quinta-feira, 18 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11418: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (13): Resposta nº 23: Augusto Silva Santos (ex-Fur Mil da CCAÇ 3306/BCAÇ 3833, Pelundo, Có e Jolmete, 1971/73); resposta nº 24: Mário Beja Santos, ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52 (Missirá e Bambadinca, 1968/70)

1. Mensagem do nosso camarada Augusto Silva Santos (ex-Fur Mil da CCAÇ 3306/BCAÇ 3833, Pelundo, Có e Jolmete, 1971/73), respondendo ao nosso questionário (*):

(1) Quando é que descobriste o blogue ?
- Em 2010.

(2) Como e através de quem ?
- Através dos camaradas Tino Neves e Manuel Resende.

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia) desde quando ?
- Desde Setembro de 2010.

(4) Com que regularidade vês/lês o blogue ?
- Normalmente, uma a duas vezes por dia.

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.)
- Desde a minha adesão como membro da Tabanca Grande (cerca de dois anos e meio), já enviei “trabalho” que deu origem a 34 referências. É provável que ainda venha a enviar algo mais.

(6) Conheces também a nossa página no Facebook ? (Tabanca Grande Luís Graça)
- Sim. Faço parte.

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue ?
- Não. Gosto mais do Blogue

(8) O que gostas mais do Blogue ? E do Facebook ?
 - O Blogue é mais abrangente, dá-nos várias perspectivas e a possibilidade de fazer consultas e contar com a colaboração directa de outros camaradas. O Facebook é mais pessoal.

(9) O que gostas menos do Blogue ? E do Facebook ?
- O que gosto menos tanto num como noutro caso, são as publicações que por vezes nada têm a ver com a guerra na Guiné (a origem do Blogue), ou quando os comentários se embrenham demasiado na política ou são completamente fora do contexto (acontece mais no Facebook).

(10) Tens dificuldade, ultimamente, de aceder ao Blogue ? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...)
- Não. Normalmente acedo sem problemas.

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti ? E a nossa página no Facebook ?
- Representa a oportunidade de reviver um pouco do que foi passar parte da nossa juventude, numa terra distante, longe dos ente-queridos e amigos, em cenários por vezes inimagináveis. A oportunidade de dar a conhecer muito dessa realidade, dos bons e maus momentos, e até de rencontrar camaradas e amigos.

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos sete anteriores encontros nacionais ?
- Não. Infelizmente não tive essa possibilidade.

(13) Estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de Junho, em Monte Real ?
- Mais uma vez não me vai ser possível.

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar ?
- Absolutamente. Ainda há muita gente para aderir à Tabanca Grande e com muitas histórias por contar.

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer.
- Agradecer ao Luís Graça por ter criado este Blogue, e ao Carlos Vinhal nosso editor principal sempre disponível e atento, o que nos permite continuar a “alimentar” o Blogue.
Bem hajam.

********************

2. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com as suas respostas ao nosso questionário:


(1) Quando é que descobriste o blogue? 
- Em 2006. 

(2) Como e através de quem? 
- O Luís Graça telefonou-me um dia para pedir autorização para reproduzir um artigo meu. Deu-me conta do blogue, então em viragem, a abrir-se, deixara de ser um megafone de confidências íntimas. Mergulhei no blogue, saiu-me logo, à bruta, a imagem da capela de Bambadinca, comovi-me, vi tudo devagar e senti-me cativado. Acertámos almoço na Escola Nacional de Saúde Pública, deu-me uma repentina, comprometi-me a escrever um quase dia-a-dia dos meus 26 meses na Guiné. 

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia) desde quando? 
- Entrei logo, sentei-me à mesa, abanquei, resolvi ficar, sem remissão. 

(4) Com que regularidade vês/lês o blogue? 
- Ou de manhã ou à noite, uma vez. Mas de preferência à noite. Saboreio as imagens antes de deitar, sinto-me bem assim, regresso à terra de eleição, deito-me e durmo como uma pedra cerca de sete horas

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.) 
 - Sou escravo do dever, por conta própria atirei-me a uma empreitada alucinante, ando à procura, ou procuro que me chamem a atenção, sobre tudo quanto se escreveu e escreve acerca da Guiné, sempre dos dois lados, a História prefere recolher todas as opiniões dos diferentes quadrantes

(6) Conheces também a nossa página no Facebook? (Tabanca Grande Luís Graça) 
- Não conheço o Facebook. Dizem-me que as pessoas passam lá horas deliciadas, a palrar umas com as outras, a descobrir velhos amigos. Infelizmente, já não sei gerir doutra maneira o meu tempo, o que tenho destino-o à leitura ou a ouvir música. E prefiro fazer amigos novos, é sinal que ainda não estou condenado pela bruxa má do envelhecimento. 

 (7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue? 
- Portanto, só ao blogue. 

(8) O que gostas mais do Blogue? E do Facebook? 
 - Acima de tudo, as imagens, dou comigo especado a pensar o que ia na cabeça do fotógrafo e do fotografado. Devemos ser depositários do maior acervo fotográfico daquela guerra. E gosto também de muitas imagens dos tempos de hoje, como é que se pode ser feliz em tanta adversidade? 

(9) O que gostas menos do Blogue? E do Facebook? 
- O que gosto menos no blogue é de textos que nada têm a ver com a Guiné. 

(10) Tens dificuldade, ultimamente, de aceder ao Blogue? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...) 
- Não. 

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti? E a nossa página no Facebook? 
- O blogue é o meu álbum de família. À cautela, já entreguei ao Luís Graça o meu património daquele tempo, estou absolutamente convicto da minha mortalidade, pode ser que haja ali material para algum estudo. No blogue publiquei livros, no blogue ganhei ânimo para escrever sobre a Guiné, atualmente estou a escrever o roteiro com o camarada Henriques da Silva. O blogue é omnipresente, quando vou à Feira da Ladra, estou sempre a pensar em surpresas. Lá para meados de Maio vou dar umas horas de aulas no Instituto de Estudos Superiores Militares. No intervalo vou até à biblioteca. O ano passado apanhei lá o diário do soldado Cristóvão, do Leonel Barreiros. Este ano será o que Deus quiser. O blogue faz parte do meu coração, é uma segunda pele. 

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos sete anteriores encontros nacionais ? 
- Já participei em dois. 

(13) Estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de Junho, em Monte Real ? 
- Não. 

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar ? 
- Será o último de nós a fechar a porta. Até lá, todos os dias se carregará o blogue. Às vezes penso que os nossos filhos, os nossos camaradas guineenses de maneira alguma aceitarão a perda de fôlego. 

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer. 
- Transmiti, nos primeiros anos, a sugestão de criarmos uma comissão para analisar formas de angariar fundos, para se apoiar edições; acho que devíamos ser mais intervenientes no domínio filantrópico. Aproveito a circunstância para pedir novamente a todos os confrades que me deem acesso a livros sobre a Guiné, sou de boas contas, devolvo prontamente e nunca danifico livros, sei muito bem o que eles custam a fazer. E aproveito para mandar um abraço a todos.
_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 17 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11416: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (12): Respostas nºs 21/22: Juvenal Amado (CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74) e Carlos Pinheiro (Centro de Mensagens do STM/QG/CTIG, Bissau, 1968/70)

Sem comentários: