segunda-feira, 7 de março de 2022

Guiné 61/74 - P23054: Memórias do Chico: Refugiado na sua própria terra durante a guerra civil de 1998/99: 200 km e oito dias de aflição, entre Bissau e Fajonquito (Cherno Baldé) - III (e última) Parte: 14-15 de junho de 1998, "lar, doce lar"...


Guiné > Região de Bafatá > Contuboel > Centro de Instrução Militar de Contuboel > CCAÇ 2479 / CART 11 (1968/69) > Um instruendo, de etnia fula, cuja identificação se desconhece (mas parece ser uma cara "familitar", a de futuro soldado da CCAÇ 12) ... A placa rodoviária assinala alguns das povoações, mais importantes, mais próximas, anorte: Ginani (17 km), Talicó (22 km), Canhamina (27 km), Fajonquito (30 km), Saré Bacar (39 km), Farim (96 km)...
 
Foto (e legeenda) © Renato Monteiro (2007). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Fajonquito > c. 1972/74 > Rua principal de Fajonquito. Foto do álbum do José Cortes, ex-Fur Mil At Inf (CCAÇ 3549, Fajonquito, 1972/74 

Foto (e legeenda) © José Cortes (2010). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


RECORDAÇÕES DA GUERRA DE BISSAU,
O CONFLITO POLITICO-MILITAR DE 7 DE JUNHO DE 1998


III (e Última) Parte - De 14 a 15 de junho de 1998:  
De Bafatá a Fajonquito


por Cherno Baldé (*)


8º dia, 14 de junho, domingo, Bafatá: recordações dos tempos de estudante e da OPAD - Organização Pioneiros Abel Djassi (1975/79)

Na tarde do dia 14 de junho de 1998, uma semana depois do inicio da guerra ( a 7 de junho), chegámos à cidade de Bafatá. E durante a viagem, para já, o único acontecimento de relevo tinha sido o facto do jovem condutor decidir voltar, ainda, até Nhacra antes de virar o rosto do camião para leste. 

Tive medo sim, por algum momento, por causa dos imprevistos e imponderáveis a que estava sujeito qualquer veículo equipado de motor e assente sobre um monte de ferralha e rodas de borracha. Se acontecesse alguma avaria ao camião seria uma grande desgraça para nós que voltávamos para trás depois de termos alcançado lugares seguros. 

Era uma aventura perigosa. Para me acalmar, dizia a mim mesmo que não havia razão para entrar em pânico e repetia isso várias vezes à minha consciência, mas sempre que olhava para as crianças o medo voltava a me invadir de novo.

Ao atravessarmos a ponte de Finete, perto de Bambadinca, entrámos na zona controlada pelos governamentais que, a acreditar naquilo que tínhamos visto no caminho, oferecia maior segurança as populações civis. Junto à ponte estava um destacamento de tropas da Guiné-Conacri e alguns tanques de guerra dissimulados no meio do arvoredo. Tudo novinho em folha. 

Depois de Bantandjan, finalmente, chegámos à cidade de Bafatá.

Mas antes, o camião atravessou a ponte sobre um braço do rio Geba, por onde corria a água turva carregada de material orgânico com que fertiliza as bolanhas nas suas margens, passou pela antiga fábrica de cerâmica, atravessou a rua Porto, passando pelo Liceu, o nosso velho Liceu onde está situado o memorial de Amílcar Cabral e foi parar no Bairro de Sintchã Bonódji, na saída para Gabú.

Sem contar com o número de pessoas que tinha afluído a esta cidade leste do país, fugindo da guerra de Bissau, não se notava qualquer diferença. Sim, Bafatá era ainda a mesma cidade de sempre, preguiçosamente estendida no dorso de um planalto meio adormecido que tínhamos deixado 27 anos atrás, quando partimos para continuar os estudos em Bissau (em 1979).

Esta cidade não será, certamente, a pior localidade da Guiné, mas para mim foi um inferno durante uns longos anos dos quais conservo uma péssima recordação dos tempos de estudante. Aqui, de rafeiro saído de um antigo quartel de brancos e filho querido de um lojeiro de uma pacata aldeia que, no fulgor da sua inocência, pontapeava o prato de farinha de milho que a avó lhe trazia à noite, tinha-se transformado num verdadeiro cão vadio. Nunca e em lugar algum tinha merecido tanto este animalesco cognome.

Lembrei-me de Boma (situada à frente do quartel), suas árvores frondosas e a água fresca das suas nascentes onde íamos esconder-se das brasas do calor que arrasavam os Bairros situados na parte mais elevada do planalto e a Ponte Nova e onde, também, íamos enganar a fúria das nossas fomes insaciáveis de estudantes sem tecto, fingindo estudar. 

