terça-feira, 15 de março de 2016

Guiné 63/74 - P15858: Inquérito 'on line' (45): Apanhei um "pifo de caixão à cova", apanhei!...No regresso da Op Inquietar I, em 13 de junho de 1967... (A. Marques Lopes, cor inf DFA, ref)

APANHEI UM PIFO DO CACHÃO PARA A COVA, APANHEI!

Texto e fotos: A. Marques Lopes (2016)

[A. Marques Lopes, coronel DFA ref, ex-alf mil (CART 1690, Geba, 1967/68; e CCAÇ 3, Barro, 1968)]

Tínhamos regressado da Operação Inquietar I, para irmos destruir a base do PAIGC em Samba Culo [, de 9 a 13 de junho de 1967].

Três dias de mato sob sol e chuva e obrigados três vezes a furar um cerco por ordem do Capitão Maia, quando estávamos cercados e encostados ao rio Canjambari.

Um soldado meu levara um tiro nas costas dado pela Companhia dele.

Maia era o nome dele e não Lindolfo, como o designei no meu livro “Cabra-cega, do seminário para a guerra colonial”. Foi o General Moreira Maia, Comandante da Região Militar do Norte, que me disse um dia, era eu já Tenente-Coronel, que não se lembrava nada disso. Mas eu lembrava-me bem.

Estávamos cansadíssimos e lixados.
Disse ao rapaz do bar:
- Olha, é uma grade de cervejas para mim e para os nossos furriéis.

Ele trouxe-as e bebemos tudo.

Mas a mim não me chegou. Mandei vir whisky e bebi. Mandei vir gin e bebi. E caí para o lado depois de vários. Pegaram-me nos braços e pernas e levaram-me para a cama.
_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 14 de março de 2016 >  Guiné 63/74 - P15854: Inquérito 'on line' (44): Como é que eu apanhei um "pifo" de uísque Dimple (José Carlos Gabriel, ex-1.º cabo op cripto, 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513, Nhala, 1973/74)... ou de "tintol" (José Colaço, ex-sold trms, CCAÇ 557, Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65)

1 comentário:

Luís Graça disse...

.... Do cachão para a cova!... Bela imagem, António!... Afinal estás entre os dois terços da malta que teve a humildade de se confessar, no confession+ário do blogue, deste pecado (venial ou mortal?)...

Um homem não era de ferro, e se fosse não podia beber água, porque enferrujava... Um homem não era de pau, se o fosse, andava tramado, com a cabeça sempre rachada... E mesmo que fosse um menino copo de leite, estava lixado na mesma: morria de sede, não havia leite na Guiné...Se a gente bebesse leite, acusavam-nos de beber o leitinho às criancinhas da Guiné... Olha, mais valia beber uísque com água da bolanha... Ab. LG