Amigo Carlos,
Envio-te para publicação umas fotos de camaradas combatentes que foram agraciados, dois deles pertencentes à minha CART 1742, sendo eles: Manuel Maria Gouveia Lopes, Furriel Miliciano Enfermeiro e António Joaquim Castro Oliveira, 1.º Cabo.
Esta cerimónia decorreu no antigo RAP 2, em Vila Nova de Gaia, no dia 27 de Março de 2015 pelas 11 horas, contando com a presença de vários Oficiais das Forças Armadas, e foi presidida pelo Senhor Tenente-General AGE Carlos Filipe Antunes Calçada.
Monumento ao Combatente
As Forças em Parada
O TGeneral Antunes Calçada ao centro com boina escura
Um grupo de combatentes, com o Oliveira em primeiro plano, e logo atrás o Lopes
A Medalha das Campanhas
O ex-1.º Cabo da CART 1742, António Joaquim Castro Oliveira, no momento em que lhe era imposta a Medalha Comemorativa das Campanhas
Alguns do Combatentes a quem foram impostas Medalhas das Campanhas
O ex-Fur Mil Enf da CART 1742, Manuel Maria Gouveia Lopes, no momento da imposição da sua Medalha
Senhor Tenente-General Carlos Filipe Antunes Calçada na sua alocução aos presentes
O desfile das Forças em Parada
O Lopes à esquerda da foto e o Oliveira à direita, ladeiam o Senhor TGeneral Antunes Calçada
O Oliveira e o Lopes junto ao Monumento aos Combatentes
____________
4 comentários:
... Foram agraciados com a Medalha das Campanhas umas boas dezenas de Veteranos e outras a Militares do Quadro.
Apenas é indicada a Imposição a dois, referenciados numa Companhia e um Militar do Quadro Permanente não havendo referência aos restantes. Porquê a discriminação?
Para informação:
O RAP2 e RASP foram extintos.
O RA5 Foi transferido a 01 de Agosto de 2014 para Vendas Novas.
O Quartel da Serra do Pilar, tem a designação de Unidade de Apoio do Comando do Pessoal- DGPRM.
Marco Falcão
Nota do editor
Muito obrigado ao comentador anterior pela correcção do erro (da exclusiva responsabilidade do editor) e informação da nova designação da Unidade da Serra do Pilar.
Quanto à omissão dos nomes dos restantes agraciados, julgo poder afirmar que o nosso camarada Abel Santos se limitou a enunciar os seus dois companheiros da CART 1742, motivo que o terá levado à cerimónia.
Carlos Vinhal
Co-editor
Mau serviço!
Diz, o Camarada Abel Santos, que “… envia fotos de camaradas combatentes que foram agraciados, dois deles pertencentes à minha CART 1742…”.
Nas fotos, é notória a imagem dos seus Camaradas de Companhia e, quem tem o dom de adivinhar, tem os seus nomes inscritos no texto. Os nomes dos demais Camaradas não foram tocados porque a reportagem é para uso pessoal.
Se manda fotos de Camaradas, (no geral, como se depreende) e só dois são da CART 1742, fica a reserva nas dúvidas e na ausência dos demais Veteranos.
O Camarada Abel estar ao serviço dos seus dois Companheiros, é louvável.
Mas o que está escrito e passou ao público é condenável por criar expectativas infundadas. É que havia muitos mais Veteranos e eram todos… Camaradas de Armas. Essa é a solidariedade que passa ao grande público.
A foto do terceiro agraciado, que não será da CART 1742, militar de Carreira, no activo, com farda nº 1, também recebeu a tal Medalha Comemorativa das Campanhas, ou é duma qualquer Unidade fantasma que terá operado numa Guerra fantasma num Território que já não é Ultramar?
É notório de que quando acabou a Guerra ele, seguramente, não tinha nascido (felizmente para ele).
“Não dá a bota com a perdigota”: ou só há dois militares da CART 1742 ou esta foto é de outra guerra.
A falta de material leva, muitas vezes (demasiadas) a apressar e a não cuidar da edição dos textos.
A César o que é de César!
António Bernardo
Um bocado como na história do velho, do rapaz e do burro, removeu-se a foto da imposição da medalha ao oficial que na verdade não pertencia à CART 1742.
O nosso tertuliano Abel Santos focou-se nos seus dois camaradas, direito que lhe assiste e que não pode ser classificado como mau serviço pois não estava na cerimónia como repórter.
Carlos Vinhal
Co-editor
Enviar um comentário