O guarda da plantação de mangueiras e cajueiros nas profundezas de Boma cujo nome era Sekuel (1), nos conhecia de cor e deixava-nos assaltar a sua horta, na certeza de que não adiantava muito tentar impedir-nos. Era uma pessoa dotada de grande humanismo e de bom senso, vacilando entre as suas obrigações de guarda e os sentimentos de piedade para com crianças deserdadas. No princípio ainda tentou, mas rapidamente teria notado que, empurrados pela fome, a nossa insistência e capacidade de resistência eram fora do comum.

 Não tínhamos alternativa. Acabou por nos aceitar como se aceita a presença de animais roedores dentro da própria casa. De facto, durante mais de cinco anos, conseguimos sobreviver graças a nossa perícia em roubar e mendigar peixe e frutas, ora nos mercados ora nas hortas à volta da Cidade.

Foto à esquerda: OPAD - Organização Pioneiros Abel Djassi. Foto de perfil, página do Facebook (com a devida vénia...)


Ali estava Bafatá com os seus habitantes avaros e a sua juventude implacável que aceitava mal a invasão da mocidade mal fardada,  vinda das tabancas ao seu redor a quem apelidavam de mocidade treco (2). 

O certo é que, por qualquer razão, as nossas fardas destoavam sempre dos da cidade. Foi assim no tempo da mocidade portuguesa e foi assim com os pioneiros Abel Djassi. A farda era a mesma, mas a tonalidade das cores era sempre diferente. As meias, calções e sapatilhas não eram tão castanhos como se devia, a camisa era verde ou azul mas não tão verde ou azul como se devia e isto era motivo de chacota e de corre-corre entre os jovens incautos que tinham aceitado a aventura das paradas e acampamentos na cidade. Faziam-no de propósito, para se divertir.

Vindos de Contuboel, Gabú, Sonaco, Cossé, Pirada, Bajocunda, Paunca, Pitche, Bambadinca, Quebo, entre outras localidades, e abandonados numa cidade inospitaleira, o nosso bando era formado por jovens de todas as regiões, de todas as cores, com uma particularidade bem marcante. Todos tinham nascido e crescido com a guerra colonial e todos eram originários de antigos centros de aquartelamento de tropas portuguesas e muitos tinham aprendido as primeiras letras com soldados e oficiais portugueses.

Esta era, para todos os efeitos, a primeira geração formada nas escolas portuguesas dentro da comunidade Fula e talvez de todos os grupos étnicos (chamados gentílicos) na zona leste da Guiné-Bissau. 

A administração portuguesa só tardiamente (com o General Spínola), se tinha resolvido a seguir os conselhos de Teixeira Pinto, ainda no princípio do século XX, de criar escolas para os nativos em todos os postos militares, convencido que, a coragem e irredutibilidade do Guinéu estaria ao mesmo nível do seu obscurantismo (R. Pélissiér – História da Guiné).Mas, no fim, foram o PAIGC e a independência que colheram os louros da formação de quadros,  iniciada na década de 60 e acelerada a partir de 70.

Quando apanhavam um dos nossos durante os saques, os outros vinham em grupo ajudar o companheiro infeliz. Tínhamos regras a que éramos muito fieis, ajudar um ao outro e nunca faltar às aulas, com ou sem fome. Era a mesma lógica no enfrentar das situações de perigo e de necessidade. Roubar ou morrer de fome.


9º dia, 15 de junho, segunda feira, Fajonquito:  "lar, doce lar"...

A nossa estadia em Bafatá, não demorou muito, estávamos apressados. Dormimos uma noite e na manhã seguinte partimos para Fajonquito

Antes de partir, acompanhámos a Djenaba e as suas crianças a fim de apanharem o transporte que os conduziria até Bambadinca donde partiriam para a aldeia dos pais em Cacine, no sul do país. Despendi parte do meu dinheiro para os ajudar a alimentar-se durante o trajecto que seria, longo e, certamente, difícil nessa altura. (Distância Bambadinca-Cacine, 103 km).

Podia estar orgulhoso do meu trabalho, pois apesar das dificuldades, tinha conseguido tirar de Bissau duas famílias, ou seja,  10 pessoas. Também, já não restavam dúvidas que esta guerra iria durar. Foi com este pensamento que me despedi deles e da cidade de Bafatá, rumo à minha terra natal.

Engraçado, agora que estava a alguns quilómetros da minha tabanca, lembrei-me que o meu filho, nascido e criado na cidade, não sabia falar a nossa língua, como dizem os Fulas, era macaco que não sabia trepar

Também eu, alguns anos antes, não sendo filho de gente da cidade, quando me mudei para Bafatá, ainda não falava o crioulo. O meu filho fazia o percurso inverso num contexto e condições diferentes, porém, havia uma constante, era o mesmo país de sempre, a Guiné-Bissau como a Guiné de Cabo Verde, no desequilíbrio da balança, oscilando entre a guerra e a paz.
                                                                   
Bissau, de Junho a Dezembro de 2000
                                                                          
Cherno Abdulai Baldé
__________

Notas do autor:

(1) O sufixo el depois de qualquer nome na língua fula- Sekuel, Gadamael- Contuboel- significa pequenino e, logo, lindo. A beleza, entre os fulas, é algo intimamente associado ao que é pequeno, que não é grande.


