quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Guiné 61/74 - P20586: Facebok...ando (56): As minhas 10 efemérides (Domingos Robalo, ex-fur mil art, BAC 1 / GA 7, Bissau, maio de 1969 /maio de 1971)


Oeiras > Algés > Restaurante Caravela de Ouro > Tabanca da Linha > 16 de janeiro de 2020 > C. Caria e Domingos Robalo... Seguramente falando de artilharia... E ambos são beirões.

Foto: ©  Manuel Resende  (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Domingos Robalo, ex-fur mil art, BAC 1 / GAC 7 / GA 7, Bissau, 1969/71; foi comandante do 22º Pel Art, em Fulacunda (1969/70); nasceu em Castelo Branco, trabalhou na Lisnave, vive em Almada; tem 25 eferências no nosso blogue.  


Texto publicado na página do Facebook da Magnífica Tabanca da Linha (grupo fechado) em 18 do corrente:

Olá,  camaradas. Uma vez mais estive presente no convívio trimestral de "A Magnifica Tabanca da Linha", em que foi comemorado o 10 º aniversário da sua criação. Como sou "periquito" nestas andanças, conheço poucos de vós, mas com o tempo lá chegarei. Ainda estou no meu 3º convívio e espero continuar.

Mas hoje, estou aqui a escrever para referir efemérides cinquentenárias ocorridas no período da minha comissão na Guiné (Maio de 1969 a Maio de 1971, na Bataria de Campanha nº 1, mais tarde GA7.)

Então, aqui vão as efemérides:

(i) em Fevereiro de 1970, morre em combate, em Catió,  o sargento de artilharia Issa Jau, do recrutamento local:

(ii) em Abril de 1970, deixo Fulacunda, onde Comandava o 22º Pel Art , com rumo a Bissau (BAC 1,  comandada pelo cap art M.Soares) para ser integrado na "Sala de Operações e Informações", participar nas Operações do TO que envolvessem Artilharia e continuar as acções de Instrução com as Escolas de Recruta para artilheiros;

(iii) em 20 de Abril de 1970, são assassinados os Majores; Passos Ramos, Pereira da Silva, Magalhães Osório e o Alferes Mosca. Participei no "Funeral Armas" (cemitério de Bissau) para o qual a minha unidade, BAC 1, tinha sido nomeada pelo Comandante Chefe;

(iv) em Maio de 1970, venho de férias, "à Metrópole", para contrair matrimónio;

(v) em Junho de 1970, chegam à BAC 1, 12 Alferes e 28 Furriéis, para reforço do pessoal de artilharia e libertar Alferes e Sargentos de vários pelotões de morteiros, que temporariamente serviram na artilharia depois de terem recebido a instrução necessária para reforçarem diversos pelotões de artilharia por todo o TO;

(vi) em Julho de 1970, a BAC 1, passa a GA7 com formação em parada, a que foi dado o nome do sargento Issa Jau, com a presença do General Spínola;

(vi) em 25 de Julho de 1970, morrem em acidente de helicóptero, com queda no rio Mansoa em deslocação para Bissau, 4 deputados à Assembleia Nacional; um desses Deputados tinha sido voluntário nesta delegação a fim de visitar o filho que era meu camarada na artilharia, colocado em Catió. Infelizmente não se viram.(Pinto Bull, de origem Guineense e Pinto Leite, pai do meu camarada.)

(vii) em 27 de Julho, na Metrópole, falecia Salazar;

(viii) em Julho de 1970, o Homem dava um "grande passo" ao pousar na Lua, pela primeira vez;

(ix) em 22 de Novembro de 1970, tem inicio a Operação "Mar Verde", comandada pelo Comandante Alpoim Calvão.

(x) em Dezembro é levado a efeito o reforço da Anti Aérea como protecção de um eventual ataque aéreo, como retaliação à Operação " Mar Verde". Cap Lourenço e Evaristo integram a minha Unidade, BAC1/GA7.

Foi um ano recheado de acontecimentos que nos ficam na memória. Cada uma destas efemérides têm desenvolvimento que o tempo foi apagando.

Abraço aos Camaradas,

Domingos Robalo
Furriel Miliciano Art (nº 192618/68)

[revisão / fixação de texto para efeitos de edição neste blogue: LG]

____________

9 comentários:

Valdemar Silva disse...

Robalo
Não foi em Julho de 1970 que o Homem deu o primeiro passo na Lua.
Aconteceu em 21 de Julho de 1969, inesquecível para mim por ter acompanhado esse feito extraordinário, ouvindo as notícias num rádio a pilhas, num barco parado em pleno rio Geba, em viagem de Bambadinca-Bissau.

Ab. e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, obrigado pela tua chamada de atenção... De qualquer modo, são as "10 efemérides" de uma comissão de serviço militar" na Guiné (maio de 1969 / maio de 1971)...Cda um escolhe (ou memoriza) as suas...

Aqui está o teu poste... De facto, há datas que nunca mais se esquecem...


21 DE JULHO DE 2019
Guiné 61/74 - P19999: Efemérides (309): Há 50 anos o homem chegava à lua... e eu ia caminho de Bissau, num "barco turra" que parou, no Geba Estreito, com uma avaria...Valeu-nos o proverbial "desenrascanço tuga"... Viagem inesquecível até ao fim da minha vida! (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

efeméride | s. f. | s. f. pl.

e·fe·mé·ri·de
(latim ephemeris, -idis, do grego ephêmerís, -ídos, diário, livro de contas, memórias militares)
substantivo feminino
1. [Astronomia] Tábua astronómica que indica, dia a dia, a posição dos planetas no zodíaco.

2. Acontecimento ou facto importante que ocorreu em determinada data.

3. Celebração de um acontecimento ou de uma data importante.

efemérides
substantivo feminino plural
4. Escrito em que se registam os acontecimentos de cada dia. = DIÁRIO

5. Obra que regista acontecimentos importantes ocorridos no mesmo dia em diferentes anos.


"efeméride", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/efem%C3%A9ride [consultado em 23-01-2020].

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Vd. também o poste do Rui Felício...Estávamos todos na Guiné, o Robalo, o Queiroz,o Felício, eu, quando o homem chegou à Lua, mas eu, confesso, não dei conta, estava "desligadao" do resto do mundo... Ou melhor, tinha vindo, a 18, do Centro de Instrução Militar de Contuboel, para Bambadinca, sede do setor L1, que pertencia aos "senhores da guerra" do BCAÇ 2852... Fui trabalhar para eles mais os meus "nharros" da CCAÇ 2590 / CCAÇ 12... Ia começar a guerra para nós... A 24 de julho tivemos o batismo de fogo, em Madina Xaquili... Em farda nº 3, as praças (8guineenses)... Ainda não tinham camuflados...

1 DE SETEMBRO DE 2012
Guiné 63/74 - P10313 Efemérides (108): No dia em que o primeiro homem pisou a lua... Neil Armstrong (1930-2012), um herói do nosso tempo, visto de Samba Cumbera, tabanca fula a sudoeste de Galomaro, longe do Vietname, a 400 mil km de distância do nosso satélite (Rui Felício / Luís Graça)

Tabanca Grande Luís Graça disse...

De qualquer modo, parabéns ao Domingos Robalo por ter tido a ideia de fazer este exercício de memória, a de alencar as 10 principais efemérides, ligadas à sua estadia na Guiné... E é notável também que se senta casado, nas férias, a meio da comissão... Houve mais casos, incluindo o meu amigo e camarada Tony Levezinho... Eu não o faria, de resto não tinha noiva, mas ficou sempre com grande admiração e respeito por estes camaradas que se casavam no "intervalo da guerra"...

Anónimo disse...

Zeca Macedo,tens toda a razão!
. Racismo no blogue, não! Não controlamos tudo. Vou eliminar esse comentario anonimo. Mantenhas. Luís Graça. PS - "Nharros" e "tugas" nunca são usados por mim com conotação racista, sabes bem...

Anónimo disse...

Estou no ginásio. Mais logo faço corrijo o meu comentário. Por causa de eventuais más interpretações. Luis Graça

Tabanca Grande Luís Graça disse...

14 DE MAIO DE 2009
Guiné 63/74 - P4341: Questões politicamente (in)correctas (38): Abuso e abuso do termo 'nharro' (Zeca Macedo / Henrique Matos)



Caros amigos e camaradas:

Já procedemos à eliminação do comentário injurioso, anónimo e racista, identicado pelo Zeca Macedo... Pedimos desculpa por o ter deixado passar. LG

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Prometo não usar mais o termo "queridos nharros", ao referir-me aos meus ex-soldados da CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71)... O termo tem conotações racistas para quem nos lê... Nem todos os nossos leitores são do Marco de Canaveses ou outras terras do Norte onde não é invulgar um pai tratar uma filha de maneira carinhosa, usando expressões "bravas" como "Ó minha filha da p..., isto é que são horas de chegar ?!"... Ou na serra do Gerês, onde as mães, falando de animais domésticos e de filhos, expressavam-se, nos anos 60/70, assim: "Ó minha senhora, eu tenho, com a sua licença, uma toirinho, um porco e meia dúzia de ovelhos"... "Então, e filhos ?"... "Ui, quanto a canalha, tenho três filhos da p..., ainda pequenos"...

Pois é, o texto não pode ser desligado do contexto... Mas dou a mão à palmatória!... A minha mãezinha punha-me pimenta na língua quando eu falava mal... LG