domingo, 14 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11388: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (5): Respostas de Gumerzindo Silva (Alemanha), Veríssimo Ferreira, Gilda Brandão


Gilda Pinho Brandão, nascida em Catió, de mãe fula e pai português,  quando veio para Portugal, aos 7 anos, em 1969,  para uma família de acolhimento, trazida por um camarada nosso, o Fur Mil Pina, a quem ela chama mano. Em 2007 pediu ajuda ao nosso blogue, para encontrar a família do pai, que é de Arouca. Afonso Pinho Brandão, comerciante, foi assassinado em 1962, em Catió.

Fotos: © Gilda Brandão (2007). Todos os direitos reservados [ Edição e legendagem: LG]


1. Mais três respostas ao nosso questionário (*). Duas são de dois valentes grã-tabanqueiros, o Gumerzindo Silva, que viva na diáspora, na Alemanha, e outra do nosso "pira" Veríssimo Ferreira.

 A terceira resposta  também muito nos alegra, é da nossa amiga, guineense, natural de Catió, a Gilda Brandão, filha de um português, morto no início da guerra [. Segundo a explicação dada pelo Pepito à Guilda, o pai foi morto por um grupo de balantas quando defendia a sua casa; a mãe é fula]. Ajudámo-la a encontrar a família do pai, Afonso Pinho Brandão, que ela não conheceu em vida. Aos sete anos, em 1969, foi acolhida por uma família português. Brás é o seu apelido de casamento. (Bom, é uma das muitas histórias bonitas que publicámos no blogue, "uma história triste com um final feliz").


2. 10. Gumerzindo Silva [, ex-Soldado Condutor Auto da CART 3331, Cuntima, 1970/72, hoje a viver na Alemanha]


Meu Caro Luis Graça. Um abraço e obrigado pelo trabalho que tu, o Carlos e o  Magalhães, não esquecendo o Briote, nos têm brindado. Que Deus vos vá dando saúde e muita força para que o nosso poilão siga crescendo. Os votos sinceros  do Caetano que na Alemanha vai dando conta do que à volta do poilão se passa.Vamos ás respostas.

(1)  Em Junho de 2008.
(2) Através do nosso encontro anual em Peso da Régua.

(3) [Membro da Tabanca Grande:] Desde 2008.
(4) Diáriamente ,a não ser a altura que tive problemas com a máquina.

(5) Tenho mandado pouco e tenho algumas coisas,mas isso irá ficar para mais tarde; penso brevemente voltar para Portugal.

(6) Sim conheço [o facebook] mas não utilizo.

(7) Sem dúvida, ao blogue.

(8) [O que mais gosto:] Tudo,  principalmente quando se fala de Cuntima, a norte de Farim.

(9) [O que menos gosto:] Certas farsas que ás vezes aparecem.

10) Não [, não tenho dificuldade em aceder ao Blogue].

(11) Representa muito, na medida em que,tive conhecimento de certos casos que se passaram no nosso meio e, que a nós passou ao lado porque ,tinha que ser assim.

(12/13) Não e com muita pena minha,continuo na Alemanha e é difícil conciliar o encontro da Tabanca Grande com o encontro da nossa [CART]  3331, este ano outra vez no mesmo dia.

(14) Sem dúvida.

(15) [Outras críticas, sugestões, comentários:] Nada tenho a dizer.

Gumerzindo Caetano da Silva
Hauptstr.112 53797 Lohmar
Alemanha

2.11. Veríssimo Ferreira [, ex-Fur Mil, CCAÇ 1422 / BCAÇ 1858, Farim, Mansabá, K3, 1965/67]

O aniversário do Batalhão dos Combatentes da Guiné, Blogue Luís & Graça & Camaradas... Salvé, 23 de abril!

(1/2) Já 9 anos? Ainda parece que foi ontem. Descobri o blogue, acidentalmente no Google e mais tarde aconselhado pelo Armando Pires, decidi vir a candidatar-me ao prémio Nobel e começar a escrever umas coisitas, que os Administradores e o meu Editor, na sua bondade,  decidiram publicar, na esperança vã e de que com o tempo, tais escrevinhadelas pudessem vir a contribuir para memória futura.

(3) Assim, por aqui ando há mais ou menos 6 meses e na qualidade honrosa de ser o grã-tabanqueiro 581, o que é obra. Plebeu, incentivado, tenho sido e até me proporcionaram um Real Editor.

(4) Consulto o blogue quase diariamente, pois que ainda tenho ali, muitas e muitas informações a absorver, excepto ao Domingo, porque esse é o dia em que o meu ego sobe...sobe e então leio...releio e vice-versa, os meus episódios vividos a rir e beneficiados pelas imagens e legendas anexadas pelo referido antes, Sr Editor Carlos Vinhal.

(5) Tenho falado com amigos, também veraneantes na Guiné e, a curto prazo, três se alistarão e têm,  ao que sei, muito a dar, para engrandecer as tropas (se tal for possível).

