quarta-feira, 11 de julho de 2018

Guiné 61/74 - P18836: Blogpoesia (575): "O Meu Jardim", poema de Fernando Tabanez Ribeiro, ex-2.º Tenente da Reserva Naval

Com a devida vénia a Labirinto - Jardins


1. Em mensagem do dia 6 de Maio de 2018, o nosso camarada Fernando Tabanez Ribeiro (ex-2.º Tenente da Reserva Naval, LFGs "Lira" e "Cassiopeia",  CTIG, 1972/73), enviou-nos este seu poema para publicação:
 

O MEU JARDIM 

As flores do meu jardim 
foram plantadas por mim 

Tão belas quanto singelas, 
azuis, vermelhas e amarelas. 

Às vezes, páro e medito: 
– Se acaso a beleza 
que vejo na Natureza, 
é uma certeza 
concreta, material. 
Se não, então 
eu admito 
que afinal, 
é real, 
a feliz Ilusão 
em que acredito. 

Bate o Sol no meu jardim 
que bênção, uma coisa assim! 
Pr´as flores é uma alegria 
a Graça que o Sol envia, 
luz sublime da cor do oiro. 
O pólen que a flor encerra 
colhe-o a abelha, doce e loiro, 
o bom mel da nossa terra.

Em Maio que perfumadas, 
são as ledas madrugadas! 

Concertos de horas sem fim 
alegram o meu jardim. 
Ao canto da cotovia 
a Estrela d´Alva anuncia 
a aurora dum novo dia. 
E logo o rouxinol 
entoa em Clave de Sol 
as mais belas melodias, 
magníficas sinfonias 
de louvor à Primavera. 
Que bom seria, quem me dera! 
− guardar comigo para sempre 
os trechos que tenho na mente. 

Os sons avivam as cores, 
e a magia das flores. 

Bailados de borboletas 
divertem as minhas flores. 
Mesmo as tristes violetas, 
esquecem penas e dores 
e riem com as piruetas 
graciosas das borboletas. 

Belcanto do meu encanto, 
das horas de um dia santo. 
No palco do meu jardim, 
os dias são todos assim. 

Põe-se o Sol. Soam trindades. 
Tão simples. Perenes verdades, 
que guiam o nosso caminho. 
A noite cai de mansinho, 
recolhem as aves ao ninho. 
Paz santa. Dormem enfim, 
as flores do meu jardim. 
As flores do meu jardim, 
casam com o azul do céu, 
quem cuida delas sou eu. 
Por isso me dizem que sim, 
que gostam muito de mim.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 8 de julho de 2018 > Guiné 61/74 - P18823: Blogpoesia (574): "Os desafios de viver", "Ao nascer do dia..." e "Um outro piano negro...", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1 comentário:

José Botelho Colaço disse...

Lindo poema abrilhantado pelas flores do teu jardim, parafraseando João de Deus, agora o que vem aposto, como lhe tomou o gosto.