terça-feira, 10 de julho de 2012

Guiné 63/74 - P10137: Blogoterapia (212): Veterano, nostágico ?... Sim, ai quem me dera ter outra vez vinte anos... mas saber o que sei hoje (António J. Pereira da Costa, cor art ref)

,





[Imagem acima: dois coronéis ref, o pilav Miguel Pessoa, e o artilheiro António Costa. Infografia de Miguel Pessoa, a quem desejamos um rápido restabelecimento da sua saúde, depois do acidente que o levou ao hospital e à "faca"...]


1. Mensagem do nosso camarada António J. Pereira Costa, com data de 30 de junho passado, e em resposta à nossa última sondagem ("Um blogue de veteranos nostálicos da sua juventude ?"):


Assunto - Os Nostálgicos

Conheço alguns trabalhos de René Pélissier. A Biblioteca do Exército tem diversas obras suas. Identifico-me, sem dificuldade, com as ideias que expressa, especialmente no que toca aos antecedentes das “guerras de libertação” em África. Por isso resolvi responder à “sondagem”.

Creio que a minha primeira intervenção no blog versou o tema: “Quem somos nós?”. Queria “atabancar-me” bem e, por isso, considerei interessante definir o perfil do ex-combatente. Num texto de quatro páginas, procurei fazê-lo e as consequências, para mim, foram devastadoras. Felizmente, eu usava capacete…

O perfil que tracei poderá, até certo ponto, servir de contraditório à afirmação de Pélissier.

Aceito agora o desafio do Luís Graça e regresso ao tema, expondo o meu ponto de vista, depois de ter lido as considerações do historiador francês. O tempo que nos é dado e curto. Contudo, tratando-se de uma sondagem, a resposta terá de ser dada com brevidade.

Comecemos com a formação ou mentalização inicial de que fomos alvo, desde bem cedo, nos bancos das Escolas. Convém não esquecer que somos apenas o produto do meio que fomos criados, como dizia António Aleixo. Vivíamos num país desfasado dos padrões de vida europeus do tempo e cujas autoridades dificultavam o contacto com o “estrangeiro”. As diferenças que encontrávamos quando, por sorte, saíamos do país deixavam-nos admirados e invejosos.

Alimento, cada vez mais a ideia de que se tratava de um fenómeno sociológico previsível e previsto por vários visitantes (Henrique Galvão, entre outros,) e residentes naquelas terras, a quem os responsáveis não deram ouvidos e depois… As tensões entre os diferentes grupos sociais, as diferenças rácicas e as tensões acumuladas, ao longo de séculos (Ver René Pélissier) criaram as condições propícias para o sucedido. Chamo aqui a atenção para os textos antigos, que têm vindo a ser divulgados, descrevendo o Ultramar e nos quais, directa ou indirectamente, é possível descobrir as deficiências do colonialismo.

Fomos.

E sobrevivemos a dois traumas seguidos, por vezes separados por poucos dias ou horas até: o choque da chegada a uma cidade militar (e a um teatro de operações num país que, começámos a logo a perguntar se seria efectivamente nosso), e a vida diária no quartel do mato, numa localidade pequena do interior, cujos habitantes nos eram estranhos, não falavam a nossa língua e tinham hábitos e religiões de que só vagamente tínhamos ouvido falar. De que lado estariam e porquê? Perguntávamo-nos porque seria que alguns recusavam a protecção e as condições de vida que lhes dávamos e preferiam uma ligação ao “inimigo”. Mas, se todos tinham nascido e sempre vivido ali, quais seriam as razões para tal?

Amadurecíamos. Ou melhor: envelhecíamos, sem darmos por isso. O esforço diário, o trabalho de equipa, a entreajuda e as horas de incerteza mostravam-nos o lado mais genuíno da vida.

Cada vez, me restam menos dúvidas de que participámos na História do nosso país de um modo com que todos tínhamos sonhado, ao aprendermos a nossa História, nos bancos da escola, mas também nunca tínhamos pensado que pudesse acontecer.

Já defendi, numa revista militar que desde a primeira hora, a guerra estava perdida. E não saiu ninguém a contradizer-me. Tivemos de descobrir à nossa custa que era essa a realidade. Tenham em conta a grande resistência ao “ocupante” que se traduziu em continuar, ao fim de cinco séculos, a usar as línguas tradicionais e a recusar a aprendizagem do português, numa espécie de resistência passiva, que se estende a outros sectores como hábitos e, principalmente, às religiões e hábitos similares (por mais primitivos que fossem).

Mas à chegada à “Metrópole”, vinha a grande desilusão. Julgávamos ser cidadãos-patriotas ou soldados-heróis, mas não éramos mais do que um corpo estranho que lembrava aos políticos a sua incapacidade, e à sociedade um problema que ela tinha, mas que não sabia como resolver e, por isso, varria para baixo do capacho. Sentimos a frustração de não sermos ouvidos, e o desinteresse de vizinhos e conterrâneos, perante a nossa mensagem e, por fim, num fenómeno que a psicologia clínica talvez explique, tentámos esquecer o sucedido. Isso levou-nos a cumprir um período de resguardo de alguns anos durante os quais evitávamos falar “naquilo”.

Havia outras tarefas. Era necessário organizar a vida e desfrutar da luta diária, no fundo a razão de ser dos homens.

Julgo que a curiosidade de sabermos o que seria feito daqueles com quem partilhámos a nossa existência durante dois anos foi determinante. Primeiro a curiosidade, depois as saudades. Entretanto ficámos velhos. E os velhos têm mais necessidade de recordar para se sentirem gente ao contemplarem a vida. Daí aos convívios foi um passo.

Mas, afinal porque nos irmanamos à volta de uma mesa?

Porque todos temos em comum o facto de termos sido os homens que estavam na esquina errada da História. Fomos apanhados num turbilhão e não pudemos fazer nada para sair dele. Nadámos num troço de águas revoltas do rio do tempo.

Por mim não sinto nada “nostálgico” em relação à guerra ou à Guiné. Já disse num Post que, para mim a guerra, se a houve, terminou com a independência e não me sinto mais ligado àquele país do que a qualquer outro. O passado comum, que por vezes se evoca, envergonha uns e revolta os outros e não me sinto nada responsável pelo que de bom ou mau por lá se passa.

Considero, agora, que é essencial que lutemos contra o esquecimento. Não podemos deixar que nos suceda o que aconteceu a tantos outros que andaram pelas Àfricas, durante a I Guerra e especialmente nas chamadas Campanhas de Pacificação ou da Ocupação (fim do Séc. XIX – inícios do Séc. XX). A pouco e pouco vamos descobrindo “coisas”, como os sacrifícios dos nossos compatriotas e o grau de violência praticado de parte a parte. Temos de deixar a nossa assinatura na marcha do tempo.

Além disso, fizemos uma guerra pobre. Era pobre a nossa logística e os meios operacionais escassos. Os meios operacionais do inimigo evoluíam a olhos vistos e os nossos mantiveram-se perigosamente estacionários, como ultimamente temos vindo a ver. As guerras ou se perdem ou se ganham. E nós perdemos,  o que foi mais outra marca na nossa personalidade.

Como diz o Idálio [Reis]: “para quê e porquê?” Enfim, tudo terminou bem, ou menos mal, e isso foi o mais importante.

Nostalgia? Dos vinte e poucos anos? Sim! “Ai quem me dera ter outra vez vinte anos” diz o fado (*), mas saber o que sei hoje, acrescento eu. Mas da guerra e dos dois anos de sacrifícios impostos a troco de nada, não.

E o António Levezinho pergunta: “se não se deve voltar a um sítio onde se foi muito feliz, porquê voltar a um onde se foi particularmente infeliz”?

Não sou nostálgico e creio que o esquecimento é o pior que nos pode suceder, num mundo onde a ignorância é cada vez maior, embora a disponibilidade do conhecimento seja anormalmente enorme. Quero dar testemunho e evitar que aqueles 13 anos possam ser reduzidos a meia página de um compêndio de História.

Um Ab e desculpa o desenvolvimento e o atraso na resposta

António J. P. Costa (**)
_______________

Notas do editor:

(*) O meu primeiro amor [, fado interpretado por grandes fadistas como Amália Rodrigues iou Cidália Moreira]

Letra de Nelson Barros; música de Frederico Valério (c. 1955)

Ai, quem me dera
Ter outra vez vinte anos,
Ai! como eu era,
Como te amei, Santo Deus,
Meus olhos
Pareciam dois franciscanos
A espera
Do céu que vinha dos meus.

Beijos que eu dava,
Ai! como quem morde rosas,
Ai como te esperava
Na vida que então vivi,
Podiam acabar os horizontes,
Podiam secar as fontes
Mas não vivia sem ti.

Ai! como é triste,
Eu dizer não me envergonho,
Saber que existe
Um ser tão mau e ruim
Que eras um ombro para o meu sonho,
Traíste o melhor que havia em mim.

Ai! como o tempo
Pôs neve nos teus cabelos,
Ai como o tempo
As nossas vidas desfez,
Quem me dera
Ter outra vez desenganos,
Ter outra vez vinte anos.

3 comentários:

Manuel Joaquim disse...

Meu caro A.J.Pereira da Costa:

Pela minha parte ... palmas, mais palmas, MUITAS PALMAS! É o que me merece este teu texto.
Abraço

Abranco disse...

Caro António J.P. Costa,li e voltei a ler a descerição que faz no poste.
Voltei a ler porque partilho da mesma opinião em cada linha escrita.
Em poucas linhas, está lá tudo que envolveu a nossa presença na Guiné.
Textos como este, enriquecem muito o nosso blogue, por isso, muitos parabens , muitas felicidades e um grande Abraço.
António Branco
ex 1º cabo Reabº Matº
C CAÇ 16--BACHILE--1972-1974

armando pires disse...

BRAVO!!

armando pires