terça-feira, 1 de outubro de 2019

Guiné 61/74 - P20193: Em busca de... (298): ex-furriel Godinho, do Pelotão 1118 ou 1119, que esteve na Ilha da Boavista, Cabo Verde, em 1968 (Paula Spencer)


Posição relativa da ilha da Boavista (ou Boa Vista), que
pertence ao grupo do Barlavento do arquipélago de Cabo Verde.
Das 10 ilhas, é a mais próxima do contunente africano,
que fica a leste, a cerca de 450 km de3 distância.
Fomte: Adapt. de Wikipedia  (om a devdia vénua...)
1. Mensagem da nossa leitora Paula Spencer:

De: Paula Spencer <paula.spencer66@gmail.com>

Date: quarta, 7/08/2019 à(s) 11:27

Subject: Pedido de informação

Exmo Senhor,

Venho pelo presente, solicitar informação sobre o paradeiro de uma pessoa que fez parte do pelotão 1118 ou 1119 no ano de 1968, na ilha da Boavista, Cabo Verde. 

A única informação que tenho é que ele era furriel e se chamava Godinho.

Gostaria de saber o paradeiro deste senhor, caso seja possível.

Sem outro assunto de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos.

Atenciosamente,

Paula Moura


2. Resposta do nosso editor, com data de 8 de agosto passado:

Paula:

Obrigado pelo seu contacto. Temos muito gosto em poder ajudá.la. Reencaminho o seu pedido para  um ou mais dos nossos colaboradores para eventual pesquisa no Arquivo Histórico-Militar, já que não dispomos, aqui, na base de dados do  blogue, de informação sobre forças militares estacionadas na ilha da Boavista, em 1968, ao tempo da guerra colonial. Pode ser também que alguns dos nossos leitores nos ajude.

No entanto, a informação de que dispõe a Paula também é escassa. Vamos para já tentar apurar que subunidade militar é que terá estado na ilha da Boavista em 1968, durante a guerra colonial: o nº 1118 ou 1119 é uma pista, mas tanto tratar-se de um pelotão de infantaria (por exemplo, um pelotão de morteiros) como de um pelotao de reconhecimento de cavalaria. (Panhard, Daimler, Fox)....

Vamos manter-nos em contacto. Presumimos que a Paula esteja a viver em Cabo Verde, não ? E já agora, dado o seu apelido, Spencer, diga-nos se tem algum parentesco com o nosso infortunado camarada Virgolino Ribeiro Spencer, furrriel miliicano, da Companhia de Caçadores 18 [, CCAÇ 18], morto "por acidente", em Aldeia Formosa / Quebo, no sul da Guiné, em 15/1/1972.

As nossas melhores saudações, Luís Graça

3. Resposta da Paula Spencer, em 10 de setembro último:

Bom dia,

Peço desculpa pelo meu silêncio mas estive a indagar com os meus familiares se tinham conhecimento do infortunado “Virgolino Spencer” mas ninguém tem conhecimento.

Nasci em Cabo Verde mas vivo em Portugal há 48 anos.

Muito obrigada pela atenção dispensada.

Atenciosamente,

Paula Moura

_________________

Nota do editor:

Último poste da série > 14 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19785: Em busca de... (297): 46 anos depois, o reencontro de Alberto D'Aparecida Couto com o amigo José Augusto da Silva Dias que o salvou de morrer afogado, no dia 30 de Abril de 1973, no rio Geba, em Bambadinca (Sousa de Castro)

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Na realidade, sendo um blogue centrado na Guiné, temos dado pouca atenção às tropas estacionadas em Cabo Verde entre 1961 e 1974... Há alguém, dos nossos leitores, que tenha informação sobre o assunto ?

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O PAIGC ameaçou levar a guerrilha a Cabo Verde, mas falhou... Limitou se a luta política clandestina...