terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Guiné 61/74 - P18313: Memórias boas da minha guerra (José Ferreira da Silva) (48): Clube de Cabuca



1. Em mensagem do dia 3 de Fevereiro de 2018, o nosso camarada José Ferreira da Silva (ex-Fur Mil Op Esp da CART 1689/BART 1913, , Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá, 1967/69), enviou-nos mais uma memória boa da sua guerra, desta vez não dele propriamente dita mas do Ricardo Figueiredo, ex-Fur Mil da 2.ª CART/BART 6523.


MEMÓRIAS BOAS DA MINHA GUERRA

48 - Clube de Cabuca
 
Sempre que eu e o camarada Ricardo Figueiredo comentamos as “Memórias boas da minha guerra”, ele fala da sua vivência no “Clube de Cabuca “(73/74), onde tudo de bom acontecia, com sério destaque para o caso da Rádio “No Tera”.

Agora, que tive conhecimento desse período admirável, vejo-me na agradável obrigação de registar este pequeno contributo para a História Colectiva da Guerra do Ultramar.

A todos os obreiros daquele louvável trabalho, presto a minha singela e devida Homenagem!

Os militares da 2.ª CART/BART 6523, logo que instalados em Cabuca, destacaram-se pelo seu espírito de camaradagem e solidariedade.



No “Clube de Cabuca”, os seus esforçados associados  assumiram a criação do Jornal, da Biblioteca, da “Tele-Escola” e de muitas actividades de desporto e recreio. Todavia, foi a criação da rádio “No Tera” que teve mais impacto junto dos militares da 2.ª CART.  “Os Abutres”.

Extracto de um texto publicado no Jornal “ O Abutre” 


“Parece-me mentira mas é pura verdade. 
Eu que ando nestas andanças desde 1961 e tendo cumprido duas comissões em Moçambique e uma em Angola, sempre estive no mato integrado em Companhias Operacionais, nunca encontrei um punhado de bons rapazes que em vez de pensarem em si próprios, pensam antes de mais nada nos outros, que, por motivos vários, não tiveram a felicidade de poderem ir mais além na sua cultura. Pois graças a esse punhado de rapazes, que arregaçaram as mangas e sem olharem a sacrifícios de toda a ordem, especialmente pelo isolamento em que vivemos, esses rapazes, dizia eu, já puseram a funcionar aulas para a 4ª Classe e Ciclo Preparatório, uma Biblioteca onde já temos um número de livros muito engraçado e onde todos nós podemos requisitá-los para melhor passarmos os nossos momentos de ócio e iremos ter um Jornal diário do Porto, Jornal de Notícias (não esquecer que 60% do pessoal é nortenho), e três vezes por semana o Jornal A Bola. Montaram um Posto Emissor Interno, que quando só podemos estar nos respectivos abrigos nos proporciona umas horas de boa música, um Campeonato de Futebol inter-Pelotões e ainda o nosso jornal “O Abutre”.

Foi só isto que este punhado de rapazes já fizeram, e segundo parece ainda não querem parar por aqui….”

Adelino A. Monteiro
1.º Sarg. Art.

************

Rádio “No Tera” 

GoodMorning Vietnam!

Quem não se lembra deste filme de sucesso, parodiando peripécias da guerra dos americanos em terras do Vietnam? Para nós, os ex-combatentes, este filme sobre a guerra despertou-nos, desde logo, alguma e evidente curiosidade.


Foi o grande actor Robin Williams quem deu vida a esta intervenção permanente junto dos militares, através de uma estação de rádio instalada em Saigão. Embora o filme tenha sido realizado em 1987, o seu enredo diz respeito ao período de intervenção militar entre 65 e 67. 

O que ninguém se lembra é que, quase na mesma altura, na Guiné e, também, em teatro de guerra, se viveram grandes momentos de paródia guerreira, relatados na Rádio “No Tera”.



O seu grande dinamizador foi o despromovido Carlos Boto, que, condenado disciplinarmente, cumpria a sua 3ª comissão de serviço.

Foi ele quem pediu ao Cap. Vaz o aparelho de rádio RACAL que, devidamente afinado, passou a transmitir em onda curta 25 M, nas bandas dos 12.900 e 13.700 KHZ/s. Transmitia ainda em 31 M na banda dos 9.200, na onda marítima e na onda média.

