domingo, 27 de agosto de 2017

Guiné 61/74 - P17705: Blogpoesia (526): "Por vielas e azinhagas..."; "Cada dia uma flor..." e "Três anos da minha vida...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728



1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) três belíssimos poemas, da sua autoria, enviados entre outros, durante a semana, ao nosso blogue, que publicamos com prazer:


Por vielas e azinhagas…

Me embrenho por vielas e azinhagas desta antro labiríntico.
Desço escadas e subo rampas.
Me debruço nas falésias.
Vejo o abrupto.
Desde as ameias dum castelo.
Sobrevoo por telhados.
Tantas abas, rubras, negras.
Tantas ruas.
Teia longa, emaranhada.
Tantos carros. Formigando.
Envidraçados, os eléctricos,
Levam dentro, bem sentada,
Carga loira de turistas.
Tudo miram e espiolham.
Admiram.
Batem fotos.
Fazem filmes.
Lindo sonho.
E, ao longe, a outra margem.
Que extenso casario.
Uma muralha e mais o rio.
Largo e lento.
É do sul.
Um bom vizinho.
Dá-se bem.
Só de barco.
Vão e vêm.
Fazem trocas.
Tudo vendem
Em cada lado.
Tantas tendas.
Bom mercado.
É a polis.
O castelo.
É o rio
É surreal…

Mafra, 21 de Agosto de 2017
7h39m
Jlmg

************

Cada dia uma flor…

Quero em cada dia, mandar uma flor, colhida do meu jardim.
A mais linda e perfumada.
Tenha o condão de sarar a dor.
Repor o brilho no olhar.
Leve a paz. Reverdeça a secura.
Floresça a alegria e dê vontade de viver.
O tempo é negro. Impera o mal.
Foi-se a ordem. Só confusão.
Uma intempérie que não quer partir.
Ninguém previu.
Parece o fim.
Ressurja a esperança, se Deus quiser.
Que o mundo inteiro volte a ser um lindo jardim…

Mafra, 26 de Agosto de 2017
7h36m
Jlmg

************

Três anos da minha vida…

Andei três anos, de arma em punho,
Arriscando a vida pela vontade da minha pátria.
Corri África dobrando o cabo de tormentas
na defesa atroz da nossa soberania
contra a vil cobiça das potências imperiais.
Tanta vez eu vi a morte à frente
a ponto de esquecer o valor da minha vida única.
Amortalhei a esperança verde que em mim despontava.
Me conformei com a sorte que o Destino me reservasse.
Por maior que seja a ingratidão sofrida,
Regressei feliz pelo dever cumprido.
Não foi em vão.
Essa é a minha glória e a dos que, como eu, sofreram…

Tapada de Mafra, 27 de Agosto de 2017
16h33m
Jlmg
____________

Nota do editor

Último poste da série de 20 de agosto de 2017 > Guiné 61/74 - P17685: Blogpoesia (525): "Quando era pequeno..."; "Aquela mulher grave..." e "Diante do mar...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Sem comentários: