quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Guiné 61/74 - P23976: Ser solidário (252): Ponto da situação da campanha de angariação de fundos para construir uma escola na aldeia de Sincha Alfa (Renato Brito)

1. Mensagem enviada ao nosso Blogue, em 11 de Janeiro de 2023, por Renato Brito, voluntário na Guiné-Bissau, que integra um projecto de construção de uma escola na aldeia de Sincha Alfa:

Boa noite Sr Carlos Vinhal
Na sequência do mail enviado a 27.07.2022 solicitando o contributo para divulgar uma campanha de angariação de fundos para construir uma escola na aldeia de Sincha Alfa, venho por este meio dar notícia dos avanços desta iniciativa.

Neste momento a escola já tem projecto. Envio-lhe em anexo uma síntese da proposta.

Com o intuído de divulgar esta iniciativa, no passado mês de dezembro, surgiu a oportunidade de apresentar as fotografias da minha viagem à Guiné-Bissau em 2020 a crianças de uma escola primária na cidade de Bolzano, situada no norte de Itália, onde vivo. Deparei-me com um público muito atento e participativo a observarem como se vive num país onde a maioria das pessoas vive sem eletricidade, como usam a água, como cozinham e o que comem. Foi-lhes pedida a doação de um objecto para ser vendido num mercado de segunda-mão, contributo destas crianças para tentar substituir a escola de palha de Sincha Alfa. Foram ainda convidados a escreverem ou desenharem num bilhete-postal algo sobre o objecto que presenteavam. Com o material recolhido resolvi elaborar um site para divulgar estes objectos através da internet. Na secção “notizie” deste site encontra a referência a esta atividade.

https://sostegnoguineabissau.weebly.com

Para divulgar este espaço digital foi elaborado mais um bilhete-postal “cartolina 03” que pretende também enaltecer os artesãos da Guiné-Bissau. Destaque para os construtores de canoas que escavam de uma árvore de poilão esta embarcação.

Sobre esta árvore sagrada na Guiné-Bissau fala-se na página 239 da publicação “As árvores florestais da Guiné-Bissau”. Este precioso livro, que dá a conhecer as riquezas naturais da Guiné-Bissau, é publicado pelo Repositório da Universidade de Lisboa.

Está disponível para consulta e download neste endereço internet:

https://repositorio.ul.pt/handle/10451/45909

Ainda com o intuito de divulgar o potencial turístico do país foi também publicitado o Guia Turístico da Guiné-Bissau disponibilizado gratuitamente pela Associação “Afectos com Letras” que por diversas vezes encontro referenciada no vosso blog.

É possível encontrar este guia turístico da Guiné-Bissau em Português, Francês, Inglês e Espanhol neste endereço internet:

http://afectoscomletras.blogspot.com/2018/05/guia-turistico-descoberta-da-guine.html
Esta campanha continua a precisar do contributo das pessoas de boa vontade, parafraseando o professor Mamadou de Sincha Alfa.

Agradeço-lhe o contributo na divulgação deste projecto.

Cumprimentos,
Renato Brito

____________

Notas do editor:

As imagens ampliam com um clic

Vd. poste de 2 DE AGOSTO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23483: Ser solidário (249): Divulgação de uma campanha de recolha de fundos que visa construir uma escola em Sincha Alfa, Leste da Guiné-Bissau (Renato Brito)

Último poste da série de 28 DE NOVEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23824: Ser solidário (251): Divulgação da campanha de fundos que visa ajudar o luso-guineense Mamadu Baio, músico de Tabatô, a publicar o seu primeiro CD em Portugal onde vive há 10 anos... Ponto da situação: 33 doadores (cinco do blogue), num total de 1800 euros (1/3 da meta)...Camaradas e amigos, ainda podem fazer uma pequena doação até ao dia 4 de dezembro

1 comentário:

Valdemar Silva disse...

Sincha Alfa
O local da tabanca Sincha Alfa ficava junta à estrada a meio caminho Nova Lamego-Cabuca, passei por lá várias vezes.
Não sei quando teria sido abandonada, em 1969 já não tinha população.
Próximo de Sincha Alfa foram montadas as rampas de lançamento dos foguetões 122mm lançados sobre Nova Lamego em 05-04-1970.
No dia seguinte, foi o meu 4º. Pelotão da CART.11 "Os Lacraus" que encontrou o local da instalação das rampas de lançamento dos 122mm.

Interessante, 52 anos depois de no local de lançamento de mortíferos foguetões, que por sorte não atingiram ninguém, aparecer a construção de uma Escola.

Que a Escola perdure por muitos anos.
Valdemar Queiroz