A rádio era liderada por Carlos Boto (Produção, Direcção e Montagem), e contava com a colaboração de Zé Lopes (Discografia),Toni Fernandes (Sonoplastia), Arménio Ribeiro (Exteriores) e Victor Machado (Locução).



- Ráaadiiiooo… “No Tera”!!! … Boa Tarde… Cabuca! – gritava repetidamente o locutor de serviço, logo após a entrada do sucesso musical - Pop Corn (https://www.youtube.com/watch?v=mBDgfBunNyc). E anunciava:
- Já de seguida: - Múuusicaaa na picadaaa - programa de discos pedidos.
- Mais logo, depois do noticiário das 21,00, teremos: - Resenha desportiva
- E a partir das 22.00: - Concurso surpresa.


Repórteres da Rádio "No Tera" entrevistam o Furriel Quim Fonseca, responsável pela habitual celebração/transmissão da Missa Dominical em crioulo

A Rádio “No Tera” era um orgulho para todos os Cabucanos, incluindo os seus verdadeiros indígenas. Toda a gente acompanhava a Rádio e nela colaborava dentro das suas possibilidades.

A rádio PIFAS, sediada em Bissau, que cobria todo o espaço militar guineense, chegou a fazer referências de elogio ao bom desempenho da Rádio “No Tera”.

************

Concurso polémico

Durante uns dias, a rádio anunciou o “Concurso Mama Firme”. Esperava-se, desta forma, classificar e premiar as medidas peitorais das mulheres Cabucanas. Diga-se de passagem que a tropa se esforçou imenso para que as suas conhecidas, especialmente as suas lavadeiras, ali viessem expor o seu porte. O Carlos Boto, que fora o promotor da ideia, esteve quase a levar um enxerto de porrada do corpulento milícia Jeremias, devido às insistências junto de sua mulher.

Quem também não gostou da ideia, foi o Chefe de Tabanca Mamadu, que lembrou os radialistas de que às mulheres de Cabuca estava vedada a participação em concursos de beleza. E justificou:
- Poderíamos premiar a beleza interior porque somos nós que a fazemos e não a beleza exterior, porque essa é um produto de Deus.

Decepcionados pelo fracasso, os promotores da iniciativa, reunidos de emergência, resolveram considerar a informação do Chefe de Tabanca e alterar para um “Concurso de …Piças”.

Naquele dia, a emissão da rádio abriu excepcionalmente às 15H00, por forma a poder publicitar massivamente a forçada alteração do concurso anunciado.

Foi no refeitório, por volta das 17,30, que se iniciou o evento. Para começar, ninguém queria mexer em piça alheia. Teve que ser o Oficial Dia, António Barbosa, a assumir a função de Juiz Árbitro, Decididamente, sacou a faca de mato e traçou sobre a mesa uma linha para servir de medida limite para admissão ao concurso. E avisou:
- Quem não chegar ao traço, fica logo de fora e quem o ultrapassar mais, ganhará uma garrafa de whisky.

Não levou muito tempo a que aparecessem alguns a “experimentar” a medida. Porém, não satisfeitos, voltavam para trás, e exercitavam-se a “tocar ao bicho”, na esperança de que ele crescesse de forma satisfatória. Aliás, ninguém abdicou de se exercitar ali…descaradamente. Numa das mesas viam-se o Matosinhos, o Carvalho e o Maia em acção, ao mesmo tempo que olhavam afincadamente para a mesma revista… erótica.

Quem não se desenrascava era o Zé Faroleiro, cuja fama e porte de machão eram bem conhecidos. Por mais festas que fizesse ao animal, não conseguia despertá-lo.
- Ó filhos da puta! Badalhocos!!!– gritou o Vagomestre, surgindo dos lados da cozinha. E acrescentou:
- Não tendes vergonha de sujar a mesa onde comeis, com pintelhos e pingos??? Francamente!!!

O concurso ficou pontualmente suspenso, precisamente quando havia algumas dúvidas quanto ao vencedor. Furioso, o Vagomestre chamou o básico Pequenitaites, ajudante da cozinha:
- Ó Faxina, vem cá. Traz um pano húmido e limpa esta mesa.

Quando este se aproximou, tomou conhecimento das medidas que apontavam para o possível vencedor. De repente, exclamou:
- Se é assim, eu podia ganhar!

A gargalhada foi geral. Mas o básico aproximou-se e, um tanto envergonhadamente, abriu a braguilha, sacou o marmanjo e, meio encoberto pelo pano da limpeza, pousou-o sobre a mesa.

Como o Pequenitaites parecia que não atingia a medida maior, logo alguns intervenientes (os mais avantajados) tentaram afastá-lo. Porém, o básico subiu para um pequeno tijolo de barro para poder chegar com os testículos ao tampo da mesa e poder competir em condições de igualdade.
- Ei pá!!! Foda-se!!! Mas que grande piça!!! – exclamaram abismados, os presentes.

Todas as outras murcharam e… ficaram desclassificadas.

************

Notas:

1 - A Rádio “No Tera” veio a ser suspensa por ordem do Capitão Vaz. Quando esteve programada a visita de Spínola a Cabuca, a Rádio “No Tera”, além de anunciar essa deslocação do Governador-Geral da Guiné, incentivava os militares a limparem as instalações e a esmerarem-se na sua apresentação. Ora, como é de calcular, esta incúria foi manifestamente prejudicial em termos de segurança e bastante comprometedora junto das Forças Inimigas.

2 – Doze anos depois do regresso, o Ricardo Figueiredo teve a oportunidade de saber da boca do Pequenitaites que o tamanho do seu pénis só lhe trouxera dissabores. Confessou-lhe que as namoradas se assustavam e que a mulher que mais amara trocou-o por um lingrinhas que era conhecido por “Pilinha de Gato”.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 25 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18251: Memórias boas da minha guerra (José Ferreira da Silva) (47): O Zé Manel de Mampatá - Poeta da Régua (2)

6 comentários:

Valdemar Silva disse...

Rádio 'No Tera' de Cabuca. Que maravilha de concursos, o da 'gaita' que deve ter sido inédito.

Na nossa CART 11 'Os Lacraus', também havia uma Rádio a 'Rádio Lacrau' e funcionava dos mesmos moldes/aparelhagem a cargo do ex-Fur.Mil. Silva, das Transmissões. Também tínhamos discos pedidos e fazíamos concursos, mas bem mais maneirinhos (ex. qual a cor da flor do algodoeiro) valendo um prémio para o vencedor, militar ou da população. Mas a grande atracção era a crónica 'As Aventuras do Velho Lacrau' da autoria do 2º. Sargento Almeida contando peripécias mirabolantes que nem a 'Ida à Guerra' do Solnado era tão hilariante.
O Abílio Duarte com certeza que se deve lembrar da 'Rádio Lacrau' por serem os seus discos/cassetes que eram tocados.
Valdemar Queiroz

jteix disse...

Normalmente os advogados são uns aldrabões, mas há dois em que acredito e tenho em consideração, um é o Ricardo Figueiredo, protagonista na estória e o outro é o Zé Azevedo, porque são meus grandes amigos e não os tenho como "faroleiros"!... Por isso Zé Catió Ferreira...
Eu era para não comentar nada, porque não tolero a puta da má criação e sou contra palavrões, nomeadamente caralhadas... do caralho. Esta publicação é um verdadeiro atentado à moral e bons costumes, por isso Zé, vai pró caralho que não páro de rir, foda-se... e o único comentário que posso fazer, é... ah...ah...ah... ah... ah... ah...ah... ah... ah... ah... é do caralho!...
Merda já falei de mais, um abraço
cumprim/jteix

Ps: Ah, essa de se chamar "Concurso de... Piças", acho que não condiz com o nosso estatuto de combatentes, era mais apropriado chamar-se "Concurso do Caralho". Sugestão para uma próxima comichão.
O lema da minha CART 2412 era, "SEMPRE DIFERENTES", mas nós abreviávamos para... "COMPANHIA DA CARALHA", disse!... jt

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Meu caro Zé Ferreira, grande escritor do "pícaresco"...

o teu poste ganhou o prémio do melhor "cegada" da 3ª Feira Gorda de Carnaval... Confesso que também eu não consegui conter o riso, ao ler (e imaginar) as "cenas" dos dois concursos...

Como é Carnaval, ninguém leva a mal. O Carnaval é, de resto, desde tempos imemoriais, a transgressão, o desregramento, o excesso, o não-senso... E depois os nossos leitores não são propriamente "meninos de coro"...Tu tens o grande talento de saber pegar... no "material" com potencialidades humorísticas e construir com ele uma pequena grande história.

Só tu na nossa Tabanca Grande, mais o "alfero Cabral", têm o dom ou o sentido do burlesco (que há/havia nas situações de guerra como a nossa...). Por burlesco, entenda-se "aquilo que incita ao riso por ser ridículo"...

Na realidade, a história do Pequenitaites só vem confirmar "a teoria de que os homens não se medem aos palmos",por um outro lado, e de que "ser o maia avantajado, pode nem sempre ser uma vantagem em termos evolucionários", por outro...

Não tenhamos pudor de contar coisas aparentemente tontas como estas ("Concurso da Mama Firme", "Concurso... de piças") ou outras ainda mais "estúpidas", que se faziam no CTIG, nas nossas casernas dos nossos "campos de concentração"(que eram, afinal, para todos os efeitos, os nossos aquartelamentos...). Foi o sentido do burlesco que, de certo modo, nos ajudou a salvar a nossa sanidade mental no TO da Guiné...

O problema é que poucos de nós têm o talento do Zé Ferreira de saber contar estas históricas pícaras sem cair... no ridículo, no mau gosto ou no "hard core"!

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Zé, o teu poste saiu hoje e já tem quase 500 visualizações... Está no "top tem" dos mais vistps / idos nos últimos 7 dias... Alcandorou-se logo ao 1º lugar... O que só prova que a malta está a precisar de se rir... Devia haver mais carnavais no ano...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Mais de 700 visualizações num total de 4 mil (estatística de ontem)... Parabéns. LG

Anónimo disse...

Estou farto de me rir, até as lágrimas ma caem pela cara. Faço ideia esses Cabucanos, não foi no tempo em que lá estive, ainda fui a Cabuca até fins de Fevereiro de 1968. Depois voltei lá em Outubro de 1984, mas não encontrei nada, a não ser uma Tabuleta à beira dum lago, a alertar da mosca TséTsé, pode este nome parecer-se com outras conotações mas não é.
Eu andava para falar do assunto, mas agora aproveito, e espero que não seja nenhum desses que participaram no concurso. Eu tinha em Nova Lamego um Furriel Algarvio, que me veio parar de para quedas ao meu estaminé de trabalho. Não sei de onde veio, mas tenho algumas fotos com ele que um dia vou publicar, pois fazem parte de um álbum de recordações. Pois ele um dia, estávamos a conversar e a beber qualquer coisa, lá no Club de NL. Ele lamentava-se, ele tinha ainda menos do que a minha altura, usava bigode e tinha ares de quem andava na zona. E disse-me mais ou menos isto: Que não conseguia ter relações com nenhuma rapariga, pois, exactamente como aconteceu ao piquenitates, elas fugiam, ele disse que tinha um instrumento que era uma aberração e tinha imensos complexos por causa disso. Nunca confirmei tal facto, pois não era médico nem psicanalista, nem tinha interesse em ver a sua ferramenta.
Li num livro, que aliás recomendo a todos, do autor Manuel Arouca que se chama ' Deixei o meu coração em África' que narra a história de um Pelotão Daimler que foi destacado para Guilege 'A terra da morte' como lhe chamava o autor do romance, mas com realidades que eu encaixava perfeitamente, por me parecerem reais, muitas delas, em especial no que tocava a beber muito. Tinha lá também um 'probe xoldado' lá do Sul do lado de lado Tejo, e que tinha esse problema, até tinha casado antes de ir para a Guiné e a mulher ficou tão traumatizada, que nunca mais o quis ver. Ela acabou por se enrolar com um ex-fuzileiro enquanto ele estava na Guiné, e a sorte dele foi também bem pior, acabou por se suicidar com o desgosto da mulher porque acabou por saber tudo. Não vou alimentar mais este assunto, mas vale a pena ler este livro porque é para rir a bandeiras despegadas, por cenas inimagináveis.
Um bom dia de namorados para todos,
Virgilio Teixeira