Luís Duarte <ldce52@gmail.com>
Caros camaradas,
O meu nome é Luís Eiras e tal como vós estive destacado na Guiné tendo servido como Alferes Miliciano na CART 6250 (Companhia que saiu de Lisboa em 9 de Abril de 74 e regressou a Lisboa em 16 de Outubro do mesmo ano), tendo estado em várias localidades na Guiné mas cujo período de maior permanência foi em Caboxanque (Maio a Agosto).
Desde que regressei nunca mais voltei a encontrar nenhum dos camaradas que comigo lá esteve.
Tenho acompanhado o vosso blogue desde há algum tempo, na esperança de encontrar alguém conhecido, mas parece não haver rasto de ninguém.
Tenho visto algumas caras conhecidas, nomeadamente o Sabido, colega de infancia e de C.O.M. em Vendas Novas, mas quanto ao pessoal da CART 6250, ninguém.
Este meu contacto convosco tem dois objectivos, o primeiro, para de vos solicitar ajuda nesta minha procura e o segundo, para vos perguntar se posso participar no almoço convívio agendado para o dia 18 do corrente, que já percebi não ser exclusivo de uma unidade militar específica, mas aberto a todos os que serviram na na Guiné de 1963 a 74.
Cumprimentos, Luís Eiras
2. Resposta do editor L.G.:
Data: 5 de abril de 2015 às 17:07
Assunto: Comissão de serviço na Guiné
Obrigado pelo contacto, camarada. Estou fora de Lisboa, pelo que a resposta às tuas perguntas tem de ser muito rápida:
(i) se a tua companhia for a CART 6250 (1972/74), então temos diversos camaradas que escrevem no blogue e fazem parte nossa Tabanca Grande, a começar pelo cap mil Luís Marcelino; há mais malta desse tempo que passou pela região de Tombali, e que podes ter conhecido, como é o caso do António Murta ou o Vasco da Gama;
(ii) há mais de meia centena de referências, no nosso blogue, aos "Unidos de Mampatá"; clica aqui;
Último poste da série > 8 de janeiro de 2015 > Guiné 63/74 - P14129: O nosso livro de visitas (181): Parabéns, comandante Pombo, ex-piloto dos TAGP e dos TAGB (Maria João Pombo Rodrigues)
(i) se a tua companhia for a CART 6250 (1972/74), então temos diversos camaradas que escrevem no blogue e fazem parte nossa Tabanca Grande, a começar pelo cap mil Luís Marcelino; há mais malta desse tempo que passou pela região de Tombali, e que podes ter conhecido, como é o caso do António Murta ou o Vasco da Gama;
(ii) há mais de meia centena de referências, no nosso blogue, aos "Unidos de Mampatá"; clica aqui;
(iii) mas parece-me haver um erro, involuntário, da tua parte, na identificação da tua companhia, que esteve em Caboxanque e não em Mampatá e que terá ido para o CTIG já em abril de 1974, com regresso em outubro desse ano; infelizmente, não tenho tempo, hoje, para poder averiguar esses detalhes;
(iv) há uma unidade, a CCAV 8352, que esteve em Caboxanque, mas que é de 1972/74, tendo tido como comandante o cap mil Rui Pedro Silva, também ele membro da nossa Tabanca Grande; enfim, terás que confirmar na tua caderneta militar o nº da tua companhia (ou batalhão); não me parece que possa ser a CART 6250, que é de 1972/74, e que esteve em Mampatá;
(v) quanto ao resto, teremos todo o gosto em receber-te e conhecer-te em Monte Real, no nosso X Encontro Nacional da Tabanca Grande, no próximo dia 18 de abril; põe-te em contacto com o Carlos Vinhal, nosso coeditor, que é o ohefe de operações; para tua informação, já devemos ter cerca de 160 inscrições, de todos os lado do país, e que é aberto a todos os camaradas que passaram pelo CTIG (1961/74);
(vi) vou pôr-te em contacto com o Joaquim Sabido e com os camaradas da CART 6250, ou com outros que andaram pela reegião de Tombali, mesmo não tratando-se da CART 6250 (Mampatá, 1972/74);
(vii) convido-te para integrar a Tabanca Grande; só precisas de fazer uma pequena apresentação da tua pessoa e mandar as duas fotos da praxe: uma antiga, da Guiné e outra atual; serás o grã-tabanqueiro n.º 678.
Tens aqui o meu contacto de telemóvel [...].
Um abraço do camarada Luís Graça
(v) quanto ao resto, teremos todo o gosto em receber-te e conhecer-te em Monte Real, no nosso X Encontro Nacional da Tabanca Grande, no próximo dia 18 de abril; põe-te em contacto com o Carlos Vinhal, nosso coeditor, que é o ohefe de operações; para tua informação, já devemos ter cerca de 160 inscrições, de todos os lado do país, e que é aberto a todos os camaradas que passaram pelo CTIG (1961/74);
(vi) vou pôr-te em contacto com o Joaquim Sabido e com os camaradas da CART 6250, ou com outros que andaram pela reegião de Tombali, mesmo não tratando-se da CART 6250 (Mampatá, 1972/74);
(vii) convido-te para integrar a Tabanca Grande; só precisas de fazer uma pequena apresentação da tua pessoa e mandar as duas fotos da praxe: uma antiga, da Guiné e outra atual; serás o grã-tabanqueiro n.º 678.
Tens aqui o meu contacto de telemóvel [...].
