captar e registar.

Uma imagem vale mais do que mil palavras, uma imagem com animação (e som direto) vale mais do que mil imagens. É impossível um gajo não se emocionar ao ouvir a chuva a cair em Candamã, ou voltar a Candamã, a última tabanca do regulado do Corubal (juntamente conm Afi+a) que o Mamadu Indjai (esse mesmo, que faria mais tarde parte do grupo dos assassinos de Amílcar Cabral, e que acabaria fuzilado em Conacri...) quis apagar da terra e do mapa (Por azar dele, havia lá, nessa noite de 30 de julho de 1969, duas valorosas secções de Viriatos)...

Dizes bem: havia um grande espírito de corpo entre a "tropa macaca" que desembarcou em Bissau, dos Ana Mafalda, dos Uige, dos Niassa, e que depois passou, em conjunto, por todas as estações do calvário da Guiné, a começar pela subida do Geba em LDG e a ritualística praxe do "batismo de fogo" em Ponta Varela, no delta do Rio Geba ...

Uma coisa era chegar e partir em "rendição individual", ou de avião, outra era formar uma companhia em Santa Margarida, partir ttodos juntos num navio para a Guiné, regressar em conjunto noutro navio... em geral, muito mais desfalcados...

Obrigado, capitão, por teres sabido valorizar este precioso documento onde todos estamos retratados... Os "Viriatos" foram apenas os "atores" deste filme...

Torcato Mendonca disse...

Olá caro Capitão 1000 Vaz do Xime

Arrepio aqui ou ali lá nos íamos encontrando de quando em vez, Aquilo, entre aspas, foi uma CART de muitos comandos no primeiro ano.Depois apareceu o CMDT que a levou, como devia ser, até quase ao fim e eu trouxe-a até Évora -A Bela da Planície Alentejana.
Fizemos várias operações juntos...até partimos, quantas vezes eu lá fui, o Poidom.

Espero, foi dito ao telefone e é escritura, o encontro no "Reino do Al-Garbe"

Abraço

T. (t é mais fácil que torcato...)