1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op
Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos mais
uma mensagem desta sua série.
GUINÉ-BISSAU AS MINHAS MEMÓRIAS DE GABU 1973/74
Apresentação em Beja
Camaradas,
Na Biblioteca Municipal de Beja, José Saramago, terá lugar no dia 4 de julho, pelas 21h30, a apresentação da minha 5ª obra cuja temática se situa sobre a minha, nossa, obviamente, comissão militar na Guiné.
São histórias reais, contadas na primeira pessoa, admitindo que a temática relatada é, sobretudo, transversal a gerações que cruzaram o espaço territorial guineense. Foram, no fundo, 11 anos de guerrilha, onde se constata a infeliz realidade de milhares de mortos, outros estropiados e de gentes que vivem hoje sobre a patologia pós-traumática de uma guerra que não deu tréguas, entre outros que paulatinamente ainda vão contando as suas hilariantes narrações da guerrilha na Guiné.
Sou um dos muitos milhares de antigos combatentes que cruzaram a guerra com a paz e que se predispôs a compilar num livro uma vivência real num palanque onde conflito armado não dava sinais de apaziguamento.
A oportunidade será, também, um repto para os camaradas reviverem tempos passados, lançando, em simultâneo um grito de alerta, e de revolta, pelo esquecimento de antigos combatentes numa guerra, recente, que estilhaçou, em parte, a nossa juventude.
“Não é de jogos de guerra aquilo que aqui se fala, mas de simples memórias”, como diz Luís Graça no prefácio, neste contexto o conteúdo da narrativa é fértil em sentimentos comuns e de imagens que nos fazem reviver lugares partilhados.
Conto com a presença de ex-combatentes da guerrilha da Guiné.
Junto, claro, um panfleto do respectivo convite.
Um abraço, camaradas
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523
___________
Nota de M.R.:
Vd. último poste desta série em:
2 comentários:
Caro José Saúde
Desejo-te uma boa jornada.
Por ti, pelas tuas memórias e porque isso pode querer dizer que há interesse em conhecê-las.
Creio que sim, mas o mais importante seria uma presença significativa de jovens.
Dá-nos conta depois de como correu, mesmo que, em mera hipótese, te possas sentir desiludido.
Abraço
Hélder S.
CAMARIGO,
QUE TUDO CORRA PELOS TEUS ANSEIOS.
UM GRANDE ABRAÇO.
mm
Enviar um comentário