quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Guiné 61/74 - P20583: Agenda cultural (723): Exposição de fotografia do nosso camarada Renato Monteiro, "Festas de N. Sra. da Troia", sábado, 25 de janeiro, 16h00, em Setúbal, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS)



O Museu de Arqueologi e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) fica na Av Luisa Todi, nº 162, 2900-451 SETUBAL.


1. O Renato Monteiro é membro da nossa Tabanca Grande, tem mais de meia centena de reerências no nosso blogue:

(i) ex-fur mil, CART 2439 /, CART 11, (Contuboel e Piche, 1969), e CART 2520 (Xime e Enxalé, 1969/70);

(ii) licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,

(iii) professor do ensino secundário reformado;

(iv) tornou-se um notável fotógrafo do quotidiano, com obra feita (vários álbuns publicados desde 1998; e tem pelo menos 20 blogues de fotografia, com destaque para Fotografares e A Minha Cave;

(v) nasceu em 1946, no Porto, vive em Lisboa;

(vi) um dos seus primeiros trabalhos publicados foi "a Fotobiografia da Guerra Colonial", em coautoria com Luís Farinha (Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990, e Círculo de Leitores, 1998).



Guiné > Zona Leste > R3gião de Bafatá > Contuboel > Junho de 1969 > Passeio de piroga junto à ponte de madeira de Contuboel, sobre o Rio Geba. Furriéis milicianos Henriques [Luís Graça] (CCAÇ 2590 / CCAÇ 12) e Renato Monteiro (CART 2479 / CART 11, Cuntuboel e Piche; Xime e Enxalé, 1969):

Foto ( e legenda): © Luís Graça (2005). Tdoos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

2. Sobre esta tradição de Setúbal, as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, padroeira dos pescadores de Setúbal, encontrámos na Net uma pequena notícia, que reproduzimos, com a devida vénia (texto e foto):



Uma tradição de Setúbal.

As tradicionais Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, padroeira dos pescadores de Setúbal, estão de regresso às águas do Rio Sado, de 17 a 19 de agosto. Um concurso de barcos engalanados, um círio fluvial, entre a Setúbal e a Península de Tróia, animação musical e fogo-de-artifício são os destaques do programa deste ano.

O evento popular, que todos os anos atrai milhares de pessoas às margens do rio azul e lhe dá novas cores, arranca no dia 17 de agosto, sábado, com uma missa por alma dos marítimos falecidos, na Igreja de São Sebastião, em Setúbal, seguida de procissão para a capela de Tróia.

No dia 18 de agosto, domingo, está marcado um concurso com dezenas de barcos engalanados, às 17 horas e à meia-noite um espetáculo de fogo-de-artifício. No mesmo dia, pode contar com divertimentos, um arraial e animação musical com André Patrão, na Praia de Tróia.

Os festejos terminam a 19 de agosto, segunda-feira, com o círio fluvial de regresso a Setúbal, às 17h15. O evento é organizado pela Comissão de Festas da Junta de Freguesia de São Sebastião, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 21 de janeito de 2020 > Guiné 61/74 - P20581: Agenda cultural (722): Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento: Celebrando o 5º Aniversário do Cante, Património Cultural e Imaterial da Humanidade: concertos, em Lisboa, CCB, Grande Auditório, praticamente esgotados, em 20 e 21 de março de 2020.

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

Renato Monteiro, mais um grande amigo e camarada da CART11 'Os Lacraus', que é um grande fotógrafo e muito mais.
Da última vez que nos encontramos ofereceu-me o seu livro de fotografias "Eram Margens da minha Cidade" autografado e com dedicatória.
Ele também sofre de DPOC, mas com uma 'maquineta de bofes postiços' lá se vai deslocando melhor que eu.
Quem poder vá ver a Exposição das suas extraordinárias fotografias.

Valdemar Queiroz