5 de março de 2022 > Guiné 61/74 - P23050: Memórias do Chico: Refugiado na sua própria terra durante a guerra civil de 1998/99: 200 km e oito dias de aflição, entre Bissau e Fajonquito (Cherno Baldé) - Parte I: Bissau, 7-11 de junho de 1998

7 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Cherno, tudo acaba bem quando acaba em bem... Será ? O teu "calvário" não acabou aqui, em 15 de junho de 1998, em Fajonquito... Irá prolongar-se por mais um ano, dois, três, talvez mais... Quando voltaste à tua casa no Bairro Militar, em Brá, provavelment não a encontraste, ou estava completamente destruida ou vandalizada... E depois foi preciso recomeçar a vida, o trabalho, a escola... Tivestes mais 3 filhos...

Há marcas (muitas vezes mais psicológicas do que físicas) que não desaparecem mais... Não te vou pedir que nos fales disso, seria doloroso...Mas tudo indica que não foram anos fáceis, os teus, os vossos, do pós-guerra civil... Em 2001/02 tiveste que vestir a "camisola do Sporting", ao lado dos teus "primos ucranianos"... Talvez um dia possas escrever sobre a tua inesperada vida de emigrante...

Um abraço, meu irmãozinho, e amigo. Luís

Anónimo disse...

Caro amigo Luis Graça,

Prometo voltar ao assunto logo que possivel, todavia antecipo para informar que ainda fiz duas viagens de ida e regresso Fajonquito-Bissau e vice-versa. O Bairro onde habitava estava do lado dos rebeldes, mas felizmente, nada aconteceu a nossa casa, pois os meus vizinhos, balantas e antigos guerrilheiros, que nao tinham saido, tinham-se encarregado de a vigiar por nos e nao deixar que fosse vandalizada. Também encontrei a nossa cadela que, na confusao da nossa partida, nao tinhamos encontrado.

A primeira vez foi no més de Agosto, durante uma das tréguas entre as partes. Bissau estava completamente deserta. Tentei visitar os nossos escritorios nas antigas instalaçoes militares de Bra, onde funcionava o Ministério das Obras Publicas. Quando cheguei junto a estrada, vi um carro blindado no meio da estrada e varios corpos abandonados, onde so se viam os ossos das costelas e outras partes do corpo. Nao podia continuar e voltei para casa completamente fora de mim sem saber se caminhava ou ja estava morto, no dia seguinte tive que voltar atras e juntar-me a familia. A segunda vez foi com o meu filho e fizemos uma semana e parecia que tudo se ia resolver, mas de repente tudo recomeçou e tivemos que abandonar a cidade de novo, no meio do tiroteio. Finalmente, em meados de Março de 1999 voltei juntamente com a familia e ainda tivemos que viver a parte final do conflito em Maio do mesmo ano, refugiados em safim durante dois dias.

com um abraço amigo,

Cherno baldé



Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, Cherno, pela partilha. Em relação à casa, tiveste mais sorte que o nosso saudoso Pepito, que morava no Quelelé... Os senegaleses roubaram e escaqueiraram tudo... Imagina a dor de alma quando voltou de Cabo Verde...

Mas foste um homem de coragem e transmitestar aos teus filhos valores que são essenciais para o futuro... Que possamos todos aprender com o passado...

Valdemar Silva disse...

Na primeira fotografia, junta da placa toponímica, aparece o Simba.
Não me recordo do seu nome, mas lembro-me de ser um dos vários putos-soldados chegados a Contuboel e fez parte do meu Pelotão de Instrução.
Sendo muito jovem, já tinha jeito para trabalhar a madeira. Ainda guardo uma pequena escultura em madeira feita por ele.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Simba!... Eureca, é ele mesmo, foi parar à CCAÇ 12!

Patricio Ribeiro disse...

Cherno, a vida não foi fácil.

Também por lá andei em 2018 e 2019 pelas mesmas bolanhas a pé, por onde saia e entrava diversas vezes em Bissau, com a mochila às costas que levava dentro um prato de plástico e uma colher e uma lata de atum, era a ração de combate.

Mas como já era a minha 3ª guerra… ia passeando nos entrevá-los da chuva.

A chuva que vinha do Cumeré e de João Landim, estragou-me por 2 vezes o telhado da casa, matou uma vizinha ainda jovem.

Poucas pessoas se deram ao trabalho de escrever sobre 7 junho.
Muito ainda está no segredo dos deuses.

Agora só me resta, que a minha 4ª chuva, não passe por perto…

Abraço

Patricio Ribeiro disse...


Peso as minhas desculpas, queria dizer;

7 Junho 1998 até 1999.

Abraço