sábado, 5 de outubro de 2019

Guiné 61/74 - P20206: Recordações e desabafos de um artilheiro (Domingos Robalo, fur mil art, BAC 1 /GAC 7, Bissau, 1969/71) - Parte III: recebido em Bissau, pelos camaradas do BAC 1, de braços abertos, na noite de 12/5/1969


A Conferência de Berlim sobre a Partilha de África (1884), em gravura da época.  Imagem do domínio público. Cortesia da Wikipedia



RECORDAÇÕES E DESABAFOS DE UM ARTILHEIRO > Parte III: recebido em Bissau, pelos camaradas do BAC 1, de braços abertos, na noite de 12/5/1969

por Domingos Robalo (*)

[, Foto à direita: Domingos Robalo:

Tabanca da Linha > Domingos Robalo.
Foto de Manuel Resende (2019)


(i) tem página no Facebook desde março de 2009 e administra também o grupo Artilharia de Campanha na Guiné-BAC1/-GAC7;

(ii) filho de militar, foi fur mil art, BAC 1 / GAC 7, Bissau, 1969/71;

(iii) vive em Almada, está ligado à Universidade Sénior Dom Sancho I, de Almada, onde faz voluntariado, desde julho de 2013, como professor da disciplina de "Cultura e Arte Naval";

(iv) trabalhou na Lisnave;  é praticante de golfe;

(v) e passou a integrar a Tabanca Grande, com o nº 795, desde 21 de setembro último]






Guiné > Bissau > Chegada do T/T Niassa, em 12/5/1969. Fotogramas de vídeo da RTP, de 15/5/1969,  de 1'  17'', disponível aqui, em RTP Arquivos. Com a devida vénia...

Se é verdade que o cais da Rocha estava repleto de militares em parada, não tem menos significado a presença dos seus familiares que lhes vêm dar um abraço. Para uns foi o último abraço, foi uma despedida antecipada de uma vida que havia de ser curta para alguns.

O navio “Niassa” dá o seu toque que está pronto para a largada. Os soldados apinham-se do lado de estibordo para um último aceno, alguns mais afoitos sobem pela mastreação, há lágrimas nos olhos de quem parte e inconformismo nos rostos de quem fica.

Saímos a barra a tentar disfarçar as nossas lágrimas. Os nossos entes queridos já estão para trás e em frente temos o oceano. Vamos desbravá-lo como o fizeram os nossos antepassados, os nossos nautas, que trouxeram para Portugal aquelas terras que agora nos incumbia defender.

Porém, a política internacional, terminada a 2ª Guerra Mundial, tinha decretado na ONU, o direito dos povos à sua independência. Era esta aceitação por parte do nosso poder político que não estava a ser aceite e nos estava a obrigar a defender chão onde portugueses tinham relações comerciais, de amizade e familiares, desde o século XV. A conferência de Berlim [, 1884/1885,]  também obriga Portugal a ter outra atitude para com as populações dos territórios que ocupava.

Estamos a bordo do navio de passageiros, até então designado por “paquete”, chamado “Niassa”.
Não posso deixar aqui de referir, as condições degradantes e sub-humanas da forma como os nossos soldados iam alojados. Camas e camas encimadas sem condição digna, denotando uma autêntica falta de humanidade para com estes jovens agora feitos soldados, em ambiente insalubre e muito pouco ventilado.

A juventude do meu país estava disponível para lutar pela sua Pátria, mas a Pátria não lhes retribuía com dignidade essa entrega. À época, a pobreza do interior do país refletia-se no baixo nível de conhecimento e cultural de toda esta juventude. Para uma grande maioria, saíam das suas aldeias pela primeira vez.

Ao fim da manhã do dia 12 de maio, o navio “Niassa” está ao largo de Varela,  aguardando a ida a bordo da Autoridade Marítima. Ao fim da tarde do mesmo dia está a acostar ao cais de Bissau.

Sacos e malas prontas para o desembarque, empurrão daqui e dali todos queria olhar pela borda para verem gentes que não estávamos habituados a ver. Mas, o que se vê ali é chocante; não estávamos habituados, nem tínhamos sidos preparados para tal.

“Pretos” em tronco nu, calças, calções, ou camisas rasgados e a disputa pelas moedas que alguém começou por deitar para o cais. Fazia lembrar as festas das aldeias em que os rebuçados eram lançados para o terreiro e a miudagem em completo atropelo procurava apanhar alguns.

Sou dos últimos militares a desembarcar, por ser de rendição individual e por o meu destino ser o quartel da BAC 1 [Bataria de Artilharia de Campanha nº1, sediada junto ao QG (Quartel General)].

Cai a noite e dou comigo dentro de uma carrinha com destino à BAC1. Mal tínhamos percorrido 300 metros a carrinha parou e imobilizou-se. Cinco minutos depois estávamos rodeados de milhares de velas empunhadas por mãos de gente africana, homens, mulheres e crianças, com a cabeça coberta com véu semelhantes ao que a minha mãe e avós usavam quando participam nas procissões na terra. Olhando bem através da janela, as fisionomias pareciam-me todas iguais. Eu não conseguia diferenciar a feição das pessoas. Rezavam o terço e as ave-marias como se estivessem em Fátima [, na  procissão das velas de 12 para  13 de Maio]. Ficámos imobilizados no meio da procissão cerca de meia hora. Homens de olhar sério e compenetrado, mulheres com o véu branco na cabeça seguiam em silêncio alternadamente aos cânticos.