Um abraço do camarada Luís Graça
__________________
Nota do editor:
Último poste da série > 8 de janeiro de 2015 > Guiné 63/74 - P14129: O nosso livro de visitas (181): Parabéns, comandante Pombo, ex-piloto dos TAGP e dos TAGB (Maria João Pombo Rodrigues)
10 comentários:
Carvalho de Mampatá
ascarvalho1972@iol.pt
5 abr 2015 17:17
Esta Cart 6250 não é a Cart6250 de Mampatá. Se não houver confusão, estamos em presença de duas companhias com o mesmo número. A de Mampatá (minha) foi mobilizada no dia 27 de Junho de 1972 e a do Luís eiras em 9 de Abril de 1974.
Um abração
Carvalho de Mampatá
Camaradas
Confirmo que a Cart 6250/73, comandada pelo cap. art. António Ferreira da Silva substituiu, em Caboxanque, em Maio de 1974, a C.Cav. 8352, que eu comandava. A sobreposição teve uma curta duração. Um mês depois do 25 de Abril fomos supreendidos com a nossa rendição e a colocação no Combis num processo muito rápido e relativamente ao qual o pessoal da cart manifestava algum descontentamento e incompreensão. Para não tornar o comentário muito extenso reservo para um futuro post o relato desta rendição .
Um abraço
Rui Pedro Silva
Caros Editores e restantes Camaradas
Deve haver algum engano por parte do camarada Luís Eiras, o emblema apresentado refere-se à Cart 6250/72, de que fiz parte como Alf. Mil., com partida para a Guiné em Junho de 72 e regresso em Agosto de 74.
Um abraço
Carlos Farinha
Camaradas
Chamo a vossa atenção e muito especialmente ao Luis Eiras para este post datado de 10/09/2009 do operador cripto Mascarenhas. Transcrevo o post :
CART 6250/73 - GUINÉ
Em serviço na Guiné de ABRIL a OUTUBRO de 1974, com passagem pelo CUMERÉ, CABOXANQUE e ILONDÉ, o objectivo é de reunir os camaradas da companhia para organizar convívio de confraternização.
CONTACTAR O OPERADOR CRIPTO - MASCARENHAS - 96 552 46 27
Um abraço
Rui Pedro Silva
Caros camaradas.
Talvez seja do vosso conhecimento, mas tenho um enorme espólio de Guiões e Distintivos do Ultramar. Não estive na Guiné, mas em Angola, mas isso não obsta que não siga o vosso Blog, quase diariamente.Há a CART 6250 DE 72 e a CART 6250 de 73, cujos distintivos são totalmente diferentes. ( Há mais unidades com o mesmo Numero, só mudando a data de incorporação ). Creio que o mal entendido reside aqui. Digam-me como enviar as imagens das 2 Companhias. O distintivo mostrado é da CART6250/72,é em metal pintado, o da CART 6250/73, é mais ou menos oval, tem a legenda GUINÉ no topo, em baixo CART6250 e no meio a granada da Artilharia, é em aluminio. Atenciosamente Carlos Coutinho
Dou como exemplo de Unidades que após deixaram de ter numeração sequencial, na Guiné. Bart 6520/72 e 6520/73 - Bart 6521/72 e 65221/74 - Cart 6251/72 e CART 6251/73. hÁ MAIS 1 Unidadee de Caçadores e outra de Cavalaria, há em Angola e também em Moçambique. Isto deve-se que a partir de +/- 1970 a numeração das unidades deixou de ser sequencial, e passou a ter o ano de incorporação adstrito para se diferenciarem.Já havia unidades com o numero 9900 e tal. Se falarem com o camarada Marcelino ele poderá esclarecer estas questões pois também esta a par das listas de Unidades do Ultramar
Att
Carlos Coutinho
Também atesto que o crachá apresentado é o da CART 6250, que eu tive a honra de comandar, e que partiu para a Guiné em Junho de 1972 e regressou em Agosto de 1974, estando praticamente toda a comissão em Mampatá
Hoje, 7 de Julho de 2015, ao pesquisar no Blogue para efeitos de edição de mais um trabalho do nosso camarada António Murta, dei conta desta confusão entre a CART 6250/72 e a CART 6250/73. Julgo ter sido da iniciativa do nosso editor Luís Graça a publicação do emblema da CART 6250/72 neste poste que se refere à CART 6250/73. Estou a repetir a numeração das Companhias para que fique bem claro.
Há um marcador CART 6250 que acaba por ser comum a estas duas Companhias. Vou de seguida criar um marcador para a CART 6250/72 e outro para a CART 6250/73 para tentar de vez acabar com esta confusão.
Carlos Vinhal
Co-editor
caros tabanqueiros:
Estando a rever algumas guias de marcha de colunas auto no CTIG,uma delas refere que
no dia 23/8/74 perto das 19 h me apresentei no Ilondé para transportar a CART 6250/72 em 8 viaturas civis até Bissalanca/aeroporto tendo iniciado a coluna às 20h30
com ordem de chegada até às 22h.
Então a 6250/72 estava no Ilondé?Mampatá?
Att
Antonio Santos Dias
C. Art. 6250/72
Junho 72 = Bolama = Julho 72 = Mampatá
Julho 72 = Mampatá = Julho 74 = Ilondé
Fevereiro 73 = Colibuia = Setembro 73 = Subunidade Destacada
Novembro 73 Colibuia = Agosto 74 = Subunidade Destacada
Julho 74 = Ilondé = Agosto 74 = Fim comissão
Enviar um comentário