segunda-feira, 10 de julho de 2017

Guiné 61/74 - P17563: Notas de leitura (976): “a Presença Portuguesa na Guiné: História Política e Militar 1878-1926”, Caminhos Romanos, 2016 (4) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 3 de Julho de 2017:

Queridos amigos,
No laborioso levantamento a que procedeu Armando Tavares da Silva ganha clareza, nos registos historicamente sequenciados, os lamentos dos governadores sempre a pedir mais efetivos, mais meios navais, mais dinheiro. Toda a década de 1890 é extremamente penosa: não é só a falta de meios, os grupos étnicos vivem em franca ebulição, caso clássico do Forreá, vai-se continuamente ao Oio sem sossego e na região do Geba não há descanso.
Armando Tavares da Silva refere ao detalhe a figura de Graça Falcão, pertence à galeria dos valentes que caem em desgraça, como Marques Geraldes já caíra.
Ao tempo, a questão da delimitação das fronteiras ainda tem pano para mangas.

Um abraço do
Mário


A presença portuguesa na Guiné: história política e militar 1878-1926,
Por Armando Tavares da Silva (4)

Beja Santos

Dentre os mais importantes trabalhos historiográficos referentes à Guiné, é da mais elementar justiça pedir a atenção de todos os interessados para uma investigação de grande fôlego: “a Presença Portuguesa na Guiné: História Política e Militar 1878-1926”, Caminhos Romanos, 2016.

Não posso deixar de enfatizar a profundidade da investigação, partindo de um professor catedrático que nada sabia de hermenêutica e heurística, que se lançou numa sequência cronológica quase sem folgas no que é político e militar, é difícil conceber um registo de acontecimentos tão completo, direi mesmo que doravante quem se dedicar ao levantamento deste período histórico, para efeitos de análise interpretativa, tem aqui um acervo inigualável.

Pedro Ignacio de Gouveia regressa à Guiné em que há graves desinteligências no Forreá. Criara-se na região um posto militar em Contabane, era grande a vontade de dilatar a presença militar e administrativa, pretendia-se até um posto militar no Xitole, mas viva-se em défice orçamental, no ofício que envia ao ministro adianta as suas razões: “É inquestionável a vantagem de um posto militar no Xitole para a facilidade dos transportes das caravanas que recolham a Buba fazer o comércio, evitando-se assim estar à mercê das intrigas entre régulos que repetidas vezes interrompem o comércio e prejudicam os réditos da província, não lhe permitindo o desenvolvimento de que é suscetível, sem grande esforço”. O governador procura evitar interferências nas guerras étnicas, recebe diferentes régulos, conversa com eles, parece que vai haver uma acalmia no Forreá e no Corubal. No rio Grande houve que prender um chefe Beafada e volta-se a entrar no Oio, onde a obediência à autoridade é mínima ou nenhuma. O governador anterior, Vasconcellos e Sá, criara um imposto de capitação, o governador sugere a prudência, quer que seja uma operação consistente e tolerável, fala num imposto de capitação de 240 réis para os adultos ou de 960 réis por palhota. O Ministro Barros Gomes não aciona este mecanismo. No fim de 1896 sai legislação fazendo cessar a circulação de prata estrangeira no território da Guiné. O ano seguinte não nasce com bons auspícios: os Manjacos de Caió assaltam embarcações, criam-se condições para uma resposta enérgica, numa parceria entre o Exército e a Marinha faz-se uma incursão e os rebeldes rendem-se. Temos depois a desastrada incursão de Graça Falcão no Oio, o autor detalha o que aconteceu, recorre ao testemunho de quem lá esteve, Graça Falcão será inquirido, corriam notícias que o tenente exerceria escravatura. O governador adoece e morre na viagem de regresso a Lisboa, há incidentes fronteiriços à volta do rio Cacine e novo incidente no Forreá.