Chego finalmente ao aquartelamento da BAC1, onde me espera um quarto com cama feita.
Sou recebido por Furriéis e Sargentos e Oficiais que me aguardavam com amizade e simpatia. Ainda hoje me encontro com alguns desses meus camaradas, o Mendes, o Glória, o Faro, o Chaves, o Correia, o Mendes de Almeida e outros tantos, e até o meu Comandante, à altura o Capitão M. Soares.

Nunca deixei de lhes ficar grato pela calma que me transmitiram na civilidade que senti naquela receção. No fundo eu estava a render um camarada que lhes era muito querido. Senti a responsabilidade da amizade que tinham para com aquele camarada. Ainda hoje sinto que não os deixei ficar mal e não deixei de olvidar a camaradagem e amizade que sempre me dispensaram.

(Continua)
_____________


Vd. poste de 26 de setembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20178: Recordações e desabafos de um artilheiro (Domingos Robalo, fur mil art, BAC 1 /GAC 7, Bissau, 1969/71) - Parte I: Apurado para todo o serviço militar

4 comentários:

António J. P. Costa disse...

Bom dia Camaradas

Nós os artilheiros, somos assim.
Até recebemos bem os "piriquitos"...
Boas vindas ao Robalo.
Também passei pela BAC 1 à chegada e à ida de férias.
Mas, a sério, reparem como uma única bateria de artilharia apoiava todo o "TO daquela PU".
A única força de apoio de fogos era de nível comp./esq./bar.
A desproporção era evidente. Mas isto são "outros caminhos da História"

Um Ab.
António J. P. Costa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Já agora, grande artilheiro, ainda te lembras deste senhor que te vos foi dar as boas vindas a bordo do "NIassa" ?... Deve ter ido representar o commandante_chefe, o gen Spínola... Seria o comandante militar ?.. Eu chegaria quinze dias depois, em finais de maio de 1969, a 29, de manhã, não me lembro de ter tido essas "honras protocolares"...

Escrevio no meu diário:

Bissau, 29 de maio de 1969:

(...) Desembarcamos numa cidadezinha térrea, de casas de adobe, rachas de cibe e chapas de zinco, com quintais cheios de mangueiras, e onde em dois ou três quarteirões, feitos a régua e esquadro, se concentram a administração e o comércio.

Nas ruas, sujas das primeiras enxurradas de Maio, djubis vendem mancarra (começo a aprender as minhas primeiras palavras de creoulo). Gilas, de balandrau branco, óculos de sol e transistor a tiracolo, mercadejam bugigangas de contrabando. Os sons, os sabores e as cores de África baralham-me os sentidos e as emoções.

A esta hora da manhã, já as esplanadas estão cheias de tropa à civil, beberricando cerveja, enquanto no mastro da fortaleza oitocentista da Amura flutua uma descolorida bandeira verde-rubra. Indiferente aos velhos canhões de bronze, uma mulher passa com o filho às costas e um balaio à cabeça.

Canoas talhadas em grossos troncos de poilão partem do mítico cais do Pidjiguiti, sulcando as águas lamacentas da Ria, em busca de mafé. Ronceiros aviões levantam voo de Bissalanca e, no meio da praça do Império, em cima de um Unimog, de pé e de braços abertos, alguém de nós, exclama:
- Camaradas, cinco séculos de história vos contemplam! (...)

Valdemar Silva disse...

Robalo
Em Fevereiro/69, na viagem do 'Timor' também nos aconteceu, talvez em frente a Varela, aparecer uma embarcação a motor (Autoridade Marítima?) com marinheiros muito pretos a bordo e ex-Alf.mil. Pina Cabral dizer-me: Queiroz agora já chegamos à Guiné.

Ab.
Valdemar Queiroz

p.s. CSM (Atirador Art.) Vendas Novas Out a Dez/1967.

Carlos Pinheiro disse...

Também eu fui em rendição individual, no UIGE que também ficou ao largo, isto em Outubro/68, mas como era Cabo por ter feito parte de um grupo de duas centenas que chumbaram na recruta do CSM na EPC/4º Turno/67, fui directamente para o porão de onde mal se via a luz do dia. Sobre as condições de vivência naquele buraco permito-me transcrever do post acima a frase que bem reflecte o que por ali se passava mas que os que viajavam nos camarotes nem se apercebiam: “Não posso deixar aqui de referir, as condições degradantes e sub-humanas da forma como os nossos soldados iam alojados. Camas e camas encimadas sem condição digna, denotando uma autêntica falta de humanidade para com estes jovens agora feitos soldados, em ambiente insalubre e muito pouco ventilado.” Eu permitia-me acrescentar, nada ventilado, bem pelo contrário...
Também eu estive nas instalações do QG, por sinal a última caserna, lá ao fundo encostada à bolanha com milhões de mosquitos, a caserna das Transmissões.
Parabéns pelo relato que deveria ser lido por quem de direito.
Um abraço
Carlos Pinheiro