domingo, 19 de julho de 2015

Guiné 63/74 - P14898: Nas férias do verão de 2015, mandem-nos um bate-estradas (8): Vimeiro, Lourinhã, 17 a 19 de julho de 2015: recriação histórica da batalha do Vimeiro (1808) e mercado oitocentista - Parte I: Com o nosso 1º cabo Eduardo Jorge Ferreira, promovido a sargentos por feitos heroicos em campanha...



Vimeiro, 18 de julho de 2015 > Mercado oitocentista > 
Atuação dos gaiteiros da Freiria

Vídeo alojado em Luís Graça > You Tube.



Foto nº1 > A Alice e o 1º cabo Eduardo Jorge Ferreira, "patrão" da reconstituição histórica da batalha do Vimeiro (21 de agosto de 1808) e mercado oitocentista,. que se está a realizar este ano, no Vmeiro, Lourinhã (17-19 de julho)


Foto nº 2 >  A> Alice, o Álvaro Carvalho e a Helena do Enxalé (que vieram das Caldas da Rainha de propósito para assitir ao evento e fazer, o Álvaro, vestido de frade fransciscano, a cobertura fotográfica)


Foto nº 3 > A "tomada da igreja": reconstituição 


Foto nº 4 > A "artilharia francesa",,,


Foto nº 5 > À esquerda, o nosso 1º cabo, do RI 19, Eduardo Jorge Ferreira, que foi promovido a sragento por feitos valorosos em combate,,,

Lourionhã, Vimeiro > 18 de julho de 2015 > Reconstituição histórica da batalha do Vimeiro (21 de agosto de 1808) e mercado oitocentista...

Fotos ( e legendas): © Luís Graça (2015) Todos os direitos reservados.
____________

2 comentários:

Hélder Valério disse...

Estas 'reconstituições históricas' são muito importantes para se poder reviver a História, para se poder 'mostrar' às novas gerações o quanto difícil foi conseguir criar as condições para agora poderem ter as 'certezas' que vão vivendo.
Têm problemas? Pois claro que sim! (temos todos...)
São problemas novos? Alguns sim, outros são problemas 'velhos' com novos enquadramentos.

Perante uns e outros podem encontrar ideias nestas recordações para lutar e vencer essas novas contrariedades. Pelo menos, se não forem os métodos, agarrem-se à determinação.

É também uma forma de unir as populações e nas fotos percebe-se a presença de muita gente. Também no aspecto turístico será uma forma de 'marcar pontos'.

Parabéns pela iniciativa

Hélder S.

José Botelho Colaço disse...

Aprende-se, mostramos aos mais novos, relembramos certos episódios que a memória não guardou, aqui em São João da Talha no 10 de Junho, também recriamos este ano mais uma vez a batalha de Aljubarrota com a victória de D. João I Mestre de Avis sobre os castelhanos e uma pequena peça de teatro ao ar livre da padeira de Aljubarrota na qual participei na pele de moleiro em dialogo discordante com a padeira a quantia do pagamento da farinha.

Um abraço
Colaço.