Em 1897 é nomeado governador o 1.º Tenente da Armada Álvaro Herculano da Cunha. Inicia o seu mandato com visitas, deixou-nos relatos curiosos. Um deles:  
“Em Cacheu fui esplendidamente recebido. Ao fundear às 7h30 da noite começaram as danças, tiros e iluminações, que duraram até à meia-noite. Às 11h30 dirigi-me para terra levando no meu escaler, tripulado por quatro remadores, o meu ajudante. Ao aproximar-me de terra, os grumetes, entrando por água dentro, pegaram no escaler em peso e levaram-nos com todos dentro, depondo em terra a uns 50 metros da linha da preia-mar. Na praia estava toda a população masculina civilizada e todo o povo, homens e mulheres. Ouvidas duas palavras do comandante militar, do comércio e colónia estrangeira, a que respondi com breves palavras, dirigi-me para uma casa preparada para me receber, onde fui convidado a ser hóspede de Cacheu”.
Na sua epistolografia constam existências para aumentar os contingentes de oficiais e de praças da província, reclama mais lanchas-canhoneiras. Revela-se muito atento ao que se passa à volta, desta feita há indisciplina no destacamento de Geba, faltam oficiais, mas ele não pode colmatar a lacuna. Ganha mais intensidade o comércio de armas. Herculano da Cunha pretende ocupar o interior da província, concretamente a região do Gabu. Adoece o governador e vem até Lisboa mas regressa tempo depois. A par da muita instabilidade, o governador vai escrevendo ao ministro de que está a estabelecer novas relações e que cresce o clima de paz. Em 1899, os régulos, os chefes de tabanca e os grandes do Oio pedem ao governo paz.

Caminhamos para o dobrar do século, dão-se passos de ocupação militar e administrativa, obtém-se com os Balantas a paz de Encoche. Temos aqui outro texto sugestivo do governador:
“É o rio de Mansoa o de maior movimento da Guiné, posto que mais ricos sejam os de Geba, S. Domingos de Cacheu e Grande de Bolola, mas é das margens daquele que provém a maior parte do arroz consumido na Guiné e, presentemente, a maior parte da mancarra além de bastante borracha, cera, etc. Do rio Impernal para o Norte é habitado por povos Balantas até à povoação de Mansoa, e daí até à origem por Mansoancas e Mandingas. Os pontos mais importantes são, em primeiro lugar, a povoação de Mansoa, habitada por cristãos e Mansoancas, sendo estes pouco numerosos e que praticam como o cristão e o Mandinga, sendo, para assim dizer, a linha divisória entre os Balantas e Mandingas. Depois, pela sua origem, os povos de Encoche na margem do rio Encoche, afluente de Mansoa; Encheia e, por fim, Famby e Nhacra. Encoche é para Mansoa o que Bissau é para o Geba: o depósito. Por consequência, a paralisação do comércio no Encoche ressentia-se em todo o rio”.
Viajou até lá e escreve as suas impressões. Armando Tavares da Silva reporta estas digressões de Herculano da Cunha, um viajante que não desfalece.

Entra-se numa nova fase da delimitação da fronteira, os franceses estão relutantes sobre o traçado na fronteira Sul. Este período é dado por concluído em Maio de 1903, acordam-se diversas compensações territoriais, mas ainda há assuntos para resolver na fronteira entre o Casamansa e o rio Cacheu, será uma nova missão que iniciará trabalhos em Janeiro de 1904.

O novo governador é o 1.º Tenente da Armada Júdice Biker. Parece interessado em não perder tempo e lança-se numa expedição a Canhabaque, nos Bijagós. Bombardeia-se e incendeia-se, são processos de intimidação para régulos que tinham praticado assaltos e roubos às embarcações. E foi assim que se restabeleceram as relações comerciais com os Bijagós. Chega igualmente uma notícia que traz alívio: a morte de Mamadi Paté, alguém que há muito tempo marca a turbulência na região do Geba. Chegam novas lanchas canhoneiras, tenta-se de novo uma paz duradoura no Oio, castiga-se o gentio Balanta de Nhacra e finalmente procede-se ao ataque do Oio, com o governador no comando, o autor dá-nos uma elucidativa exposição. Ganha forma a cobrança do imposto de capitação. Em 1903 o novo governador é o 1.º Tenente de Armanda Alfredo Cardoso Soveral Martins, temos agora pela frente a resolução da “questão indígena”.

(Continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 7 de Julho de 2017 > Guiné 61/74 - P17554: Notas de leitura (975): “a Presença Portuguesa na Guiné: História Política e Militar 1878-1926”, Caminhos Romanos, 2016 (3) (Mário Beja Santos)

Sem comentários: