domingo, 14 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11390: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (6): Resposta nº 13: Fernando Gouveia, ex-Alf Mil Rec Inf (Guiné, 1968/70); Resposta nº 14: Belarmino Sardinha, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista do STM (Guiné, 1972/74)

1. Mensagem do nosso camarada Fernando Gouveia (ex-Alf Mil Rec Inf, Bafatá, 1968/70), com data de 12 de Abril de 2013 com a resposta ao questionário sobre o nosso Blogue:

Rewsposta nº 13

(1) Quando é que descobriste o blogue ?  
 - Em Outubro de 2009.

(2) Como e através de quem ?
  

- Através de uma entrevista, na Antena 1, ao Beja Santos.

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia) desde quando ?  

 - Desde que descobri o blogue em Outubro de 2009.

(4) Com que regularidade vês/lês o blogue ?
  

- Sempre que ligo o PC. Uma ou duas vezes por dia.

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.)
  
- Já mandei quase tudo que tinha para mandar. Em meu nome há 107 referências.

(6) Conheces também a nossa página no Facebook ? (Tabanca Grande Luís Graça)
  

- Não gosto do Facebook.

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue ?
  

- Portanto, só ao blogue.

(8) O que gostas mais do Blogue ? E do Facebook ?
 

 - No blogue, no geral gosto de tudo, excepto…

(9) O que gostas menos do Blogue ? E do Facebook ?
 

 - O que gosto menos no blogue é de textos que nada têm a ver com a Guiné, como por exemplo os parabéns de aniversário.

(10) Tens dificuldade, ultimamente, de aceder ao Blogue ? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...)
  

- Não.

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti ? E a nossa página no Facebook ?
  

- O blogue teve, tem e terá uma importância extrema nesta fase da minha vida. Andei 40 anos esquecido da Guiné, mas depois vim a rever camaradas, que duma maneira ou outra, me proporcionaram momentos inesquecíveis. Foi o blogue que me levou a conviver nos almoços das quartas-feiras na Tabanca Pequena, em Matosinhos. Foi o blogue e esses camaradas que fizeram com que tivesse ido à Guiné. Foi o blogue e a ida à Guiné que me proporcionou rever locais e pessoas que não via à 40 anos, situações que me levaram às lágrimas. Foi o blogue e a ida à Guiné que fez com que acabasse por publicar o NA KONTRA KA KONTRA, o livro da minha vida.

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos sete anteriores encontros nacionais ?
  

- Já participei em dois.

(13) Estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de Junho, em Monte Real ?
  

- Não.

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar ?
  

- Claro que o blogue ainda tem muita força anímica. (o regulamento do blogue não exclui a política?)

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer. 
 

- Pelo que disse no ponto 11 tenho muito a agradecer ao blogue, nas pessoas do Luís e do Carlos que me aturou ao longo da publicação dos meus textos.

40 anos as separam
Fotos: © Fernando Gouveia. Todos os direitos reservados

********************

2. Mensagem do nosso camarada Belarmino Sardinha (ex-1.º Cabo Radiotelegrafista STM, Mansoa, Bolama, Aldeia Formosa e Bissau, 1972/74), com data de 14 de Abril de 2013 com as suas respostas ao nosso questionário:

Resposta nº 14

(1) Quando é que descobriste o blogue?
- Não tenho presente a data, mas julgo que em meados de 2009.

(2) Como ou através de quem ? (por ex., pesquisa no Google, informação de um camarada)
- Através do Germano Santos, camarada que esteve também na Guiné.

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia) ? Se sim, desde quando ?
Desde a data em que tomei conhecimento deste espaço e das condições necessárias.

(4) Com que regularidade visitas o blogue? (Diariamente, semanalmente, de tempos a tempos...) 

 - Diariamente.

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.) ?
- Já mandei. Não vejo interesse ou necessidade de enviar mais a não ser em casos pontuais.

(6) Conheces também a nossa página no Facebook [Tabanca Grande Luís Graça]? 

- Conheço.

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue ? 

- Não.

(8) O que gostas mais do Blogue? E do Facebook? 

- Do Blogue gosto essencialmente da sua existência. Estão de parabéns o autor e os seus colaboradores permanentes. O Facebook não utilizo regularmente.

(9) O que gostas menos do Blogue? E do Facebook? 

- As vaidades individuais e as picardias fora de tom, desnecessárias quando não estão em consonância de opiniões e praticadas por pessoas que dizem respeitarem-se.

(10) Tens dificuldade, ultimamente, em aceder ao Blogue? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...) 

- Se essas dificuldades existem não tenho dado por elas, a não ser quando a velocidade da minha Internet é fraca.

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti? E a nossa página no Facebook? 

- Serviu para me reencontrar, suavizar o espírito, lembrar-me a mim e aos outros que não valeu a pena o esforço da guerra, que nunca vale. Serviu e serve para conhecer outros que, como eu, por lá andaram e com quem tenho o prazer de ir partilhando alguns momentos do resto da vida, minha e deles.

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos anteriores encontros nacionais? 

- Já.

(13) Este ano, estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de junho, em Monte Real? 

- É ainda cedo para poder decidir.

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar?

- Se continuar a procurar manter o espírito para que foi criado julgo que sim, caso contrário passa a ser apenas e só mais um Blogue.

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer;
- Já dei a minha opinião, nada justifica repetir…
____________

Nota do editor:

Último poste da série de 14 DE ABRIL DE 2013 > Guiné 63/74 - P11388: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (5): Respostas de Gumerzindo Silva (Alemanha), Veríssimo Ferreira, Gilda Brandão

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Caro amigo e camarada Fernando Gouveia

Gostei sempre de ler os teus escritos, os teus relatos das peripécias que passaste durante a tua 'comissão de serviço' e também acompanhei com emoção a tua emotiva viagem que deu origem ao teu livro.
Se já plantaste alguma árvore já não te falta nada.

Caro amigo e camarada Belarmino

Telegráfico, como sempre. Poderá ser uma 'deformação profissional', em termos de 'homem das TSF', mas acho que ainda terás mais algumas memórias para nos presenteares. Fico a aguardar com serenidade.

Abraços
Hélder S.