segunda-feira, 22 de junho de 2020

Guiné 61/74 - P21100: Convívios (917): Homenagem ao combatente e lutador pelo Estatuto dos Combatentes Portugueses, Joaquim Coelho - Organização do Grupo Cantinho do Combatente e Associação MAC (Abel Santos)

Homenagem ao combatente e lutador pelo Estatuto dos Combatentes Portugueses, Joaquim Coelho
Organização do Grupo Cantinho do Combatente e Associação MAC

Nogueira da Regedoura

13 de junho de 2020

1. Mensagem do dia 18 de Junho de 2020, o nosso camarada Abel Santos, (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69), enviou-nos uma reportagem da homenagem ao Combatente Joaquim Coelho, levada a efeito no passado dia 13 de Junho em Nogueira da Regedoura.

Foi uma jornada na qual ficou mais uma vez demonstrado todo o fervor castrense daqueles antigos militares que outrora foram enviados contra sua vontade para uma guerra que não era a deles, (nossa) mas que nunca rejeitaram a sua bandeira antes pelo contrário, defendendo-a com sangue suor e lágrimas, e se dúvidas existiam foram dissipadas aquando do canto do Hino Nacional.

Do programa muito bem elaborado, e que foi cumprido com todo o rigor conforme o estabelecido, e apresentado pelo profissional destas andanças, Aventino Ferreira, e que constava o seguinte.

12h00 - Receção às individualidades convidadas.
12h20 - O hastear da bandeira Nacional com toque de clarim, o canto do Hino Nacional, seguido pelo toque de silêncio executado pelo camarada combatente Manuel Inácio.
12h45 - Apresentação das Entidades, seguido do discurso do homenageado e presidente do MAC, Joaquim Coelho, palestras pelas várias entidades presentes, e declamação de poemas pelo combatente Abel Santos.
13h15 - Início do almoço.
14h15 - Sessão de fados de Coimbra pelo Dr. José Lacerda E Megre acompanhado pela conceituada fadista Maria da Luz, assim como David Lota, que apresentaram vários fados do seu vastíssimo reportório, seguido de cantigas à desgarrada pelo camarada Manuel Sameiro que se fez acompanhar pela artista Catarina Campos, que proporcionaram aos convivas momentos de boa disposição, seguindo-se uma sessão de música variada portuguesa.

Apresento algumas fotos do evento.

 Poema estrada da vida

Abel Santos declamando um poema de autoria do homenageado

Mesa de Honra, na qual se vê, em primeiro plano, o amigo José Ferreira, nosso camarada da tertúlia do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.

Joaquim Coelho sendo agraciado

António Silva administrador do Cantinho do Combatente, e o homenageado Joaquim Coelho Presidente do MAC, e Manuel Inácio, o trompetista que em Madina do Boé tocava o trompete em cima do abrigo, quando a guarnição era atacada

Abel Santos, e Manuel Sameiro

Abel Santos, Manuel Sameiro, Arnaldo Ferreira, e Catarina Campos

Da esquerda para a direita, Abel Santos, Abel Ferreira, José Nunes, Luís Pinto, e Arnaldo Ferreira.

O conceituado fadista David Lota em plena actuação

Poema Jazem Além

Presidente da Associação Sargentos Portugueses, também esteve presente

Abel Santos ofertando a moldura da sua CART 1742 ao homenageado

A fadista Maria da Luz

Dr. José Lacerda E Megre, fado de Coimbra

Dr.José Megre, e Maria da Luz

Manuel Sameiro e o seu grupo em plena actuação

Joaquim Coelho recebendo a placa comemorativa

José Marques, António Moreira, e Joaquim Marques três camaradas sempre presentes.

Um aspecto da sala

 Gravura da Associação

Mais outro aspecto da sala.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 19 de fevereiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20667: Convívios (916): Almoço/Convivio do pessoal do BCav 3846 que esteve na Guiné, em Ingoré, São Domingos, Sedengal, Suzana, Varela e Antotinha de 1971 a 1973, 15 de Março de 2020, Matos da Ranha, Pombal (Delfim Rodrigues)

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

Abel Santos, como é?
Afinal é Covid19 ou Convívio2020?
Vamos ver a rapaziada a dizer: os cotas da Guiné todos juntos em comes, bebes, abraços, fados e guitarradas. Ou há covid pra todos ou acabou-se a pandemia.
O que é facto é haver necessidade de grande controlo no 'já chega, até que enfim'
Quanto ao resto, cá aparece o Abel Santos sempre impecável que até parece que nunca passou pela inesquecível Ponte de Caium.
Ab. e saúde da boa
Valdemar Queiroz