quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Guiné 61/74 - P20201: Efemérides (310): A libertação do meu camarada e amigo Arrifana aquando da Operação Mar Verde em Novembro de 1970 (Abel Santos, ex-Soldado At da CART 1742)

1. Mensagem do nosso camarada Abel Santos, (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69), com data de 29 de Setembro de 2019:

Pesquisando factos e temas sobre a passagem das nossas tropas pela Guiné Portuguesa, encontrei uma lista de nomes de prisioneiros de guerra libertados aquando da Operação Mar Verde, que decorreu no dia 22 de novembro do ano 1970 na Guiné-Conacri.

Desse grupo libertado fazia parte o meu camarada da CART 1742, António Castro Aguiar, conhecido por Arrifana, terra de onde é oriundo. O Arrifana foi feito prisioneiro, já ferido, na operação desenvolvida no Monte Siai, entre as localidades de Canjadude e o Cheche.





Foto da minha secção - Em cima da esquerda para a direita: Furriel Pontes, já falecido; 1ºs Cabos, Loura e Costa; Soldados Cruz e Abel. Em baixo: Soldados Ferreira; Silva; Miranda; Aguiar ("Arrifana") e Soares, já falecido.


Apresento foto do local do contacto com o inimigo, a 10 de Janeiro de 1968, um dia e noite complicado, mas a malta portou-se lindamente. Na manhã seguinte contabilizaram-se alguns feridos entre nós e a constatação da falta do Arrifana. Por sua vez o IN terá tido algumas baixas.

Mais tarde, através da rádio, num comunicado do PAIGC, ficamos a saber que o Arrifana tinha sido feito prisioneiro e que se encontrava ferido nas costas e no pescoço.


Região do Siai - Local onde o Aguiar foi capturado - Infogravura do blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné


Lista dos prisioneiros libertados na Operação Mar Verde - Editada por CV



Depois da sua libertação foi para o Hospital Militar 241 para devida avaliação clínica, visto ser um prisioneiro que tinha sido ferido, onde permaneceu algum tempo, só chegando a Portugal a 26 de novembro de 1971. Passou ainda pela PIDE, onde esteve retido para prestar declarações.

Tive a felicidade de ver a sua chegada em direto, através da televisão, foi uma alegria indiscritível reencontrar o Aguiar, ele fazia parte do meu grupo de combate e da minha secção, e daí a minha enorme satisfação de o ver de novo entre nós.

Leça da Palmeira, 2014 - Convívio da CART 1742 - Abel, Aguiar ("Arrifana") e Ex-Alf Mil Magalhães

Leça da Palmeira, 2014 - Convívio da CART 1742 - Abel, Aguiar ("Arrifana") e ex-Alf Mil Magalhães

Termino enviando a todos um grande abraço, e aos que já partiram que descansem em paz.
Ao autor da lista os meus agradecimentos.
____________

Nota do editor:

Último poste da série de 21 de julho de 2019 > Guiné 61/74 - P19999: Efemérides (309): Há 50 anos o homem chegava à lua... e eu ia caminho de Bissau, num "barco turra" que parou, no Geba Estreito, com uma avaria...Valeu-nos o proverbial "desenrascanço tuga"... Viagem inesquecível até ao fim da minha vida! (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70)

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Um grande abraço solidário para o Abel e para o "Arrifana". Não há mais fotos deste bravo camarada que conheceu as agruras da prisão ? Proponho a sua entrada na Tabanca Grande. Não temos ninguém deste grupo de ex-prisioneiros de guerra. Já convidei o João Neto Vaz, mas ele não liga nenhuma à Internet. LG

Valdemar Silva disse...

Olá Abel Santos.
A fotografia da tua Secção parece iluminada por projectores, até parece uma cena de cinema. É uma das boas fotografias do blogue.
A situação de prisioneiro de guerra deve ser do caraças e vá que o 'Arrifana' conseguiu aguentar-se com os ferimentos, calhando por isso é que foi 'cumprimentado' pela PIDE.

Ab. e saúde da boa
Valdemar Queiroz