quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Guiné 61/74 - P18320: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte XVI: Visita, a Bissau, do presidente do Conselho de Ministros, prof Marcelo Caetano, em 14 e 15 de abril de 1969 (I)



Foto nº 1 A


Foto º 1


Foto nº 2 A


Foto nº 2


Foto nº 3A


Foto nº 3


Foto nº 4A


Foto n º 4


Foto nº 5A


Foto nº 5



Foto nº 6 A


Foto nº 6



 Foto nº 7




Foto nº 8A


Foto nº 8


Foto nº 9


 Foto nº 9A


Guiné > Bissau > 14 de abril de  1969 >  Visita presidencial do Professor Marcelo Caetano a Bissau (I)

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Virgílio Teixeira, foto atual

1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do nosso camarada Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69), e que vive em Vila do Conde, sendo economista, reformado. (*)

Anotações e Introdução ao tema > Fotos numeradas de  1 a 30 (Parte I,  fotos de 1 a 9, renumeradas pelo editor, seguindo um critério cronológico).

Este conjunto de fotos numeradas aleatoriamente, sem critérios de qualquer ordem dos acontecimentos,  refere-se à visita de Estado do Presidente do Conselho de Ministros, Professor Dr. Marcelo Caetano, realizada à Guiné, em Bissau,  no dia 14 de abril de 1969,  no início de um périplo pelo Ultramar, que terminará a 21 de abril.

Marcelo Caetano viajou de avião da TAP, tendo chegado a Bissalanca, onde se encontrava uma enorme multidão da população, Forças Armadas de todos os ramos, Policia - Militar e Civil – todas as entidades Civis e Oficiais e Militares da época, entre eles o António Spínola, governador-geral e com-chefe.

Feita a recepção, a comitiva percorreu de automóvel o percurso entre o aeroporto e a cidade de Bissau, uns 10 quilómetros aproximadamente, sendo visível ao longo de todo o percurso nas bermas da estrada um grande número de pessoas guineenses apoiando com bandeiras e outros adornos e roncos o Presidente Caetano, com grandes manifestações de carinho.

A população recebeu bem o nosso Presidente Caetano, demonstrado por vídeos e pelas fotos de arquivo oficiais, bem como pelas minhas fotos pessoais,  de minha autoria. Não estive em todo o lado porque não era possível, dadas as dificuldades de passar barreiras que eram enormes, mas ainda assim pude fotografar Marcelo Caetano no carro nas Avenidas de Bissau.

Cada uma vale o que vale, são histórias e acontecimentos que farão em 14 de abril de 2019, 50 anos. Pude acompanhar a comitiva graças ao uso da minha motorizada, por is as fotos cobrem o espaço desde o aeroporto até às principais passagens pela cidade. Esta reportagem só foi possível porque nessa data o fotógrafo estava lá de passagem.

As viaturas civis em que se deslocavam os membros do Governo, Marcelo Caetano, Ministro do Ultramar, Governador-geral e outras entidades, julgam que terão chegado de Portugal, pois nunca mais foram vistas, nem antes, nem depois. Em 2 de fevereiro de 1968,  a Guiné recebera a  visita do Presidente da República Almirante Américo Tomás, que viajou no paquete Funchal.

À consideração dos visualizadores, podem fazer as críticas que entenderem, pois sei que se trata de matéria sensível, que pode não agradar a todos, mas é a nossa história, e a história daqueles militares que prestaram as honras militares ao Chefe do Governo legítimo de Portugal.

Em, 14-02-2018

Virgílio Teixeira

«Propriedade, Autoria, Reserva de Direitos, de Virgílio Teixeira, Ex-alferes Miliciano SAM – Chefe do Conselho Administrativo do BATCAÇ1933/RI15/Tomar, Guiné 67/69, Nova Lamego, Bissau e São Domingos, de 21SET67 a 04AGO69».

[Continua]

______________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 12 de fevereiro de  2018 > Guiné 61/74 - P18310: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte XV: Parte pesos, nosso alfero...

6 comentários:

Valdemar Silva disse...

Em 24 de Abril de 1969 julgo era o Gen. Spínola o Governador-Geral.
Valdemar Queiroz

Cherno AB disse...

Caros amigos,

Antes de mais quero agradecer aos Editores e ao Virgilio a oportunidade que nos oferecem nestas excelentes fotos de espreitar o passado recente da nossa historia comum.

Chamar a atencao do Luis Graca da presenca dos jovens da Mocidade Portuguesa nas fotos 8/8A.

Concordar com o amigo Valdemar que, de facto, desde Maio de 1968, o Governador da Guine era o Gen. Spinola.

Cherno AB

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Valdemar e Cherno, pela chamada de atenção: a visita do almirante Américo Tomás, presidente da República, foi um ano antes, em 2 de fevereiro de 1968, ao tempo do governador e com-chefe gen Arnaldo Schulz... A visita de Caetano, circunscrita a Bissau, foi a 24 de abril de 1969, já o o Spínola tinha um ano de Guiné. Um veio por mar (paquete Funcal, o outro veio pela TAP, na sequência do périplo pelos 3 territórios em guerra...

Já procedemos às convenientes correções. Boa noite. LG

J. Gabriel Sacôto M. Fernandes (Ex ALF. MIL. Guiné 64/66) disse...

Virgilio Teixeira:
Gostei de ver a reportagem. Isto é História documentada.
Um abraço,
JS

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Peço ao comandante (e meu camarada e amigo) João Sacôto para confirmar:

O avião da TAP que se vê na foto é um Boeing 727-100. A TAP substitituiu os Boeing 707 em 1967, passando a operar com 727-100. Devo ter vindo de férias, no verão de 1970, num avião destes....

http://www.aviacaocomercial.net/boeing727.htm

E em 1972, começaram a aparecer os Boeing 727...

http://www.aviacaocomercial.net/tap.htm

Não sei qual era a frota dos TAM - Transportes Aéreos Militares.

Um grande abraço, Luís

J. Gabriel Sacôto M. Fernandes (Ex ALF. MIL. Guiné 64/66) disse...

Luis:
O avião que se vê na foto 3A é um Boeing 727-100 que infelizmente juntamente com a maioria dos seus passageiros e tripulantes esteve envolvido no maior desastre da TAP no fatal acidente do dia 19 de Novembro de 1977 num voo de Bruxelas para o Aeroporto de Santa Catarina, Funchal. A causa próxima de acidente, foi o avião ter entrado em aquaplaning, por acumulação de água na pista não tendo sido, possível trava-lo antes da ravina no fim da pista.
O B-727 era um avião de médio curso que entrou ao serviço da TAP em 1967.
O B-707 era um avião de longo curso que entrou ao serviço da TAP em 1966 e foi substituído na época de 80 pelo Lockheed 500 - Tristar, tendo parte deles (B-707) passado a pertencer à FAP.
Na foto 4A, aparece o quadrimotor a hélice Douglas DC 6 C-54