sábado, 9 de março de 2013

Guiné 63/74 - P11223: Fantasmas ...e realidades do fundo do baú (Vasco Pires) (7): Fotos de um líder, do Cap Inf Op Esp Fernando Assunção Silva, primeiro cmdt da CCAÇ 2797


À esquerda: O saudoso Cap Op Esp Fernando Assunção Silva


1. Mensagem do nosso camarada Vasco Pires (ex-Alf Mil Art.ª, CMDT do 23.º Pel Art, Gadamael, 1970/72), com data de 17 de Fevereiro de 2013:


FANTASMAS DO FUNDO BAÚ

7 - Fotos de um líder - Cap Op Esp Fernando Assunção Silva

Caros Luis Graça/Carlos Vinhal,
Cordiais saudações.

Remexendo o fundo do baú, agora ligeiramente ilustrado, encontrei essas duas fotos de um LÍDER.
Esta é a minha modesta e respeitosa homenagem. Fica a imagem, as palavras já foram escritas:

Sereno, intrépido, generoso... um LÍDER

(...) "A CCaç 2796 foi fustigada de forma brutal nos seus primeiros passos em Gadamael numa primeira tentativa do PAIGC de, indirectamente, eliminar a posição de Guileje (o que veio a conseguir em 1973 por via directa). Sofreu baixas, incluindo o comandante da companhia (24Jan71) e nos finais de Janeiro de 1971 era uma subunidade extenuada psicologicamente. 

Com muito trabalho de todos, reagiu, recuperou, deixou obra feita (reordenamento, escola, posto sanitário, casernas, organização do terreno) e garantiu a posse de Gadamael, a segurança da população, o apoio logístico a Guileje e a liberdade de movimentos no seu sector. Em suma "Cumpriu a Missão". Não desmereceu do seu primeiro e valoroso comandante de companhia – Capitão Assunção Silva, dos seus restantes camaradas mortos e feridos em combate e da confiança da população que apoiou de múltiplas formas e com quem manteve relações de respeito e amizade." (...) 

Coronel Morais Silva

"O Capitão Assunção Silva comandou sempre magistralmente a reação a todas as flagelações, e ordenava patrulhas regulares, algumas delas comandadas por ele pessoalmente. Pois é, e numa delas aconteceu, um simples disparo de um franco-atirador atingiu-o mortalmente no peito."

Vasco Pires


Ao fundo o saudoso Capitão de Infantaria Op Esp Fernando Assunção Silva, à sua direita Alferes Campinho, Alferes Manso, os dois da CCAÇ 2796, e Alferes Costa Gomes, Pel Rec Fox 2260 (um "benemérito" de Guileje, pois fazia a segurança das colunas de reabastecimento), à sua esquerda Vasco Pires (camiseta branca) e Alferes Rodrigues CCAÇ, os restantes são Furriéis da CCAÇ e Pel Rec, que por estarem parcialmente retratados não dá para identificar. 
Me perdoem os camaradas, se quarenta anos depois errei algum nome.

Forte abraço
Vasco Pires
____________

Nota do editor:

Vd. último poste da série de 3 de Março de 2013 > Guiné 63/74 - P11185: Fantasmas ...e realidades do fundo do baú (Vasco Pires) (6): ...onde também tem lealdade, dedicação e competência

3 comentários:

Luís Graça disse...

O José Martins, nosso colaborador permanent5e, diz que o cap inf op esp Fernando Assunção Silva faleceu por ferimentos em combate em Tamabofa (sic).

Continuo sem encontrar este topónimo na carta de Cacoca (que inclui Gadamael). Nem na carta de Guileje.

Não seria Talaiá (, a nordeste de Gadamael Porto) ? Ou Iambambuli (?), a sudeste, junto à linha de fronteira ?...

Deveríamos fazer um poste sobre a morte deste bravo capitão... Quem temn mais detalhes sobre ele e as circunstâncias da sua morte ?

Anónimo disse...

Será "tomabofe" ?

Fica entre Viana e Ganturé numa zona de palmeiral..é que o IN gostava muito de fazer tiro de morteiro 82 daí..tinham segurança avançada com um vigia em cima de uma palmeira..quando um dia foram descobertos..resolveu-se o problema com 20 "tiritos" do 14..nunca mais fizeram.

A minha homenagem ao CAP. Assunção Silva.

Caro camarada Luís Graça,relembro que as cartas apresentadas no blog eram dos anos 50 e apesar de estarem muito bem feitas estavam completamente desactualizadas na nossa época.

C.Martins

Mário Vasconcelos disse...

Uma pergunta:
O capitão Fernando Assunção Silva era natural de Guimarães? É que tive um companheiro de liceu, meu colega de turma que tinha justamente esse nome e foi militar de carreira.