(6/7) De quando em vez, também vou à página da Tabanca [Grande] no Facebook, mas a informação que procuro, está aqui menos disponível.

(8/9) De qualquer forma, quer aqui, quer ali, insurjo-me e manifesto-o, com alguns elogios tecidos ao IN. Mau feitio,  o meu ? Pode ser...só que as feridas da alma não esquecem e,  se as tenho,  foi porque ele foi quem nos obrigou a passar pelo que todos passámos. Mas amo o povo Guineense, creiam.

(10) Não tenho tido dificuldades no acesso e as que se dão, prendem-se mais com a entrada na própria Internet.

(11/12/13) /Rejuvenesço recordando...as saudades são mais que muitas...tenho agora mais amigos dos bons e se tudo correr bem, devo ir abraçá-los no Encontro Nacional deste ano.

(14) Garra para continuar ? Qu'é lá isso.  amigalhaços? Claro que sim...prá frente é que é o caminho.
Se mesmo quando a bolanha enchia...se mesmo quando do lado de lá sabíamos que estava o perigo e não fugíamos, também agora ninguém será autorizado a desertar, ponto final, parágrafo.

Por isso, caros Admistradores, caros Editores, caros Colaboradores Permanentes e até nós escribas, que comungamos todos um mesmo propósito, continuemos a dar as mãos, e em uníssono gritemos para que o nosso Batalhão jovem do veterano Blogue Luis Graça & Camaradas da Guiné, se faça ouvir lá bem longe. Parabéns, conta muitos.

2.12. Gilda [Brandão] Brás [, aqui na foto à direita, com o marido e a filha]

Bom dia,  Amigo Luís, espero que esteja tudo bem consigo e com os seus. Eu cá vou indo, ainda no desemprego, mas colaborando com quem precisa da minha ajuda, neste caso numa IPSS, mas, não estou a gostar, pois vejo muita injustiça e maldade e não consigo lidar com isso; no final deste mês acaba o meu contrato e já pedi ao centro de emprego para não o renovar.
Desculpe de só responder agora, mas só hoje é que consegui tirar algum tempo para o fazer.
Um abraço
Gilda Brandão

(1) Há cerca de 5/6 anos, não tenho a certeza. [Mais exatamente, em 25 de julho de 2007]

(2) Através do Google, quando procurava informação sobre o meu pai, Afonso Pinho Brandão.

(3) Sou membro da nossa Tabanca Grande desde dessa altura, penso que em 2008

(4) Agora vou menos vezes, costumo ir mais ao facebook.

(5) Não, não tenho enviado nada nos últimos tempos.

(6) Conheço, sim, [a nossa página do facebook]

(7) Vou mais vezes ao facebook

(8) Gosto de todos os assuntos que são abordados tanto num como noutro, mas,gosto mais de os ler no blogue.

(9) [O que gosto menos do blogue e do facebook:] As entradas de alguns "curiosos" e ainda por cima anónimos, em certas conversas, só pelo prazer de dizer mal.

(10) Sim, algumas vezes tenho dificuldades de aceder ao blogue.

(11) Representa muito, pois foi através do blogue e com o incentivo do nosso saudoso Vitor Condeço, que encontrei os meus irmão e outros familiares do meu pai; aliás, foi no 1º. encontro com os meus irmãos que vi pela primeira vez uma fotografia do meu pai.

(12/13) Nunca participei em nenhum encontro [da Tabanca Grande] e neste também não posso; mas, ainda hei-de ir um dia.

(14) Claro que tem [ fôlego para continuar], espero que por muito mais anos.

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 12 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11383: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (4): Resposta do António Vaz [, ex-Cap Mil da CART 1746, Bissorã e Xime, 1967/69] , que sobreviveu a uma recente "emboscada" na estrada da vida...

(...) Questionário ao leitor do blogue:

(1) Quando é que descobriste o blogue ?

(2) Como ou através de quem ? (por ex., pesquisa no Google, informação de um camarada)

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (ou tertúlia) ? Se sim, desde quando ?

(4) Com que regularidade visitas o blogue ? (Diariamente, semanalmente, de tempos a tempos...)

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.) ?

(6) Conheces também a nossa página no Facebook [Tabanca Grande Luís Graça] ?

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue ?

(8) O que gostas mais do Blogue ? E do Facebook ?

(9) O que gostas menos do Blogue ? E do Facebook ?

(10) Tens dificuldade, ultimamente, em aceder ao Blogue ? (Tem havido queixas de lentidão no acesso...)

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti ? E a nossa página no Facebook ?

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos anteriores encontros nacionais ?

(13) Este ano, estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de junho, em Monte Real ?

(14) E, por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra... para continuar ?

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer.

Obrigado pela tua resposta, que será publicada, com direito a foto. O editor, Luís Graça. (...)

Sem comentários: